i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Uma experiência que falhou: Os lockdowns têm que acabar

  • PorJohn Tierney*
  • City Journal
  • 10/10/2020 12:21
Lockdown
Lockdown: experiência que falhou| Foto: BigStock

Os lockdowns normalmente são retratados como precauções prudentes contra a Covid-19, mas certamente são o experimento mais arriscado já conduzido com o público. Desde o início, os pesquisadores alertaram que os lockdowns podem ser muito mais mortíferos do que o coronavírus. Pessoas que perdem seus empregos ou negócios são mais propensas a ter overdoses fatais e suicídio, e já há evidências de que muitos mais morrerão de câncer, doenças cardíacas, pneumonia e tuberculose e outras doenças porque o bloqueio impediu que suas doenças fossem diagnosticadas precocemente e tratadas da forma correta.

Mesmo assim, os políticos e funcionários de saúde pública que conduzem esse experimento sem precedentes prestaram pouca atenção a esses riscos. Em sua pressa inicial para bloquear a sociedade, eles insistiram que não havia tempo para tal análise - e, além disso, essas eram apenas medidas temporárias para “achatar a curva” e não sobrecarregar os hospitais. Mas desde que esse perigo passou, os responsáveis ​​pelo bloqueio encontraram uma razão após a outra para perseverar com fechamentos, proibições, quarentenas, toques de recolher e outras ordens. Anthony Fauci, assessor da Casa Branca, disse recentemente que, mesmo que uma vacina chegue logo, ele não espera um retorno à normalidade antes do final do próximo ano.

Ele e políticos como o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, professam estar seguindo "a ciência", mas nenhum cientista ético conduziria uma experiência tão arriscada sem considerar cuidadosamente os perigos e monitorar os resultados. Depois de fazer isso, um grupo de pesquisadores renomados nesta semana pediu o fim do experimento. Em uma declaração conjunta, a Declaração de Great Barrington, eles previram que os bloqueios contínuos levariam a "mortalidade excessiva nos próximos anos" e alertaram sobre "danos irreparáveis, com os desfavorecidos desproporcionalmente prejudicados".

Embora os custos econômicos e sociais tenham sido enormes, não está claro se os bloqueios trouxeram benefícios de saúde significativos, além do que foi alcançado pelo distanciamento social voluntário e outras ações. Alguns pesquisadores atribuíram aos bloqueios a redução da pandemia, mas confiaram em modelos matemáticos com suposições sobre o comportamento das pessoas e a tendência do vírus de se espalhar - os tipos de modelos e suposições que anteriormente produziam superestimativas selvagens de quantas pessoas morreriam durante a pandemia. Outros pesquisadores buscaram evidências mais diretas, observando os padrões de mortalidade. Eles detectaram pouco impacto.

Em uma comparação de 50 países, uma equipe liderada por Rabail Chaudhry, da Universidade de Toronto, descobriu que Covid era mais mortal em lugares com populações mais velhas e maiores taxas de obesidade, mas a taxa de mortalidade não era menor em países que fecharam suas fronteiras ou aplicaram o bloqueio completo. Depois de analisar 23 países e 25 estados dos EUA com políticas amplamente variadas, Andrew Atkeson da UCLA e seus colegas economistas descobriram que a tendência da mortalidade era semelhante em todos os lugares, uma vez que a doença se instalou: o número de mortes diárias aumentou rapidamente por 20 a 30 dias e depois caiu rapidamente.

Conclusões semelhantes foram alcançadas em análises de mortes de Covid na Europa. Ao estudar o intervalo de tempo entre a infecção e a morte, Simon Wood, da Universidade de Edimburgo, concluiu que as infecções na Grã-Bretanha já estavam diminuindo antes que o bloqueio do país começasse no final de março. Em uma análise dos 412 condados da Alemanha, Thomas Wieland do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe descobriu que as infecções estavam diminuindo na maior parte do país antes do início do bloqueio nacional e que os toques de recolher adicionais impostos na Baviera e em outros estados não surtiram efeito.

Wieland não publicou nenhum trabalho sobre a pandemia de Nova York, mas diz que a tendência da cidade é semelhante à da Alemanha. Se, como alguns estudos mostraram, uma morte de Covid normalmente ocorre entre 21 e 26 dias após a infecção, o pico de infecções teria ocorrido pelo menos três semanas antes do pico de mortes em 7 de abril. Isso significaria que as infecções no A cidade já havia começado a declinar em 17 de março - três dias antes de Cuomo anunciar o bloqueio e cinco dias antes de ele entrar em vigor.

Claro, é possível que os bloqueios tenham acelerado o declínio em alguns lugares, produzindo benefícios que não foram detectados nesses estudos. Os pesquisadores que trabalharam em diferentes suposições - como a rapidez com que o vírus mata pessoas - concluíram que os bloqueios salvaram algumas vidas (ou pelo menos adiaram algumas mortes). Dadas todas as incertezas, você não pode descartar alguns benefícios, mas isso dificilmente é uma justificativa para continuar um experimento tão arriscado.

Que droga experimental seria aprovada se houvesse tantas evidências conflitantes de sua eficácia e tantas evidências sólidas de seus efeitos colaterais prejudiciais? A análise de custo-benefício se torna ainda mais sombria se você mudar da métrica preferida por jornalistas e políticos - o total de vidas perdidas - para a métrica que normalmente é usada na avaliação da eficácia médica. É o chamado QALY, para ano de vida ajustado pela qualidade, um termo incerto para o que consideramos um "bom ano" de vida, livre de doenças e incapacidades. Nenhum político quer admitir publicamente que a vida dos jovens é mais valiosa do que a das pessoas mais velhas porque eles têm mais anos saudáveis ​​restantes, mas usar este guia é a maneira mais sensata de alocar recursos de saúde - e há muito tempo é favorecido pelos mesmos especialistas progressistas em saúde que agora clamam pelos lockdowns.

Pela medida do QALY, os bloqueios devem ser a intervenção médica mais cara - e ineficaz em termos de custo - da história, porque a maioria dos beneficiários está muito perto do fim da vida. O Covid-19 afeta desproporcionalmente pessoas com mais de 65 anos, responsáveis ​​por quase 80% das mortes nos Estados Unidos. A grande maioria sofria de outras doenças e mais de 40% das vítimas viviam em lares de idosos, onde a expectativa de vida média após a internação é de apenas cinco meses. Na Grã-Bretanha, um estudo liderado pelo economista do Imperial College David Miles concluiu que mesmo que você desse ao bloqueio todo o crédito por evitar o pior cenário irrealista (a projeção de 500.000 mortes britânicas, mais de dez vezes o número atual), ainda seria reprovado até mesmo no teste de custo-benefício do QALY mais tolerante.

Ninguém quer apressar a morte dos idosos, mas eles e outras pessoas vulneráveis ​​podem ser protegidos sem fechar o resto da sociedade, como a Suécia e outros países demonstraram. A Suécia foi denunciada no início da pandemia pelos proponentes do bloqueio por causa de sua taxa de mortalidade relativamente alta - e inicialmente fracassou na proteção de lares de idosos - mas sua taxa de mortalidade geral é agora menor do que a dos Estados Unidos e de alguns outros países europeus. A taxa é maior do que a de seus vizinhos nórdicos, mas principalmente por causa das diferenças demográficas e outros fatores não relacionados ao seu fracasso no fechamento.

Nenhum desses fatos, porém, chama tanta atenção quanto o número de casos diários conta para Covid. Nem todas as vítimas invisíveis: as pessoas morrendo de doenças cardíacas, câncer, suicídio e outras causas relacionadas ao confinamento e às dificuldades econômicas. No início da pandemia, Scott Atlas da Hoover Institution e pesquisadores da Swansea University calcularam independentemente que os bloqueios acabariam por custar mais anos de vida do que Covid-19 nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, e o número de vítimas parece certamente ser pior nos países pobres . O Banco Mundial estima que a recessão do coronavírus pode levar 60 milhões de pessoas à extrema pobreza, o que inevitavelmente significa mais doenças e morte.

Os bloqueios podem ter sido justificados no começo do ano, quando tão pouco se sabia sobre o vírus e as formas de contê-lo. Mas agora que sabemos mais não há justificativa ética para continuar esse experimento fracassado.

*John Tierney é editor colaborador do City Journal, colunista colaborador de ciências do New York Times e co-autor de "The Power of Bad: How the Negativity Effect Rules Us and How We Can Rule It. (O poder do mal: como o efeito da negatividade nos governa e como podemos governá-lo)".

©2020 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês 
141 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 141 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rogério R

    ± 2 dias

    Uéééé,.... então quer dizer que o Bolsonaro estava certo desde o início??? E a mídia tradicional, jornalistas, prefeitos, governadores, STF, OMS, artistas, e todo esse bando de boçais arrotadores de "ciência" estavam todos errados??? Quer dizer que sem nenhuma "evidência científica" gov. e pref. perseguiram e prenderam trabalhadores só para não parecerem idiotas que não seguem a "ciência"? Quer dizer que a mídia (gazeta do moro inclusa) demorou 8 meses para descobrir o que Bolsonaro sabia desde o início e ficaram este tempo todo malhando o Presidente como se ele fosse um bobão simplório qualquer??? Quem é o bobão simplório agora??? Cadê o pedido de desculpas ao Povo e ao Presidente???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • M

    Michel Carvalho

    ± 2 dias

    A seita da Terra Parada, fundada com a ajuda do tal Atila, juntou um monte de pessoas que se achavam científicas mas eram incapazes de raciocinar olhando ao redor e analisando o que ocorria. Já que gostam tanto de títulos acadêmicos, prêmios Nobel já indicavam o erro de lockdowns prolongados como política de enfrentamento de doença já instalada em uma comunidade. Entretanto eram ignorados pela seita, pela imprensa carniceira e por políticos ávidos por aumentar o próprio poder, às custas do sustento de milhões de famílias, assim como do futuro, quando se precisará pagar a conta dos déficits gerados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      ± 2 dias

      ao VivaoBrasil: Eu não sei o nome científico do que aconteceu com minha loja, só sei que ela ficou fechada por ordem das autoridades durante MESES. Baixou até polícia lá quando minha mulher e filha foram fazer faxina, como se fossem criminosas. Vc pode chamar o PR do que quiser, mas ele foi a voz mais forte procurando maneira de enfrentar isso sem simplesmente parar tudo (ou quase tudo), e não teve apoio nem de STF, Congresso, imprensa, governadores e prefeitos. Não é difícil encontrar no Bolsonaro coisas pra se desgostar, e vc pode pensar o que quiser dele, direito seu. Só não nos venha com chamar de idiotas com ginástica sobre nomenclatura das ações que foram tomadas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • V

        VivaoBrasil

        ± 2 dias

        marcelo, mas o presidente não ia abrir linha de crédito para os empresários ? Pelo menos foi isso que eu ouvi o presidente falar. Você não conseguiu ?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • R

      Rogério R

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • V

        VivaoBrasil

        ± 2 dias

        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • W

      waldir rodrigues de morais

      ± 3 dias

      Os pesquisadores elogiavam o lockdowns Mentira que eram contras Os cientistas eram tambem a favor Os cientistas só se pronunciavam para ser contra a Hidroxi Agora vai se levantar um monte de pesquisadores e cientistas para passar pano estes genocidas do lockdown Logo o Mandetta vai dizer que ele era contra o isolamento ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo H.

        ± 3 dias

        FIM DA EMPULHAÇÃO! Agora é preciso mandar a fatura para os arautos do caos, para os tiranetes do medo. Claro que "mandar a fatura" é força de expressão, pois o dano que estes pulhas causaram a este país está para além de qualquer compensação individual ou coletiva, e será sentido por décadas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • V

          VivaoBrasil

          ± 2 dias

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • D

        Daniel M

        ± 3 dias

        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Daniel M

          ± 3 dias

          Essa pandemia foi uma grande farsa, quero ver quem vai pagar por tanta gente que perdeu tudo por causa desse isolamento.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          4 Respostas
          • D

            Daniel M

            ± 2 dias

            3% das pessoas com Corona, não 3% da população em geral.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • V

            VivaoBrasil

            ± 2 dias

            Daniel M: essa é a média MUNDIAL. Se não tivesse sido feito o isolamento, com uso de máscaras e cuidados com higiene, o número poderia ser maior. Em um país continental como o nosso, com uma população de 200 milhões de habitantes, 3% são 6 MILHÕES de pessoas. Acha pouco ?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • D

            Daniel M

            ± 3 dias

            No website do ministério da saúde americano (CDC) diz que apenas 3% dos mortos foi de Corona, o restante todos tinham outra doença.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • V

            VivaoBrasil

            ± 3 dias

            kkkk Esses 1 MILHÃO que morreram é tudo invenção dos esquerdopatas, vermelhos, esquerdistas. Pagar por gente que perdeu o quê ? Bens materiais ? E quem perdeu um filho, pai, mãe ? Como é que fica ?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          Luciana Amaral

          ± 3 dias

          É lamentável que os 50 milhões de brasileiros especialistas em COVID não façam diferença entre lockdown, quarentena, isolamento. Isso atrapalha a condução da pandemia

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 3 dias

            https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/italia-e-reino-unido-aumento-contaminacoes-covid-19-segunda-onda/

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Wolfgang Dagmar Gaase Junior

              ± 3 dias

              Não tem como comparar medidas adotadas em países como Suécia, Japão, entre outros em que não houve fechamento e a vida seguiu "normal" e o Brasil. Por lá houve distanciamento e uso de máscara. Por aqui, começando com o presidente que "prescrevia" medicamento, não usava máscara em suas aparições públicas, e minimizava a doença e parte da população que, seguindo o exemplo, se aglomerava em diversos locais e continua não usando máscara. Poderíamos ter passado sem os fechamentos? Se houvesse respeito, possivelmente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • F

                Freitas

                ± 3 dias

                SUÉCIA ERROU FEIO >>> "Suécia reconhece erros em não adotar lockdown no combate ao coronavírus. País tem oitava maior taxa de mortalidade de Covid-19 no mundo."

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • V

              VivaoBrasil

              ± 3 dias

              Alguém sabe dize onde foi adotado LOCKDOWN no Brasil ? Pelo que sei adotamos quase que 100% o isolamento social , com a recomendação de uso de máscaras. Vários setores NÃO PARARAM. Essa política não foi orientação do governo do bostanaro, que vive andando sem máscara e apertando a mão das pessoas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              5 Respostas
              • V

                VivaoBrasil

                ± 3 dias

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 3 dias

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • I

                IvoHM

                ± 3 dias

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • V

                VivaoBrasil

                ± 3 dias

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • E

                Eduardo Prestes

                ± 3 dias

                Eu também ando sem máscara na rua e não evito os amigos. Trabalhei o tempo todo, me diverti e sigo ótimo. E votei mo Bolsonaro...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              RICK

              ± 3 dias

              Ainda bem que opinião não é artigo científico.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                salcutrim

                ± 4 dias

                Bolsonaro e Trump estavam certos o tempo todo, mas as pessoas não querem ouvir e admitir agora seria terrível. Então, ao invés de mudar, elas continuam tentando achar desculpas para continuar no erro. Falta coragem aos políticos para tomar uma decisão dessas e a imprensa progressista que comprou a falácia de um lado da ciência, ignorou o outro lado e todos sofrem por causa dessa bobagem toda.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • V

                  VivaoBrasil

                  ± 3 dias

                  kkkkk Certos só bostanaro e trump. E o resto do mundo ?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos Roberto

                ± 4 dias

                Muitos não querem dar o braço a torcer, mas que o capitão estava certo não há dúvidas. Bolsonaro em 2022 para continuar consertando este país!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • V

                  VivaoBrasil

                  ± 3 dias

                  carlos eduardo, o capitão NUNCA esteve certo. No Brasil não houve LOCKDOWN e sim recomendação de isolamento social, ficando em casa quem podia e uso de máscara e álcool em gel. Ainda bem que essa foi a orientação dos governadores e prefeitos, pois bostanaro incentivou o contato entre as pessoas e a NÃO usarem máscaras, aumentando a contaminação e consequentemente a morte de muitas delas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eduardo Prestes

                  ± 3 dias

                  Bolsonaro 2022 ! Mas precisamos de mais lideranças de direita, não dá para dependermos de uma única pessoa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos Roberto

                ± 4 dias

                Nosso Presidente já tinha cantado esta bola dos riscos dos "lockdowns" já em abril. Mas os especialistas da esquerda retrógada (Congresso, STF, governadores, etc) malharam o cara. Agora é correr atrás do prejuízo!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSMAR PORTUGAL VAZ

                  ± 4 dias

                  Ficar em casa, trancados , escondidos um crime maior do que o holocausto. Um crime causado por esses políticos corruptos , tipo Doria , que só miram os seus interesses. Hoje , o Brasil , continua o seu caminho cheio de dificuldades sem fim com um povo pobre, sem cultura. Saiu o pt e a destruição continuou com os políticos da covid . Vergonha ....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 3 dias

                    josmar, vergonha é o presidente bostanaro incentivar o contato entre as pessoas e que não usassem máscaras. O distanciamento social, com o uso de máscaras e álcool em gel com certeza salvou muitas vidas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • P

                  Pedro tenvia

                  ± 4 dias

                  Todos aqueles que deram causa a este desastre, estão com o salário em dia e tiveram um ano de folga, o país e o povo que se dane, uma pena que não podemos esperar por justiça, pois foi ela que tem maior culpa e agora vão falar o quê?, "Ops, foi mal, quebramos o país atoa".

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 3 dias

                    pedro, no MUNDO INTEIRO aconteceu a mesma coisa. As economias estão voltando a crescer. No Brasil o bostanaro só pensa em "produzir" dinheiro para criar "nova bolsa família" que lhe está rendendo votos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luis Franzon

                  ± 4 dias

                  Queri ver a opiniao da gazeta, em curitiba. Nao de um gringo aleatorio que ngn conhece. E SIM, lockdowns, mascaras e a vacina chinesa sao as maiores fraudes da historia da humanidade (so perdem pros ladroes do PT)

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 3 dias

                    luis, você está enganado. Está provado. Máscaras, distanciamento e álcool em gel FUNCIONAM SIM. Lockdown no Brasil nunca houve, apenas falou-se em isolamento social. Vacina chinesa nem começaram a aplicar. Vamos aguardar. Os ladrões do pt estão um pouco em vantagem em relação a famiglia bostanaro, mas a fome da famiglia está crescendo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  F.Neto

                  ± 4 dias

                  Não ao lockdown pois todos já sabem o que fazer. Sim ao uso de máscara e álcool, o tempo todo, mesmo nas ruas. A fiscalização do uso de máscara já ajudaria muito. A máscara sereve principalmente para que uma pessoa infectada, e que não sabe disso, não transmita a outros. Então, não é uma questão de escolha.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 3 dias

                    Eduardo Prestes: confirmando o que eu escrevi. Não houve lockdown no Brasil. Guerra contra quem ? Medo ou respeito ao próximo ? Coragem ou falta de respeito ?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Prestes

                    ± 3 dias

                    É escolha sim, na rua eu não uso. E fim de conversa, é guerra. Está com medo,, fica em casa.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 3 dias

                    f.neto, OK. Sim ao ISOLAMENTO SOCIAL e uso de máscaras e álcool em gel. Não sei onde houve LOCKDOWN no Brasil.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo Ricardo Costa Pinto

                  ± 4 dias

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 3 dias

                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 4 dias

                  "Coronavírus: Índia supera 7 milhões de casos; Líbano decreta lockdown até 19/10."

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 4 dias

                    09.10.2020 >>> "Novas infecções por covid-19 dispararam na Alemanha, chegando a mais de 4 mil nas últimas 24 horas, um novo recorde desde abril, de acordo com dados atualizados nesta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI) de virologia."

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • F

                      Freitas

                      ± 4 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo Prestes

                      ± 4 dias

                      E daí rapaz ? O troço não funciona, o vírus circula de qualquer jeito. Segue a vida, com vírus...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CESAR CAVALLI SABBAGA

                    ± 4 dias

                    Uma lástima que condutas tenham sido tomadas por motivos políticos. Uma tremenda burrice não usar máscaras, principalmente em ambientes fechados, tendo como argumento a ideia de quem usa máscara é comunista. Quem não usa por não ser comunista deve achar que os comunistas comem criancinhas vivas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      ± 4 dias

                      09.10.2020 >>> "Portugal tem 2º dia com mais casos do novo coronavírus em toda a pandemia."

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 4 dias

                        "Espanha não é mais a exceção e segunda onda da covid-19 se acelera em toda a Europa. Taxa de infecções se intensifica na Alemanha, que determinou restrições em Berlim, onde a incidência é cinco vezes menor do que em Madri. França e Reino Unido registraram recorde de casos nos últimos dias . (10.10.2020)

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          "Inglaterra e França aplicam novas medidas de restrição contra covid. No Reino Unido, bares e restaurantes já têm novo horário de funcionamento e França estuda quais restrições tomar para conter avanço do vírus ." (08.10.2020)

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JHGL

                            ± 4 dias

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              F.Neto

                              ± 4 dias

                              Que bom que o pico já passou em as coisas estão melhorando. Mas tudo que não pode acontecer é uma segunda onda. Ninguém quer isso. Mas então porque tanta gente nas ruas sem máscara? Ignorância? Falta de respeito ao próximo? Marcar posição? Contra o quê? Todo mundo sabe o que fazer para evitar uma segunda onda mas muita gente não faz. Quer evitar uma segunda onda e a necessidade de lockdown? Use máscara, mantenha distanciamento e evite aglomeração.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              13 Respostas
                              • E

                                Eduardo Prestes

                                ± 3 dias

                                Freitas: E a seita da terra parada respeita o trabalho dos outros ? A liberdade de escolha ? O direito de circular ? Por que eu tenho que respeitar gente que não me respeita ? Lockdown e quarentena de saudáveis nã o é ciência, é maluquice. Máscaras em saudáveis é maluquice, máscaras em locais abertos é maluquice. E milhões já pegaram COVID, estão imunizados, não precisam mais de qualquer cautela em relação a isso...Estou na praia, feriadão, muito feliz em ver milhares de pessoas nos bares e restaurantes, sem máscaras, confraternizando com os amigos, em festas. Show !!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                renato mello: Falei algo incorreto? O ÚNICO COMENTÁRIO QUE FIZ É QUE TODOS DEVEMOS RESPEITAR AS REGRAS SANITÁRIAS, indo contra aquele que disse que sequer usa máscara. Leia o que escrevi, rapaz. Essas novas medidas tomadas na Europa ficam na conta daqueles que não respeitam os próximos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                F.Neto

                                ± 4 dias

                                Eduardo Prestes: qual o problema de usar máscara, colega? É questão de respeito ao próximo. Não sou a favor do lockdown mas, para isso, cada um tem de colaborar. O que custa usar uma máscara?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • R

                                renato mello

                                ± 4 dias

                                Freitas: então ficar na rua em ambiente aberto e ventilado e de máscara não pode. Ficar dentro de shopping de máscara é menos perigoso? . Me poupe, Freitas. Se vc está com medo ou você é sua família são do grupo de risco eu respeito. Deixa os demais viverem a vida e produzirem. Confinamento vertical JÁ! Cada pessoa que arque com as consequências de seus próprios atos. Lockdown não funciona e nunca vai funcionar. As pessoas vão morrer desse vírus antes ou depois. É apenas ciência, ciência e xiencua:ou essa ciência apresentada no artigo não serve?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Meg Litton: "Coronavírus: Índia supera 7 milhões de casos; Líbano decreta lockdown até 19/10."

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Meg Litton: 09.10.2020 > "Novas infecções por covid-19 dispararam na Alemanha, chegando a mais de 4 mil nas últimas 24 horas, um novo recorde desde abril, de acordo com dados atualizados nesta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI) de virologia."

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Meg Litton: Mais alguma recomendação?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Meg Litton: "Portugal tem 2º dia com mais casos do novo coronavírus em toda a pandemia. (09.101.2020)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Meg Litton: "Espanha não é mais a exceção e segunda onda da covid-19 se acelera em toda a Europa Taxa de infecções se intensifica na Alemanha, que determinou restrições em Berlim, onde a incidência é cinco vezes menor do que em Madri. França e Reino Unido registraram recorde de casos nos últimos dias ."

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Meg Litton: "Inglaterra e França aplicam novas medidas de restrição contra covid. No Reino Unido, bares e restaurantes já têm novo horário de funcionamento e França estuda quais restrições tomar para conter avanço do vírus ." (08.10.2020)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Meg Litton

                                ± 4 dias

                                Freitas: você deveria acompanhar mais as notícias mundo afora, depois comentar...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 4 dias

                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Prestes

                                ± 4 dias

                                Amigo, acabou lockdown e quarentena. Não fiz da primeira vez, não vou fazer na segunda. Essa sociedade que não trabalha e vive de máscaras não me interessa, não é a minha. Quer ficar em casa fica, não conta comigo. Da minha saúde cuido eu, não aceito palpite do estado e de esquerdistas doidos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gisa

                              ± 4 dias

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              4 Respostas
                              • V

                                VivaoBrasil

                                ± 3 dias

                                Eduardo Prestes: de onde você tirou a informação de que os países que fizeram lockdown tiveram os piores resultados ? Em grupo de whatsapp ? NÃO FIZEMOS LOCKDOWN no Brasil. Fizemos isolamento social, com recomendação de uso de máscaras e álcool em gel. VÁRIOS SETORES não fecharam.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Meg Litton

                                ± 4 dias

                                No mínimo, é PROFESSORA ou FUNCIONÁRIA PÚBLICA: aparentemente os únicos seres que "pegam" o vírus. O restante da população é imune, afffffffffff!!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Prestes

                                ± 4 dias

                                "Salva nada, isso é maluquice da tua cabeça. Os PIORES resultados são de países que fizeram lockdown. O Brasil fez quarentena e deu nisso daí, bobagem seguir com esse tipo de política. Quem quiser fica em casa, qual é o problema ? Quer mandar em mim por quê ? E insensível é quem destrói a vida dos outros por capricho, por tara ideológica. Desgraçada é s seita da terra parada, um bando de mentecaotos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                F.Neto

                                ± 4 dias

                                Adotar medidas dos antigos em pleno século XXI! Isso é ciência?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gisa

                              ± 4 dias

                              Desgraça...dos! Querem as facilidades para vadiar ao custo de milhares de vidas. Falta amor ao próximo e vergonha na cara para aceitar o que os antigos já sabiam, o confinamento salva vidas.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                F.Neto

                                ± 4 dias

                                Faltam dados nessa discussão. Por exemplo, em quanto aumentou a mortalidade de doenças agravadas pelo isolamento. Talvez só saibamos daqui alguns anos, mas é preciso saber.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Joaquim

                                  ± 4 dias

                                  Qualquer pessoa que encherga um palmo a frente do nariz sabia que não iria funcionar lockdown! Pensando bem se o objetivo era provocar o caus quebrar as empresas causando o maior desemprego da história foi um sucesso. A china esta rindo dos otarios com crescimente de 14% ao ano, conseguiu enganar o munfo mais uma vez!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  3 Respostas
                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 3 dias

                                    Meg Litton: eu acho que a Gisa apenas detectou um erro grave de português. Você não percebeu ?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Meg Litton

                                    ± 4 dias

                                    Gisa: adivinhei!!! Professora do estado, kkkkkkkkkk!!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Gisa

                                    ± 4 dias

                                    Revise o seu texto, a língua portuguesa agradece. Revise as suas ideias, a menos que seja dono de agência funerária.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                  ± 4 dias

                                  Os estudos que serão realizados a partir de agora, demonstrarão que houve vários erros. Um deles terá sido o lockdown indiscriminado. O impacto econômico, esse foi devastador, empresas que geravam milhares de empresas como aréas talvez decadas para recuperar. Hoteis, bares e restaurantes dizimados, impossivel mensurar a catastrofe. A Gazeta novamente corajosa em colocar tal artigo para seus leitores. Obrigado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 3 dias

                                    denisson, onde houve lockdown no Brasil ?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  GUSTAVO

                                  ± 4 dias

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  6 Respostas
                                  • G

                                    GUSTAVO

                                    ± 3 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    GUSTAVO

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Meg Litton

                                    ± 4 dias

                                    Como se os dados da China fossem confiáveis para serem citados! Como tem pessoas igno.!.!.rantes neste país!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduardo Prestes

                                    ± 4 dias

                                    Zyss: Dá preguiça mesmo de conversar com a seita da terra parada, que defende a “ciência” que despreza os fatos. Dá tudo errado, mas eles seguem acreditando que o troço funciona... Por isso nunca desistem do tal socialismo, nenhum fracasso os desanima...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rubens Farias

                                  ± 4 dias

                                  Que a imprensa é tendenciosa todos sabem, mas esse tipo de reportagem só serve para confundir pessoas ignorantes e desinformadas. Falar que o lockdown é pior que a covid é de uma estupidez imensa. A covid matou mais de UM MILHÃO de pessoas no mundo (oficialmente) ,pois na realidade foram muito mais. Comparar com talvez se muito algumas centenas ou poucos milhares de pessoas que tenham se suicidado por conta do desequilíbrio na pandemia é ridículo, mesmo porque só se suicida quem já tem algum distúrbio psíquico.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  6 Respostas
                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 3 dias

                                    Admar Luiz: não houve isolamento TOTAL no Brasil. Vários fanáticos que aqui escrevem comprovam isso, dizendo que não fizeram o isolamento. LOCKDOWN no Brasil, onde ?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Admar Luiz

                                    ± 4 dias

                                    Minha filosofia religiosa não necessita de templo e nem de dízimo. O nobre aí tem de aprender interpretação de texto, né? O inteligente, e vc é de qual estirpe? Ah sim, quem disse que o COVID não matou? O que se discute no texto é se o isolamento total funciona ou não. Como bem a realidade está mostrando NÃO FUNCIONA. O resto é hipocrisia dessa cambada que querem daí uma de humanistas. Falsos como nota de três reais. Certo?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rubens Farias

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rubens Farias

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Admar Luiz

                                    ± 4 dias

                                    "Fiquem em casa" então o prezado. Mio Dio será que sabe ler mas, interpretar? Na "realidade" foi é muito menos. A maioria das mortes eram de pessoas já idosas e com morbidades. Isso é fato. Doenças do coração, dos pulmões, matam muito mais todos os anos. Já fez um minuto de silêncios para essas vítimas, inteligente? Lockdowns é para os estúpidos do politicamente correto. O que tem de cuidar é dos idos os e dos vulneráveis. Mais de 90% dos infectados nem sintomas tem. A população jovem então> Tem é que trabalhar. Provavelmente pra pagar os folgadões tipo vc, né não?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Júlio Pilnik

                                  ± 4 dias

                                  E as experiências da Nova Zelândia, Itália, Espanha, Israel e outros países? Não precisam ser consideradas?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 4 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Carlos Roberto

                                  ± 4 dias

                                  O Bozo já tinha cantado a bola em Abril!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Regina Célia Baldin

                                    ± 4 dias

                                    Ficar de conversa sem fundamento é fácil após sete meses de um vírus que nem nome tinha, mas amedrontava a todos. O Brasil apesar dos pesares ainda está bem na fita...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • J

                                      JHGL

                                      ± 4 dias

                                      Desculpa, a resposta foi no post errado. Por favovor ignore o meu comentário. Não era para você.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JHGL

                                      ± 4 dias

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • Z

                                      Zyss

                                      ± 4 dias

                                      Vc deve ser funcionária pública pra dizer essa bobagem.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    MARCELO DE PAOLA

                                    ± 4 dias

                                    Ninguém discorda dos cuidados básicos a tomar, o que se questiona é o uso político e ideológico massivo do monopólio da "verdade científica" que nem mesmo os próprios cientistas professam de forma unânime. O simples fato de questionar isso rende o rótulo imediato de "negacionista" pelos lacradores de plantão. Infelizmente não se trata apenas de saúde pública ou ciência, se trata do domínio da narrativa. Fora desse círculo mesquinho, devemos render homenagem àqueles que colocam suas vidas e dedicação profissional a serviço da pesquisa e tratamento dessa doença.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • Z

                                      Zé Mané

                                      ± 4 dias

                                      Lockdown foi a coisa mais estúpida adotada por governos e pela mídia ! Só os estúpidos acreditam que isso resolva algo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • V

                                        VivaoBrasil

                                        ± 3 dias

                                        zé mané, onde houve lockdown no Brasil ?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Admar Luiz

                                      ± 4 dias

                                      Mais claro impossível, né? turma do "fique em casa". Quero ver a Rede Lixo e os esquerdo/progressistas fazerem um minuto de silêncio pelos mortos causadas por suicídios e outras doenças. Bando de hipócritas e imorais. Parece que o "Bozo", este, pasmem, genocida, tinha razão.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • V

                                        VivaoBrasil

                                        ± 3 dias

                                        bostanaro NUNCA teve razão. Não houve LOCKDOWN no Brasil. Onde foi feito ? Não em Curitiba. Defendeu-se o isolamento, com uso de máscaras e álcool em gel. Quem podia ficar em casa, ficava. Vários setores NUNCA deixaram de funcionar.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      Nm

                                      ± 4 dias

                                      A Falta de planejamento completo e falta de acompanhamento das decisões foram brutais. O Presidente tinha e tem razão quanto ao fecha tudo. Agora que a coisa está sendo esclarecida, quero ver STF, Dória e outros governadores e prefeitos assumirem que conduziram a população a um sofrimento desnecessário.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • V

                                        VivaoBrasil

                                        ± 3 dias

                                        nm, onde aconteceu o FECHA TUDO ? No Brasil, que eu saiba, foi feito o isolamento social, com indicação de uso de máscaras e álcool em gel. Vários setores NUNCA pararam. LOCKDOWN onde ? Não em Curitiba.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Thiago

                                      ± 4 dias

                                      O achatamento da curva não soa como um argumento absurdo, dado o pouco que se sabia na época. Mas fechar tudo, inclusive escolas, foi desproporcional. Que o lockdown produiria muitas mortes (pelas razões aqui postas) era tão auto-evidente quanto os danos para a formação das crianças e pesquisa científica. É difícil evitar hipóteses conspiratórias do tipo treinamento da sociedade para uma guerra biológica iminente entre EUA e China, vendo a paixão dos jornalista e da OMS pelo virus pop star e a recusa aprioristica de tratamentos alternativos ao "fique em casa até a hora de ser entubado", mas o artigo consegue. Pode ter sido só paixão mesmo, decisões tomadas com o fígado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • B

                                        BCorrêa

                                        ± 4 dias

                                        Os praticantes da seita do "lockdown" vão a loucura. Não aceitam esse erro grotesco que ocorreu, manter pessoas saudáveis na quarentena? Isso nunca foi feito na história da humanidade, sempre foi pessoas doentes e grupo de risco. Essa turma não quer que a vida volte ao normal, e torcem para o vírus matar mais pessoas para satisfazerem seu ego de genocida enrustido e tentar justificar o injustificável.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • V

                                          VivaoBrasil

                                          ± 3 dias

                                          Onde aconteceu o LOCKDOWN ? No Brasil, que eu saiba, foi feito o isolamento social, com indicação de uso de máscaras e álcool em gel. Vários setores NUNCA pararam. LOCKDOWN onde ? Não em Curitiba.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        IvoHM

                                        ± 4 dias

                                        Agora ficou faltando aquela matéria sobre o Estudo da Universidade de Pisa, que concluiu que o tratamento precoce tem eficácia de pelo menos 30%. Sabe como é, tem muito pandemínion que ainda não sentiu aquela dor na consciência. Alguns com certeza sentirão. Outros poderão sentir vergonha. E os restantes, pelo menos sentirão medo de serem tachados de genocidas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • V

                                          VivaoBrasil

                                          ± 3 dias

                                          kkkk Esse "estudo" de Pisa é outro achismo. "Dentro dos limites de um estudo observacional e AGUARDANDO resultados de ensaios clínicos randomizados, esses dados não desestimulam o uso da hidroxicloroquina em pacientes internados com covid-19". Não é nada definitivo. Estão aguardando resultados. Apenas ACHISMO.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Carlos

                                        ± 4 dias

                                        Um crime contra a humanidade cometido, para variar, pela esquerda totalitária e outros políticos covardes

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          RPM

                                          ± 4 dias

                                          O Bolsonaro tinha razão, mas a esquerda meteu a boca como sempre. Turma de incompetentes.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • V

                                            VivaoBrasil

                                            ± 3 dias

                                            bostanaro NUNCA teve razão. Não houve LOCKDOWN no Brasil. Onde foi feito ? Não em Curitiba. Defendeu-se o isolamento, com uso de máscaras e álcool em gel. Quem podia ficar em casa, ficava. Vários setores NUNCA deixaram de funcionar.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • Z

                                            Zyss

                                            ± 4 dias

                                            Ele só falou, mas assinou o decreto do mandetta e do Moro e demorou muito da jogar na lata do lixo. Fraquejada nessa.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Destemido

                                          ± 4 dias

                                          Mais uma ideia assassina e irresponsável do social comunismo. Isso tudo foi engendrado por mentes controladoras. Coitada das nossas crianças que estão sendo alijadas rdo convívio social.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • V

                                            VivaoBrasil

                                            ± 3 dias

                                            kkkkkkkkk Isso mesmo. Uma ideia desses comunistas, vermelhos, esquerdopatas, vagha....dos, preguiçosos, que controlam o MUNDO TODO com suas mentiras.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulista

                                          ± 4 dias

                                          já está provado que o Lockdown foi criado com o objetivo de facilitar desvios de verbas públicas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • V

                                            VivaoBrasil

                                            ± 3 dias

                                            paulista, coloca o link onde diz que "ESTÁ PROVADO" ou você leu no grupo de whatsapp ?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • B

                                          BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

                                          ± 4 dias

                                          Tomei muita pancada de amigos, inclusive médicos, por defender o isolamento vertical pois já tínhamos desde o início de informações que abaixo dos 50 e sem comorbidades o risco era baixíssimo. Fora os danos a saúde financeira das familias. Agora quero ver quem vai pedir desculpas pelo maior erro da história da humanidade.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • V

                                            VivaoBrasil

                                            ± 3 dias

                                            kkkkk "maior erro da história da HUMANIDADE". E a "batalha dos aflitos?" kkkkkkkkk E o bostanaro que incentivou o contato entre as pessoas e que NÃO usassem máscaras ?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • Z

                                          Zyss

                                          ± 4 dias

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            GERSON CACIONE

                                            ± 4 dias

                                            Médico desde há 42anos, digo, sem medo de errar, que o isolamento realizado de forma política e não científica, somente serviu para demonstrar a ignorância dos gestores, durante a pandemia e não contribuiu em absolutamente NADA na diminuição dos casos da Covid 19.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • V

                                              VivaoBrasil

                                              ± 3 dias

                                              Pois é, o MUNDO INTEIRO estava errado. Apenas bostanaro tinha razão. kkkkkkkk

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Martins Donizete

                                              ± 4 dias

                                              Sim. O problema foi que junto de muitos gestores também teve e ainda tem muitos médicos com esse pensamento obtuso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gisa

                                            ± 4 dias

                                            Genocidas! Nazistas! É o que melhor classifica o autor e alguns comentaristas. Filhos e netos de chocadeiras.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • J

                                              JHGL

                                              ± 4 dias

                                              Genocida é a...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Pedro tenvia

                                              ± 4 dias

                                              Genocidas são os seus idolos e o nazismo acabou em 45, já o comunismo continua matando até hoje.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • Z

                                              Zyss

                                              ± 4 dias

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • Z

                                            Zyss

                                            ± 4 dias

                                            Finalmente uma matéria decente e realista sobre o experimento comunista. Privou nossa liberdade sem efeitos práticos alguns.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              NH4NO3

                                              ± 4 dias

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • J

                                                JHGL

                                                ± 4 dias

                                                Vai trabalhar...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LSB

                                                ± 4 dias

                                                O comunismo e o socialismo não deram certos pq não foram feitos 100% direito tb, não??

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                IvoHM

                                                ± 4 dias

                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Silva

                                              ± 4 dias

                                              A experiência do lockdown não falhou. Deu certo, evitou sobrecarga nas UTIs e mortes por falta de cuidados. Desacelerou o contágio e com isso se ganhou tempo enquanto se conhecia melhor o vírus e a Covid. O próprio ministro da Saúde da Suécia reconheceu o erro, como uma busca na internet revela (pesquise: Suécia admite erro). O ministro sueco disse nos primeiros dias de junho: “Se nos deparássemos com a mesma doença, com tudo o que sabemos agora, acho que chegaríamos a um meio caminho entre o que a Suécia fez e o que o restante do mundo fez”. Então é isso, o lockdown funciona, mas não eternamente. Parece-me que em Curitiba a questão tem sido bem administrada.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • S

                                                Silva

                                                ± 4 dias

                                                O que se tem de concreto no momento são números de mortos pela Covid e taxas de ocupação de Utis. Ainda que plausível, os outros números não existem. Não dá pra trocar mortes concretas, por mortes teóricas. Então os governantes tem que dirigir como tem feito: de olho nos números concretos, vão restringindo as atividades dentro do necessário e autorizando-as dentro do possível.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • Z

                                                Zyss

                                                ± 4 dias

                                                Se leu não entendeu. Do que adianta adiar mortes por Covid-19 e ter muito mais mortes por outros motivos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.