i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cardápio exótico

Uma breve história do consumo de carne de morcego

  • 08/04/2020 16:16
Como fonte de proteína, iguaria ou isca para turista, a carne de morcego é consumida pelo ser humano há milênios em várias partes do mundo.
Como fonte de proteína, iguaria ou isca para turista, a carne de morcego é consumida pelo ser humano há milênios em várias partes do mundo.| Foto: Reprodução/ Twitter

Até janeiro de 2020, turistas do mundo inteiro viajavam para os melhores destinos asiáticos em busca de uma iguaria: carne de morcego. O prato foi cantado na melhor prosa possível dos chefs- celebridades especialistas em viagens e comidas exóticas. Andrew Zimmern, do programa Comidas Bizarras, provou. Jerry Hopkins, autor do livro Extreme Cuisine [Culinária extrema], não só provou como relatou em seu livro a experiência, dando a entender que precisou de bastante cerveja para encarar o prato.

Mas não é de hoje que os seres humanos consomem morcegos. Indícios arqueológicos dão conta de que, há 74 mil anos, o Homo floresiensis, que teria habitado a ilha de Flores, na atual Indonésia, obtinha parte da proteína diária comendo esses seres alados. Os aborígenes australianos também eram (ou são) notórios caçadores e consumidores da espécie de morcego gigante que habita o país, a chamada raposa voadora. Até 1997, estima-se que 180 mil desses animais eram abatidos todos os anos.

Mas o consumo de carne de morcego não se restringe a lugares distantes no tempo e no espaço. Aqui na América do Sul há registros de que os nambiquaras, uma pequena tribo que habita uma região da Amazônia na fronteira entre os estados de Mato Grosso e Rondônia, apreciam morcegos. Ali perto, na Bolívia, o consumo é mais intenso. Pesquisadores apontam que os bolivianos consomem até 3.000 morcegos por mês.

E até na Itália do pós-guerra, mais precisamente na região do Vêneto, havia o costume de se consumir carne de morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) como uma iguaria.

Símbolo de morte, mas também de felicidade

Com sua longa história de fome, o consumo de morcego só não foi maior na Europa por dois motivos. Primeiro, o tamanho das espécies que habitam o Velho Continente. Depois, a associação cultural entre os morcegos e a morte, quando não as trevas. Está aí a lenda do Drácula para provar.

A Bíblia também proíbe o consumo da carne de morcegos. Em Levítico 11:13-19, no trecho que fala sobre o que é puro ou impuro consumir, o morcego é mencionado ao lado de outras "aves", juntamente com o corvo, o abutre e as águias.

Se no Ocidente o morcego está associado a mitos assustadores que lidam com danação, morte e muito sangue, na China, no Irã e na África o único mamífero capaz de voar é visto como um sinal de longevidade, felicidade e inteligência. Em chinês, o ideograma para “morcego” tem uma pronúncia semelhante à de “boa sorte”. E há ainda um ideograma que incorpora o morcego e que é traduzido como “as cinco bênçãos”: riqueza, saúde, virtude, velhice e morte natural. Daí porque comê-lo pode ser visto como uma forma de incorporar essas qualidades.

Nos dois sentidos, a simbologia por trás do morcego é uma das grandes responsáveis pela diminuição das populações deste animal essencial para nós, seres humanos, por ajudarem na polinização das plantas. Nas culturas que o identificam com as coisas boas, o morcego está presente, assado, ensopado ou frito, em casamentos, festas e banquetes. Nas culturas que o veem como uma representação do mau, ele simplesmente é visto como um animal de aparência desagradável. Um, cem ou mil morcegos a menos – ninguém vai dar por falta mesmo.

Das mais de 4000 espécies conhecidas, 24 correm risco extremo de extinção, 53 correm risco médio e 104 são consideradas vulneráveis pela Bat Conservation Internacional, uma ONG especializada na proteção dos morcegos.

Modo de preparo

Tirando lugares como a Indonésia, onde morcegos fazem parte da alimentação dos mais pobres, eles são geralmente servidos como uma excentricidade, quando não como isca para turista mesmo. Em Madagascar, aliás, acredita-se que o índice de anemia em crianças seria até 29% mais alto se por algum motivo as autoridades resolvessem proibir o consumo de morcego e outros animais silvestres nas aldeias.

Como iguaria, o morcego é um prato caro, disponível apenas em hotéis ou restaurantes com cara de pé-sujo, mas preços de bistrô, como o Mog Mog, em Palau, e outros estabelecimentos especializados em lugares paradisíacos como Fiji, Vanuatu e na Ilha de Guam, um território norte-americano no Pacífico.

Todos os que já passaram pela experiência de comer morcego, como o falecido chef Anthony Bourdain, são unânimes em descrever o forte cheiro que a carne exala antes do preparo. Daí porque é necessário que a carne seja preparada sempre com muitos temperos aromáticos – pimentas, alho, cebola, leite de coco e ervas de todos os tipos.

Em geral, o morcego é servido inteiro num caldo. Para os turistas, contudo, ele é servido cortado, por causa da aparência. “Comer morcego pode ser difícil por causa de sua aparência”, escreve Jerry Hopkins. “Coelhos não parecem coelhos quando servidos (...), mas morcegos geralmente parecem morcegos quando chegam no seu prato”.

Por ser muito pequeno, o morcego costuma ser preparado inteiro, com pelos e vísceras. E todas as suas partes são consumidas, até mesmo os crocantes ossinhos. Há lugares ainda em que o prato é servido com uma tacinha de sangue do animal.

Não que os perigos de se consumir carne de morcego sejam desconhecidos dos povos que o consomem, seja como fonte de proteína, seja como iguaria. No episódio de um programa desses sobre comidas exóticas, apresentado por um aspirante a Anthony Bourdain chamado Sonny, os nativos de uma ilha da Indonésia o alertam de que o consumo de morcego é perigoso e pode até matar. Ele come mesmo assim.

O povo Chamorro, do território de Guam, pertencente aos Estados Unidos, também aprecia muito carne de morcego. E sofre por causa disso. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, antropólogos registraram a alta incidência de uma demência entre os membros das tribos. Para a surpresa de ninguém hoje em dia, a doença está associada a uma toxina presente na carne de morcego.

Para quem se interessa por essas coisas, a carne de morcego tem alto teor de proteína e baixo de gordura. Acredita-se que ela seja boa para pessoas com asma, por causa de uma substância chamada cetotifeno, embora não haja nenhuma comprovação científica disso.

E, para quem ficou curioso, todas as fontes consultadas foram unânimes em dizer que carne de morcego tem gosto de... frango.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Spartacus

    19/04/2020 2:20:07

    Morcego, completamente fora do meu radar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Spartacus

      19/04/2020 2:18:44

      Posso garantir que carne humana das costas ou das coxas bronzeadas de uma mulher bonita é muito mais saboroso. Eu tenho coragem

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        A R TOLEDO

        12/04/2020 10:09:38

        Muitos desprezam o papel da polinização das espécies frugívoras. Um serviço gratuito a todos, mas “que não tem preço”, portanto seja como fonte de proteínas ou iguaria, deveria ter o consumo desestimulado — sem sequer entrar na questão sanitária em si.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eden Lopes Feldman

          11/04/2020 22:20:22

          Simplesmente nojento.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            RAMS

            11/04/2020 19:59:35

            Iguaria? Porcaria seria um adjetivo melhor. Nenhum país põe morcego como proteínas e subsistencia. Comer morcego é mera curiosidade que esses chefs gourmet com síndrome ditatorial inventam pra dar midia. Deu no que deu!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              15/04/2020 16:09:39

              Porcaria? rsss Então, quem consome carne de porco? rssssss Deve ser uma porcaria.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • P

            Pedro Henrique Pagung de Souza

            11/04/2020 15:50:24

            Que porcaria

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              15/04/2020 16:10:22

              Porcaria? Esse termo vem de onde? Carne de peixe?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcus Pinheiro Machado

            10/04/2020 15:15:57

            deviam servir em cocho ,não em prato.Na hora de chamar para comer chuc chuc

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • V

              VBSB

              10/04/2020 15:05:36

              Cada um come a **** que merece!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • V

                VBSB

                10/04/2020 15:04:58

                Cada come a **** que merece!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ABFeitoza

                  10/04/2020 7:01:21

                  Materia interessante sobre um costume bizarro. Principalmente sobre as diferentes impressões do bicho nos diferentes povos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fernando Cavalcante

                    09/04/2020 20:37:09

                    Este boçal querendo normalizar o consumo de morcego. Duvido muito dessas informações, mas gostaria de ver você comendo um, canalha, se rebaixando ao nível destes chineses. Claro, com uma auditoria, que a sua palavra não serve para nada, e de fake vídeos já estamos cheios.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • A

                      Avlis Sotnas

                      12/04/2020 17:10:34

                      cara, vc é doente.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Fernando Cavalcante

                      12/04/2020 1:06:29

                      WILSON ZETI: Imbecil1

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • W

                      WILSON ZETI

                      11/04/2020 3:40:36

                      Moron

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Felipe Scaramuzza

                    09/04/2020 20:23:21

                    Definitivamente não serve ao ocidente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Carlos Eduardo

                      09/04/2020 19:02:04

                      Não como nada morto e que sorria para mim ao mesmo tempo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • K

                        Kamilla

                        09/04/2020 18:46:39

                        Gostei da reportagem. No mínimo curiosa, sem entrar no mérito sobre comer ou não comer. Morcego é tech. Morcego é Pop.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          André

                          09/04/2020 12:46:25

                          Qual a finalidade desse artigo? O prodígio que o escreveu que fique à vontade em comer esse tipo de animal, aí poderia trazer suas próprias experiências, não ficar catando um texto aqui e outro lá. Poderia complementar seu texto, mencionando, por exemplo, que por questões culturais, de "saúde" e espirituais o homem praticava (ou pratica) o canibalismo. Que tal experimentar um guisado de carne humana? Faça isso, inteligente e culto escritor e compartilhe igualmente como seria sua degustação. Seu artigo é tendencioso e tenta mostrar ser "normal" o consumo de um animal que não serve para alimentação humana!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • A

                            Avlis Sotnas

                            12/04/2020 17:13:49

                            o artigo apenas relatou um fato q ocorre em alguns países. mas aí, os fanáticos já acham q o artigo faz parte do plano intergalactico de dominação comunista do universo. Deus nos livre dessas sandices q esses fanáticos bolsonaristas tem na cabeça.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fernando Cavalcante

                            09/04/2020 20:38:13

                            Este é um artigo pró-China. A finalidade deste **** é normalizar o consumo deste tipo de carne. Duvido muito da veracidade de tudo que diz, e mesmo se for verdade, repito a sua pergunta: para que isso?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mirtão

                          09/04/2020 12:01:26

                          Prefiro pinguim.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jorge Dias

                            09/04/2020 11:46:30

                            RESUMO: a cultura judaico cristã é superior as demais, pelo simples fato de trazer "leis divinas", que garantiram por milênios a existência e expansão das sociedades que as seguiram.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo Prestes

                              09/04/2020 11:38:47

                              Você está doido ... Quase vomitei lendo a matéria, imagina se a porcaria aparece na minha frente ... Com pelos, vísceras e um copinho de sangue... Saía correndo e virava vegano na hora ....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                Mirtão

                                09/04/2020 12:00:44

                                Nooooooooossa! A boneca ficou arrepeiada? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              jose antonio baggio Pereira

                              09/04/2020 10:45:33

                              provavelmente o jornalista nunca passou perto de uma cozinha!! no mínimo mais um "sem noção" que faz sensacionalismo com assunto que não interessa a ninguém.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • C

                                Christina

                                10/04/2020 22:51:03

                                Vc que pensa! A mim, interessou!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Francisco Krupa

                              09/04/2020 10:02:49

                              Tem que ser muito porco pra comer isso...Se é que não é ofensa aos porcos..

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Mário Kume

                                09/04/2020 9:25:46

                                Os que provaram esta "iguaria" morreram, é isso !? Vendo este prato da reportagem com cabeça de morcego à mostra não há ser humano decente que consiga consumir esta "m"...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Leidim Kou

                                  09/04/2020 6:02:08

                                  Muito interessante. Parabéns

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Paulo Zuccato

                                    09/04/2020 4:53:29

                                    Excelente artigo. Obrigado pela pesquisa!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.