• Carregando...
Jardins e hortas verticais -A verticalização é a opção para quem faz questão de ter um pouco de verde em casa. Pode ser em cachepô, em vasos ou suportes de vasos. “Podem ser usadas cruzetas de madeira de demolição para prender os vasos”, orienta a arquiteta Ana Paula Zordan. Ela tem na área de churrasqueira de casa um modelo, nesse caso preso a uma armação de ferro. “Tenho vasinhos com vários temperos, que ficam bonitos com flores ou plantas também.” | Antonio More/Gazeta do Povo
Jardins e hortas verticais -A verticalização é a opção para quem faz questão de ter um pouco de verde em casa. Pode ser em cachepô, em vasos ou suportes de vasos. “Podem ser usadas cruzetas de madeira de demolição para prender os vasos”, orienta a arquiteta Ana Paula Zordan. Ela tem na área de churrasqueira de casa um modelo, nesse caso preso a uma armação de ferro. “Tenho vasinhos com vários temperos, que ficam bonitos com flores ou plantas também.”| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Aromas

Bem-estar e harmonia

Os aromas auxiliam na busca pelo bem-estar e pela harmonia com o ambiente. A primavera e o verão são muito bem representados por fragrâncias frescas, na avaliação da designer de interiores Rosa Frazão, proprietária da Perfeito Equilíbrio. "Essas estações pedem aromas frutados, cítricos e de flores, como lavanda e de verbena (da família do capim-limão). Diferentemente do inverno, que é mais das especiarias, como canela, do âmbar, das cascas e das folhas". As fragrâncias vendidas em spray podem ser aplicadas no ar e em tecidos de cortinas, jogos de cama e sofás. Também estão disponíveis em vela e em frascos com varetas de madeira, que ajudam a difundir o aroma de dentro da garrafa para o restante do ambiente.

Um toque especial de flores, plantas e cores na decoração é uma solução simples e suficiente para viver intensamente o clima da temporada primavera/verão também dentro de casa. A ausência de dias frios e a intensidade de luz natural inspiram o uso de cores alegres e de estampas florais, adaptadas a elementos que são fixos na casa durante o ano inteiro. Para seguir as tendências da temporada, os detalhes podem levar cores cítricas, como tons entre amarelo canário e verde limão, que estão em alta, destaques revelados no último Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália.

"Não é preciso abusar de detalhes. Às vezes, apenas uma almofada dá um toque que vale a pena. Forma um contraste marcante e com estilo", afirma a designer Giovana Zanella. Molduras de porta-retratos e um vaso colorido ou a troca dos xales das cortinas e de tapetes são detalhes que modernizam a decoração e que podem mudar completamente o clima da casa, destaca a designer. "No caso dos porta-retratos, substitua algumas imagens por fotos tiradas na estação."

Caso queira impactar mais, há diversas opções de papéis de parede com texturas, que são trocados facilmente e sem sujeira, com cores e estampas de diversos estilos. Papéis em tons de azul turquesa, rosa antigo e verde cítrico chegam com força, comenta a sócia-gerente da Complementos Decorações, Santa de Almeida. Observa-se muitos florais, listrados coloridos e rendas como tendências para essas estações. Santa recomenda que o papel estampado seja aplicado em apenas uma das paredes do cômodo. "Depen­dendo do desenho, é melhor ter uma parede mais destacada e o restante liso, para não carregar o ambiente e dar mais opções aos objetos móveis", indica.

Clima agradável

Produtos de paisagismo, seja em sacada, varanda e mesmo em ambientes internos da casa, remetem à ideia de frescor e liberdade que se tem na natureza, o que cria uma agradável sensação de bem-estar. "Levar o elemento vivo para dentro de casa ajuda a manter o equilíbrio e a energia", diz a arquiteta Ana Paula Zordan. As plantas, por exemplo, podem dividir ambientes, com alturas diferentes, criando uma parede verde.

Uma sugestão que está em alta e que é de fácil manutenção é o luck bamboo (bambu da sorte, em português), em vários tamanhos e em formatos reto e espiral. "Muitas pessoas têm dificuldade em manter flores e plantas vivas dentro de casa. O luck bamboo é resistente e de cuidado simples, muito usado pelos chineses para atrair sorte e energia", explica Ana Paula. Para manter, bastam sempre dois dedos de água no fundo do vaso. Outras opções são as esculturas metálicas em formato de árvore e as plantas e flores artificiais.

A paisagista Vera Regina Cortes Iwersen, proprietária da Flores e Jardins Paisagismo, diz que os detalhes de pássaros são muito requisitados. "Eles ajudam a criar a sensação de liberdade". A referência está em suportes para vasos e velas, comedores suspensos e de chão, louças e esculturas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]