• Carregando...
A linha Caruaru, de Marcelo Rosenbaum Projetos e Decoração, venceu o prêmio  2010 na categoria Indústria (móveis) | Fotos: Divulgação
A linha Caruaru, de Marcelo Rosenbaum Projetos e Decoração, venceu o prêmio 2010 na categoria Indústria (móveis)| Foto: Fotos: Divulgação
  • Cadeira

Estudantes, empresas e profissionais da área podem se inscrever para a edição de 2011 do Salão De­­sign, considerada uma das premiações de design de produtos mais importantes do Brasil e uma das maiores da América Latina. O ca­­dastro dos projetos para essa edição, a 15.ª de sua história, será realizado até 25 de março de 2011. Os finalistas terão a oportunidade de participar de uma exposição du­­rante a Movelsul e a Casa Brasil, on­­de vão apresentar seus produtos aos visitantes. Os eventos, realizados paralelamente ao Salão De­­sign, estão marcados para 2 a 6 de agosto de 2011, no Parque de Even­­tos de Bento Gonçalves, no Rio Gran­­de do Sul.O concurso, organizado pelo Sindicato das Indústrias do Mo­­biliário de Bento Gonçalves (Sin­dimóveis), é composto por três etapas. Na primeira, os jurados analisam os projetos e definem os pré-selecionados. Em um segundo mo­­mento, cerca de um mês antes da realização do evento, são avaliados os protótipos e, por fim, são de­­finidos os ganhadores, mas to­­dos os selecionados ficam expostos durante os dias de feira.

Entre os critérios analisados pelo júri estão a adequação ao pú­­blico alvo, a que mercado se destina, conceito, forma e função, grau de inovação formal e tecnológica, qualidade e segurança, preocupação com a sustentabilidade e se tem viabilidade de produção. As inscrições contemplam projetos não só do Brasil, mas também de outros países.

Desde a sua criação em 1988, o Salão Design já alcançou 20 países e contabilizou mais de 8,3 mil projetos inscritos. O objetivo é incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio do design. Serão cinco categorias: acessórios domésticos, iluminação, móveis residenciais, móveis institucionais e uma linha temática, que todo ano abordará um assunto diferente, e para 2011 tem como tema o "design de superfície aplicado ao mobiliário", que abrange, por exemplo, tampos de mesa e tecidos para cadeiras, estofados ou pufes, aplicados ao produto. Em cada uma das categorias haverá premiação para um estudante, um profissional e uma empresa, totalizando 15 vencedores, entre os quais será dividido o prêmio no valor de R$ 120 mil.

Serão feitas menções de destaque para "Madeiras Alternativas", com a valorização de produtos que utilizam madeira reflorestável e incentivam o manejo sustentável de florestas nativas; "Mérito So­­cial", que leva em consideração a participação de comunidades ca­­rentes em projetos feitos a partir de matérias-primas recicláveis ou naturais; e "Professor Orientador", para os professores que contribuíram com as criações dos vencedores na mo­­dalidade estudante. "Muitas vezes o universitário precisa de um suporte, principalmente para a confecção do protótipo. Esse prêmio gera uma aproximação entre as universidades e o Salão De­­sign, além de incentivar a participação de seus alunos no concurso", co­­menta Ci­­ca de Freitas, co­­ordenadora do concurso.

A Casa Brasil e a Movelsul reúnem mais de 400 expositores de indústrias de todo o Brasil e visitantes de mais de 50 países. Segundo Cica, o concurso acaba sendo uma vitrine para os novos talentos, e uma oportunidade para os profissionais mostrarem um novo produto ao mercado, além de criar um relacionamento com o setor industrial. "Um comentário que o júri sempre faz é de que os profissionais inscritos devem estar bem focados no chão de fábrica, com produtos para uma linha de produção, e as empresas, mais ainda. Da categoria estudantes são esperados projetos mais embasados no conceito, que abusem da criatividade. Temos vários exem­­plos de alunos que se destacaram no concurso com projetos de mobiliário e de­­pois fo­­ram absorvidos pelo mercado de trabalho de indústrias im­­portantes."

Por meio do concurso, foram revelados talentos nacionais e in­­ternacionais, como os de­­signers Renata Moura, Flávia Pagotti, Rodrigo Calixto, Roque Frizzo e Jorge Montana. Profis­sionais de renome como Guto Ín­­dio da Cos­­ta, Marcelo Rosen­baum, Tina e Lui, Eulália An­­sel­­mo e Za­­nini de Zanine foram premiados no Sa­­lão Design. As ins­­crições podem ser feitas pelo site www.salaodesign.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]