• Carregando...
Nova ambientação tem estilo contempo­râneo com toques orientais: ático virou espaço confortável e iluminado, onde os filhos recebem amigos | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Nova ambientação tem estilo contempo­râneo com toques orientais: ático virou espaço confortável e iluminado, onde os filhos recebem amigos| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

R$1,9 mil por m²

Custo final da reforma, incluindo projeto e acompanhamento da EFTM Arquitetura, mão de obra, materiais, acabamentos, instalações, decoração, piso aquecido nos quartos e eletrodomésticos.

  • Antes: O espaço do ático era um sótão bagunçado e mal aproveitado, com cara de depósito. Churrasqueira, separada da cozinha, criava dois ambientes apertados
  • Depois: Estilo e conforto: cozinha moderna, quarto do adolescente repaginado, demi-suites das meninas reformadas e integradas pelo banheiro, também renovado

Filhos crescendo, novas necessidades dos moradores e a vontade de repaginar os ambientes levaram uma família de Curitiba a reformar a residência de arquitetura contemporânea em um condomínio no São Braz.

O imóvel é um sobrado construído em 2005 com três pavimentos – térreo, primeiro andar e ático. Nos últimos meses, a casa passou por uma transformação completa pelas mãos das arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki. Além de elaborar o projeto, a dupla acompanhou a obra desde o início. Do total de 270 m² da área do imóvel, pouca coisa ficou de fora. A reforma foi feita em 214 m², incluindo sala, cozinha, quatro dormitórios, banheiros e ático.

Em um primeiro momento, entre novembro de 2012 e janeiro de 2013, a sala foi transformada. A família gostou tanto do resultado que, a partir da disponibilidade financeira, encomendou as etapas seguintes da reforma.

Escolhas

Thalita e Erika iniciam seu trabalho visitando o imóvel, conversando com o cliente e elaborando respostas para um questionário detalhado, que identifica gostos e necessidades dos moradores.

Nesse projeto, a família, de origem oriental, queria mais conforto, uma cozinha funcional e precisava ajustar os ambientes à rotina dos filhos, duas meninas gêmeas com 9 anos e um rapaz de 15.

A cozinha foi totalmente repaginada, integrando o ambiente da churrasqueira, antes separado por uma parede. O ático também ganhou cara nova e funcionalidade. De depósito bagunçado, virou sala íntima com home theater e muito espaço para receber amigos. O quarto de empregada, anexo ao ático, agora é ambiente de estudos para as meninas – a mãe prefere que elas tenham um local apropriado para as tarefas escolares em vez de escrivaninha nos quartos.

Cada menina tem uma demi-suíte, com banheiro compartilhado. Uma delas ganhou decoração com toques bem femininos. A outra, que gosta mais de esportes, pediu o tom verde no ambiente. Já o quarto do casal foi repaginado em tons sóbrios.

A suíte do adolescente une conforto e funcionalidade. Tons em cinza e neutros da decoração, que inclui papel de parede, contrastam com o amarelo vibrante aplicado em parte dos móveis, inclusive na escrivaninha. De acordo com as arquitetas, a cor desperta a atenção e ajuda nos estudos. Ao lado da ampla janela, Erika e Thalita colocaram um tablado sob medida, onde serão instalados zabutons, tipo de almofada mais baixa e do que os futons colocados no sótão.

Antes e depois

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]