• Carregando...
 | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Uma construção sem blocos, ou tijolos, como é mais comum, não seria mais do que a armação de uma casa ou prédio. São eles que formam paredes, sustentam telhados, dividem aposentos, isolam o frio, seguram o calor, afastam o som...

A variedade de tipos de blocos e de materiais usados na sua confecção possibilita que o proprietário escolha o modelo que reúna as características necessárias para cada função pretendida – seja estrutural, estética ou de vedação.

A Gazeta do Povo foi atrás dos principais tipos de blocos de construção e listou num box suas características marcantes e usos mais comuns.

Maciço comum

Comuns em obras de tijolo à vista, a aparência não é a única vantagem do bloco de cerâmica maciço. Sua estrutura confere bom conforto termo acústico à construção, além de ser indicado para impermeabilização. Por outro lado, seu formato compacto e sem frisos faz com que necessite maior quantidade de argamassa para a fixação, o que gera mais gastos com o produto e com mão de obra.

Furado/ Baiano

Usado em 90% do mercado brasileiro de blocos, o tijolo cerâmico furado tem grau de conforto termo acústico ainda maior que o maciço, além de ser mais barato. Indicado para construções de alvenaria aparente, o tijolo baiano tem ranhaduras que facilitam a adesão da argamassa e não deve ser usado em paredes estruturais, pois não suporta excesso de carga. Em contrapartida, esses blocos têm alto índice de desperdício numa obra, em virtude de quebras, rachaduras ou fissuras no tijolo e carecem de uma demão de chapisco de argamassa de cimento e areia para fixação do revestimento.

Blocos de Concreto-celular autoclavados (CCA)

Apresentado em blocos ou painéis, com dimensões e espessuras variadas, a mistura de cimento, cal, areia e pó de alumínio permite a formação de um produto 60% mais leve que outros modelos, com alta resistência ao fogo e que isola bem a temperatura e o som. Apesar de exigirem cuidados maiores no manuseio e armazenagem, o bloco de CCA pode ser cortado com serrote de dentes largos, furado, lixado e pregado com ferramentas comuns. Muito utilizado em paredes de vedação e lajes.

Blocos
de Solo-Cimento

Esses tijolos são feitos da mistura de solos argilosos com cimento, e podem ser maciços ou vazados. Nessa mistura podem ser adicionados aditivos impermeabilizantes, cimento refratário, óxido de ferro (pigmento para colorir), entre outros. São blocos com bom isolamento térmico e acústico, dispensam o uso de chapisco, tem dimensões muito regulares (facilita revestimentos de pouca espessura) e são muito utilizados em alvenarias de tijolo à vista. Para serem assentados, carecem de argamassa colante.

Laminado

Resistente e pouco poroso, não se recomenda revestir ou chapiscar o tijolo laminado, sendo mais indicado para obras de alvenaria aparente. Feito de argila mais homogênea e compacta, ele é mais caro e requer uso de bastante argamassa, muito absorvida pelos furos do bloco (2, 3, 4, 6, 10 ou 21 furos).

Blocos de concreto

Fabricados com cimento, areia, pedrisco, pó de pedra e água, os blocos de concreto são usados em alvenarias estruturas armadas, podendo, também, revestir ou ficarem aparentes, em relação ao acabamento. Apesar da mão de obra para esse material ser mais cara, seu tempo de assentamento e revestimento é rápido, além de consumir menos quantidade de argamassa que outros modelos.

Refratário

Mais resistente à compressão que o tijolo comum, o refratário tem um custo mais elevado, pois é o único modelo que resiste a altas temperaturas – 1.200°C, além de esforços mecânicos, ataques químicos e variações bruscas de temperaturas. Bem por isso, é muito utilizado em fornos, fornalhas, lareiras e churrasqueiras. Esse modelo requer uma argamassa refratária que seja capaz de acompanhá-lo nas altas temperaturas e prefere juntas bem finas, a fim de evitar vácuos entre os tijolos, que determinariam pontos de fácil e rápida corrosão.

Blocos Sílico-Calcários

Por ser um modelo feito de cal virgem, areia fina quartzosa e água, e moldados em alta pressão, o bloco sílico-calcário é bom isolante térmico e acústico, além de resistente ao fogo. Seu uso mais comum é em construções de alvenaria com estrutura autoportante e construções de alvenaria aparente.

Blocos de Vidro

Com função estética, basicamente, os tijolos de vidro são ocos, impermeáveis e preenchidos com ar rarefeito. Apresentam diferentes colorações e texturas, para diferentes tipos de construção, além de serem ótimos isolantes de calor e de som. (Todos os modelos de blocos com furos permitem que as redes elétricas e hidráulicas sejam embutidas.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]