• Carregando...
Residencial Moscou será o primeiro empreendimento da Hyperion a receber recursos de crowdfunding imobiliário. | Divulgação
Residencial Moscou será o primeiro empreendimento da Hyperion a receber recursos de crowdfunding imobiliário.| Foto: Divulgação

A gestão jovem e o controle sobre todo o ciclo do negócio estão entre os ingredientes do sucesso da curitibana Hyperion Empreendimentos. Fundada há seis anos, a empresa tem nada menos do que 41 empreendimentos em seu portifólio, grande parte deles na Região Metropolitana, e acaba de ser selecionada para receber o aporte de um crowdfunding imobiliário (financiamento coletivo) que irá custear parte de um dos mais recentes deles, o Residencial Moscou, em São José dos Pinhais.

Siga a @gpeconomia no Twitter.

Com captação aberta até o dia 30 de junho, a Nosso Capital pretende direcionar R$ 630 mil ao empreendimento, que corresponde a parte do valor total necessário para a execução da obra.

Entre os fatores que atraíram o aporte, Daniel Caiado, um dos sócios e diretor financeiro da Hyperion, destaca o processo de gestão interna da empresa, muito semelhante à de uma startup, com estrutura extremamente horizontal e idade média dos profissionais em torno dos 24 anos.

O Residencial Moscou será o primeiro empreendimento da Hyperion construído com recursos de crowdfunding, mas não é o único a receber investimentos externos. Caiado conta que cerca de 90% do capital investido nas obras vem de investidores (cerca de 60, entre pessoas físicas e jurídicas), por meio de sociedades em conta de participação.

“Todos os nossos projetos entregues tiveram uma média de 30% de TIR [Taxa Interna de Retorno], fazendo com que conseguíssemos aumentar de forma expressiva o grupo de investidores, o que também chamou a atenção da Nosso Capital”, acrescenta.

Ciclo produtivo

O foco na moradia popular, especificamente da enquadrada na faixa 3 do programa de habitação social Minha Casa, Minha Vida, e o controle de toda a operação são outros pontos que sustentam a evolução da empresa, fundada em 2010 pelos então jovens estudantes de direito.

De acordo com Caiado, a ideia de empreender no setor imobiliário surgiu em uma conversa de faculdade, a partir da qual ele e o sócio, Nelson Giovannini Filho, fundaram a incorporadora e lançaram sua primeira obra. Seis meses depois eles abriram a construtora Staffel Engenharia, responsável pela construção dos empreendimentos e pela oferta de serviços de construção para terceiros.

Em 2012, foi a vez da imobiliária Lothus Brokers e, há dois anos, da Praticità, que comercializa móveis planejados. “Também temos uma empresa de correspondência bancária responsável pelos processos de financiamento”, acrescenta o diretor.

O grupo de empresas, que atua da incorporação à mobília das unidades, ajuda a alavancar os resultados da Hyperion, que soma um montante aproximado de R$ 72 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) e 533 unidades lançadas.

Atualmente, a Hyperion tem oito empreendimentos residenciais em obras: Versalhes, Marselha, Berlin, Viena, Lisboa, San Francisco, Morada das Araucárias e Moscou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]