• Carregando...
Perspectiva do empreendimento comercial, focado na sustentabilidade, que a Laguna construirá no bairro Água Verde | Imagens: Divulgação
Perspectiva do empreendimento comercial, focado na sustentabilidade, que a Laguna construirá no bairro Água Verde| Foto: Imagens: Divulgação
  • Curitiba Office Park, da Thá: certificação do GBCB deve sair em seis meses

A construtora Laguna lança no próximo mês um em­­­­pre­­­­endimento comercial que busca a certificação LEED (Leadership in Energy & En­­­­­vironmental Design) de construção sustentável, seguindo uma série de critérios definidos pelo United State Green Building Council, representado no Brasil pelo Green Building Council Brasil (GBCB).O nome do empreendimento será divulgado apenas no seu lançamento e o projeto prevê diversas iniciativas que otimizam os recursos naturais e pretendem minimizar os impactos no meio ambiente. "É um processo de certificação longo e complexo, que vai desde o projeto, passa pela obra e pela operação do empreendimento", afirma o diretor geral da construtora Laguna, Gabriel Raad. Serão 25 pavimentos com mais de 150 salas comerciais e cinco andares corporativos, direcionados para grandes empresas. A previsão é que as obras durem três anos.

O prédio será construído no bairro Água Verde (na Avenida Iguaçu, entre a avenida República Argentina e a Rua Carneiro Lobo). A localização é um dos primeiros elementos que impulsiona a sustentabilidade. O posicionamento do edifício foi determinado estrategicamente para receber pouca radiação solar, diminuindo o consumo de ar condicionado. Uma extensa área do prédio será coberta por vidro, permitindo maior entrada de luz natural nos am­­bientes. Os vidros com tecnologia especial reduzem a absorção da radiação solar. Serão utilizadas co­­res claras no mobiliário, nos pisos e nas paredes, bem como lu­­miná­rias de baixo consumo, para reduzir o consumo de luz artificial.

Segundo Raad, um sistema de reaproveitamento da água utilizada na pia e direcionada para descargas reduzirá em 50% o consumo de água em comparação aos edifícios sem esse sistema. As torneiras e descargas também terão dispositivos para baixo consumo. Na cobertura, telhados verdes irão substituir revestimentos de cerâmica ou de concreto e diminuir a absorção de radiação solar pelo edifício, promovendo conforto térmico nos ambientes.

Incentivando o baixo deslocamento de seus frequentadores, o empreendimento terá espaços de convivência, para que eventos sejam realizados no próprio conjunto, e ainda lojas para atendimento, como restaurantes e cafés. "Além de um ambiente confortável, o frequentador do empreendimento terá alta tecnologia para exercer sua atividade profissional da melhor maneira, porque irá agregar o conceito de sustentabilidade. Isso garante melhor qualidade de vida ao ocupante", diz Raad.

Na garagem, sensores avaliarão a qualidade do ar e medirão o nível de dióxido de carbono no ambiente, fazendo a troca do ar quando os níveis estiverem altos. Após a conclusão das obras, o empreendimento será avaliado pelo Green Building Council Brasil durante os primeiros seis meses de operação. Só então será decidida a certificação.

Curitiba Office Park

Outro empreendimento que busca a certificação de edifício sustentável pelo Green Building Council Brasil é o Curitiba Office Park, cons­­­­truído pela Thá. A primeira fase das obras iniciou em outubro de 2007 e foi finalizada em março de 2009. O edifício está em funcionamento com diversas empresas que utilizam o espaço.

O empreendimento está em fase de submissão da certificação. Os documentos referentes aos projetos já foram enviados para avaliação e a certificação deve sair em aproximadamente seis meses. O edifício conta com sistemas que garantem eficácia no consumo de água e energia, além de descarte correto de resíduos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]