• Carregando...
Na Suíte Masculina, da equipe da Etni Design, a praticidade é a palavra-chave | Paulo Wolfgang/Divulgação
Na Suíte Masculina, da equipe da Etni Design, a praticidade é a palavra-chave| Foto: Paulo Wolfgang/Divulgação
  • Lavabo, decorado pela arquiteta Dayane Ferreira, foi composto com materiais que fogem do comum e criam um espaço privativo receptivo aos visitantes

Instalada em uma casa de 900 me­­­tros quadrados de área, no bair­­­ro Cidade Monções, construída especialmente para o evento, a Haus Innen Maringá traz 23 am­­bientes feitos por 17 profissionais das áreas de arquitetura, design e decoração. Com 15 edições – 13 em Londrina, uma em Cascavel e outra em Maringá (2003)–, a ex­­posição é a mais importante do se­­tor no interior do Paraná e deve atrair quatro mil visitantes.

A temática desta segunda edição de Maringá é Automatização – a Casa Inteligente, a mesma da edição londrinense de 2009. A coordenadora executiva do even­­to, Jacqueline Luz, explica que o visitante que foi em Londri­na ano passado e passar por Maringá este ano perceberá que as duas cidades têm visões diferentes so­­bre o uso da tecnologia. "Enquan­to em Londrina foi privilegiada a tecnologia dos equipamentos em si, em Maringá há uma preocupação em pôr a automação a serviço do conforto, com destaque para a parte de iluminação". A mostra também traz as últimas tendências em decoração e composição de espaços, com produtos que foram lan­­çados em eventos como a Revestir 2010, feira internacional que ocorreu no início de março em São Paulo, onde as indústrias do setor apresentaram suas últimas novidades.

Um dos 23 ambientes usa ma­­teriais que fogem do comum para chamar a atenção para um espaço extremamente funcional e nem sempre valorizado da casa: o lavabo. O cômodo de 3,5 metros quadrados foi decorado pela ar­­quiteta Dayane Ferreira. A ideia é transformar o lavabo em uma ex­­tensão do living. "O lavabo é o banheiro das visitas. É onde elas podem ter privacidade e relaxar um tempinho em uma festa, por isso incluí o elemento do aquário", diz Dayane. Para fugir da cerâmica clara comum, ela usou uma que imita madeira e outra, importada da Espanha, em grandes placas, que é formada por vá­­rios círculos de tamanhos variados, que criam um efeito bonito na parede e também no teto, principalmente por causa do reflexo da luz que passa por uma rede de cristais – elemento que é uma analogia às redes de pescaria – que cobre a luminária principal.

A cuba é de louça com acabamento metalizado e a bancada em um material novo, lançado há apenas um ano. "O nome da pe­­dra é White Flat Line. É formada, sinteticamente, por pó de mármore, mas como não leva quartzo é mais barata que o silestone", explica Dayane. Segundo a Mar­­moria K2, a fabricante, o produto custa R$ 550 o metro linear. Den­­tro do tema de automação residencial, o lavabo tem o piso aquecido.

Outro ambiente da mostra é a Suíte Masculina, projetada pela equipe da Etni Design: a arquiteta Alessandra Chiarotti e os designers Jairo Lopes e Cleuza Penha. O espaço tem 18 metros quadrados e foi feito para um homem de 35 anos, que viaja o mundo e não gosta de barreiras na vida. O ambiente é todo integrado e tira proveito disso e da automação para dar ao morador um dia a dia bem prático. "Enquanto ele toma banho pode assistir tevê, por exemplo. O sistema automatizado auxilia na economia de energia. A iluminação e os elementos em tons quentes ajudam a dar aconchego ao espaço", descreve Cleuza. A madeira usada nas prateleiras e no piso é uma péroba de demolição (reutilizada de outras construções) e o tecido da cama, um almofadão nada convencional feito para receber as visitas, é um veludo preto italiano, lançamento que não acumula pelos – mais um detalhe da praticidade da suíte.

Junto com Cecília Maebara, a Etni Design também assina os ambientes Jardim Suspenso e Gourmeteria. Suítes master e feminina, cozinha, garagem e áreas externas como a piscina, entre outros espaços, compõem o restante da Haus Innen. A mostra tem como patrocinadores a Roca Louças e Metais, e como fornecedores oficiais a Luxaflex, Coral e Fibrillare, além do apoio oficial do Ipog – Instituto de Graduação de Londrina.

Serviço:

Haus Innen Exposição de Interiores, Paisagismo e Decoração de Maringá – Rua Marino Paulichi, 565, bairro Cidade Monções. Até 19 de abril, das 16 às 22 horas nos dias úteis e das 14 às 21 horas nos fins de semana. Os ingressos custam R$ 10. Estudantes, idosos e menores de idade pagam meia, com acesso permitido somente para maiores de 12 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]