• Carregando...

Vinte e três ambientes projetados por mais de 30 profissionais em uma residência com 550 metros quadrados. É a ArtHouse Maringá, mostra de arquitetura e decoração que segue até o próximo dia 20 na cidade do norte do Paraná. Walter Korneiczuk, da Jump Comunicação, uma das organizadoras do evento, diz que a demanda do mercado permite a realização da mostra, que está em sua primeira edição e de­­ve ser realizada nos próximos anos. Erica Kagueiama, da Con­temporânea Arquitetura – ou­­tra organizadora da mostra –, calcula que a procura pela decoração tem sido maior nos últimos quatro anos. Prova disso é que a expectativa inicial do evento, de receber 2 mil visitantes, foi superada já nos primeiros dias. "Acreditamos que o nú­­mero de visitantes deve chegar a cerca de 3.500", diz Korneiczuk.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região No­­roeste do Paraná (Sinduscon-NOR) confirma o crescimento. Cláudio Alcalde, diretor de Eco­nomia e Estatística da instituição, revela que o mercado da construção civil – que impulsiona o da arquitetura e decoração – tem crescido cerca de 10% ao ano, em termos de obras em an­­damento, em Maringá. Para 2010, acredita, esse crescimento tende a ser ainda maior. "Por causa da crise, tivemos um pe­­río­do de espera", diz.

Funcionais

Apesar de a organização não ter dado um direcionamento à de­­coração dos ambientes, Kor­neiczuk diz que houve uma si­­nergia. A maioria dos ambientes prima pela funcionalidade.

No ambiente Grill e Gourmet, projetado pelos arquitetos Erica Kagueiama, Paula Letícia Mar­tins e Rafael Alécio, a sala de jantar e a churrasqueira são integradas. Erica conta que foram usa­dos painéis de madeira que sobem do piso ao teto e um balcão em vidro colorido (vermelho) que se sobressai.

Já no ambiente Estar/TV, projetado pelo designer de interiores Marcelo Carvalho e pela ar­­quiteta Carolina Peruca, a funcionalidade está no sofá revestido em seda, no qual os encostos são reclináveis para atender as duas funções do ambiente – sala de estar e de tevê. O destaque é a iluminação por trás do painel. Outra peça curinga do ambiente é a mesa de centro de espelho. "Ela é discreta e fica em evidência ao mesmo tempo", comenta o designer.

Na sala de jantar, a designer de interiores Marise Koster de Campos explorou a linha rústica chique. Os elementos que conferem rusticidade são o piso em porcelanato, o painel em madeira e as cadeiras em linho. A luminária mescla as duas nuances, já que foi feita com linho e seda, com pendentes em cristal e ma­­drepérola. O papel de parede, em medalhões, é clássico. "Usei bastante espelho, que é uma tendência", diz. A ArtHouse tem patrocínio master da Digital Áu­­dio e Vídeo, Persianas Requinte e Móveis Balaroti. Além dos ambientes mencionados, a mostra conta ainda com Adega bar, Cozinha gourmet, Jardim do pergolado, Banheiro da suíte e Suíte, Home office, Home thea­ter, Banheiro do casal, Brinque­doteca, Dormitório, Circulação, BWC público feminino, Banhei­ro público masculino social, La­­vanderia, Sala de estar, Jardim, Alpendre da Tecelã e Divino cyber wine café e Spa living.Quem quiser poderá adquirir algumas peças em exposição nos próximos sábado e domingo, quando será realizado um bazar.

Serviço: ArtHouse Maringá. Rua Tomé de Souza, 261, zona 2. De terça a sexta-feira, das 18 às 22 horas, sábados das 14 às 22 horas e domingos das 10 às 18 horas. O ingresso custa R$ 10 ou R$ 15 com direito a uma revista sobre a mostra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]