• Carregando...
Loft Hi-tech da iHouse: sistema de DVD e som incorporado à automação do imóvel | Lourenço Manfredini/Divulgação
Loft Hi-tech da iHouse: sistema de DVD e som incorporado à automação do imóvel| Foto: Lourenço Manfredini/Divulgação
  • Torneira Smartfaucet: acionada por reconhecimento facial e com acesso à email

Entre as 23 empresas paranaenses na Feicon Batimat 2009, a LP Building Products Brasil, com fábrica em Ponta Grossa e escritório em Curitiba, foi destaque, com uma "simulação" de uma casa de 100 metros quadrados construída com o método "framing" ou de "molduras" de metal, em que painéis de madeira tipo OSB (Oriented Strand Board, em inglês) são encaixados e parafusados. A empresa comprou a divisão de OSB da Masisa no ano passado.

Uma das grandes possibilidades desse tipo de construção, que já é largamente utilizada nos Estados Unidos, é a aplicação para habitações populares. "A construção no método framing com os painéis OSB é mais rápida, mais limpa e, se feita em grande escala, também mais barata", explica o engenheiro civil e técnico da LP Brasil, André Morais da Silva.

Segundo Silva, a construção de uma casa popular de 40 metros quadrados levaria de 10 a 15 dias para ficar pronta nesse sistema. "Acredito até que é justamente uma aplicação assim que falta para divulgar o sistema no Brasil, quebrar paradigmas e formar mão-de-obra. Uma obra de 1.000 casas formaria cerca de 500 profissionais nesse sistema que não é difícil, apenas diferente." Os painéis de OSB podem receber qualquer tipo de acabamento, tinta, cerâmica, etc.

Para a fachada externa a LP Brasil também lançou o LP SmartSide, linha de painéis que reproduz a aparência de madeira natural e vem pronto para pintar, com proteção contra fungos e cupins. Os painéis têm 20 anos de garantia estrutural.

Outro produto lançado na feira com foco nas construções residenciais é o LP Membrana, produto que vem dos Estados Unidos que nada mais é do que uma manta que, colocada entre os painéis e o revestimento, funciona como uma barreira à umidade externa, ao mesmo tempo em que deixa o vapor interno de água sair para fora da construção. Com isso, o produto evita a formação de fungos e mofo no interior da residência.

Loft tecnológico

Além da Casa Acqua e da construção em painéis OSB da LP Brasil, o Loft Hi-tech da iHouse, empresa de automação brasileira com 10 anos de mercado e sede em São Paulo, também foi uma das sensações da Feicon Batimat 2009. O loft de 150 metros quadrados mostrou todo o leque de opções em automação, que oferece pelo celular o controle, à distância, de todos os recursos de uma residência (controle de entrada e saída da porta e também de um condomínio, iluminação, climatização, acionamento de equipamentos como o chuveiro e assim por diante).

Assinado pelo arquiteto Márcio Guirado, o projeto, que tem sala, cozinha gourmet, sauna e banheiro (além de um espaço de destaque para a banheira Smarthydro, assinada pelo designer Guto Índio da Costa), custou cerca de R$ 500 mil. "É a primeira vez na Feicon que recursos de automação tão modernos ficam acessíveis a um público tão grande", comentou o gerente comercial da iHouse, Daniel Hornos.

Entre as mil possibilidades de programação e cenários do loft, um lançamento chama a atenção. Inédita no mundo, a torneira eletrônica Smartfaucet é acionada por reconhecimento facial e a sua tela permite o acesso ao email, à previsão de tempo e a uma agenda.

Além da automação, o loft também traz outros luxos, como um painel de pedra ônix translúcido semiprecioso (R$ 24 mil o metro quadrado) da Galleria della Pietra, que fica sobre a cabeceira de uma cama de design holandês (a Royal M4IR da Auping), com atestado de qualidade da coroa real holandesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]