• Carregando...
 | /Gazeta do Povo
| Foto: /Gazeta do Povo

O conjunto porta e fechadura é um dos principais sistemas que garantem a segurança de uma residência. Escolher o modelo ideal para a necessidade de cada imóvel, no entanto, pode se tornar uma tarefa difícil diante da diversidade de produtos disponíveis no mercado.

INFOGRÁFICO: Veja os diferentes tipos de fechaduras

Para garantir segurança e durabilidade à fechadura, os especialistas afirmam que os itens a serem analisados vão muito além do design da peça, aspecto mais valorizado pelo consumidor. “Deve-se verificar o nível de segurança e o grau de resistência à corrosão”, ensina Felipe Oliveira, coordenador de produtos da Assa Abloy Brasil, grupo fabricante de fechaduras de diversas marcas.

O grau de segurança é determinado pela NBR 14.913/2011 e refere-se ao nível de resistência contra arrombamentos, variando em cinco graus, do mínimo ao máximo. Já a resistência à corrosão é o indicador que garante a durabilidade da peça em diferentes ambientes (confira tabela ao lado).

A frequência de uso é outro item que deve entrar no check-list para a escolha do modelo. Sebastião Almir Nunes, gerente de vendas da Rei das Fechaduras, explica que portas que recebem mais de 30 ciclos de abertura por dia devem utilizar fechaduras para alto tráfego. Abaixo disso, as máquinas de médio tráfego cumprem bem a função. “As fechaduras de tráfego leve são indicadas para portas que são abertas esporadicamente, como as de despensa”, sugere. Todas estas informações vêm descritas na embalagem.

No caso de compra para reposição, ainda é preciso levar em conta o tamanho da máquina utilizada na porta, o que facilita sua substituição, como explica Maria Eloina Wendrechowski, sócia-proprietária da loja Forma & Função. As fechaduras mais comuns medem 40 mm (modelos populares) ou 55 mm (primeira linha).

Segurança

Além da indicação máxima de segurança, a quantidade de pinos do cilindro – que indicam o número de segredos da peça – é outro item pode potencializar a performance da fechadura.

Os modelos Gorge, utilizados em portas internas, por exemplo, costumam ter cinco combinações de segredos, o que faz com que possam ser abertas com facilidade. “Este fato, aliado ao ‘buraco’ [que permite às pessoas espiarem pela fechadura], faz com que mais de 50% dos clientes instalem fechaduras externas [Yale] em portas de ambientes internos”, conta Nunes.

Outras opções são as fechaduras que contemplam mais pontos de travamento simultâneo e as digitais. “Em linhas gerais, há dois tipos de fechaduras digitais: a de sobrepor, que atua como auxiliar ao modelo mecânico, e a de embutir, que tem maçaneta e substitui as comuns. Os modelos podem ser integrados ou não com sistemas de alarme ou de automação residencial”, acrescenta Higor Omena, coordenador de produtos eletromecânicos da Assa Abloy Brasil.

Nunes lembra que a escolha da fechadura contribuiu, sim, para potencializar em maior ou menor grau a segurança do sistema, mas que não existem equipamentos complemente invioláveis. Isso porque dificilmente os modelos resistiriam a pancadas, como as feitas com pé de cabra, por exemplo.

Manutenção

Em geral, as fechaduras não demandam grandes manutenções. Quando necessária, a lubrificação do cilindro pode ser feita com grafite em pó, nos modelos Yale. Fechaduras multipontos, por sua vez, podem ser lubrificadas com micro-óleo, como ensina Sebastião Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]