i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Influência alemã

Thalia, um exemplar da arquitetura eclética

Com 133 anos, sede do clube na Comendador Araújo tem traços da arquitetura eclética com traços barrocos

  • PorSharon Abdalla
  • 18/04/2015 14:45
Prédio foi construído com base na arquitetura eclética e tem elementos na fachada que flertam com traços barrocos do século 17 e 18, mas não na sua essência. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Prédio foi construído com base na arquitetura eclética e tem elementos na fachada que flertam com traços barrocos do século 17 e 18, mas não na sua essência.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Um patrimônio da cultura alemã em Curitiba. Esta é a Sociedade Thalia. Fundado no século 19, o clube é um símbolo da preservação e divulgação da memória dos imigrantes germânicos. Sua sede social, localizada na Rua Comendador Araújo, pode até passar despercebida pelos mais desavisados, mas basta um olhar mais atento para perceber que o prédio preserva uma parte da história da cidade.

Tempos de guerra e paz

Até 1918, todas as atas de reuniões de diretoria e dos conselhos da Sociedade Thalia eram escritas em alemão, língua nativa dos imigrantes que fundaram o clube. Com a Primeira Guerra Mundial, no entanto, a sociedade foi obrigada por força de lei a redigir seus documentos em português e ser presidida somente por brasileiros natos. Os tempos de conflito ainda impuseram outras medidas duras sobre as instituições como o Thalia, que teve muitos de seus documentos queimados. Outras destruições de arquivos ocorreram durante o período ditatorial de Getúlio Vargas. Alguns poucos registros, como a Ata de Fundação da sociedade, foram escondidos por muitos anos e resistiram à destruição.

Paz no esporte

Vivendo tempos de paz, a Sociedade Thalia vem se consolidando no meio esportivo como um dos principais centros de formação de atletas do estado. Prova disso é a liberação concedida pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para a formação de jovens para os jogos olímpicos e paralímpicos com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, a Lei Pelé. “São três modalidades: natação paralímpica, basquetebol e esgrima”, conta o presidente Vilmar Anildo Schultz.

O início das atividades da sociedade, em 1882, foi resultado do desejo de 19 famílias vindas da Alemanha de se reunirem com os seus conterrâneos para matar a saudade da terra natal. Os primeiros encontros eram realizados no antigo Teatro Hauer, na Rua Mateus Leme. Depois, passaram pela Praça Tiradentes e a Rua XV de Novembro, sempre em endereços alugados.

Ao público

A Sociedade Thalia oferece alguns serviços abertos à comunidade externa, além das atividades direcionadas exclusivamente aos sócios. Os dois restaurantes e a academia – natação, hidroginástica, musculação – estão entre elas. O clube também aluga seus dois salões, com capacidades para 600 e 250 pessoas, para a realização de eventos sociais e corporativos.

Endereço: Rua Comendador Araújo, 338 - Centro

Informações: (41) 3320-7900

www.thalia.com.br

“As famílias que se estabeleceram em Curitiba eram mais intelectualizadas, por isso o objetivo da sociedade estava mais voltado à cultura. Como a cidade não contava com iluminação pública, os encontros eram realizados aos sábados de lua cheia, para que as famílias pudessem retornar às suas casas”, conta o presidente do Thalia, Vilmar Anildo Schultz.

A mudança para o prédio próprio, que abriga a sede social do Thalia, ocorreu em meados da década de 1940. O terreno foi adquirido pelo clube em 1938 e o prédio, construído pelos Irmãos Thá, inaugurado quatro anos depois.

Na época, a novidade movimentou Curitiba e o clube passou a receber eventos memoráveis, como os bailes dos Estados e das Nações, além do Carnaval Bossa Nova. “Naquele tempo, as pessoas esperavam o Carnaval com ansiedade. Eram dias de festa que terminavam no chafariz da Praça Osório”, lembra Schultz. Quando a prefeitura proibiu o encerramento da festa nas águas da praça, o banho se transformou no “Banho de Cinzas”, na piscina do clube.

Com traços ecléticos, o prédio tem nos vitrais um dos destaques de sua fachada, simbolizando o prenúncio dos tempos modernos.

Expansão

Para responder a demanda e ampliar a oferta de lazer para seus associados, o Thalia iniciou seu processo de expansão primeiramente para o campo, em 1967, com a fundação da Sede Fazenda, no município de Balsa Nova.

Cinco anos depois, nascia a Sede Praia, com uma área de 2 mil m² construídos na Ponta de Caieiras, em Guaratuba. Em 1988, foi lançada a pedra fundamental da Sede Olímpica, quarto espaço do clube localizada no Tarumã. Com 5 mil m² construídos e 105 mil m² de terreno, o espaço deverá receber ainda neste ano as obras do novo ginásio de esportes.

Hoje, o Thalia reúne 11 mil associados – entre sócios e dependentes – e tem suas atividades baseadas no tripé cultura, recreação e esporte. Segundo o presidente, uma das maiores dificuldades do clube tem sido investir na preservação do prédio, que depende da liberação do município para a venda do potencial construtivo do empreendimento. “Estamos há quatro anos buscando a liberação para a comercialização de cerca de 6 mil m² de potencial. Mesmo provando que estes recursos seriam direcionados para manter a construção, ainda não tivemos a liberação”, pontua.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.