"Acho que em qualquer época eu teria amado a liberdade; mas na época em que vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la"
(Tocqueville)

Site do influenciador americano Ben Shapiro chama Bolsonaro de “Trump brasileiro”

Imprimir Artigo
Foto disponível no perfil do candidato Jair Messias Bolsonaro no Facebook: https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/photos/a.250567771758883/1181647715317546/?type=3&theater
Foto disponível no perfil do candidato Jair Messias Bolsonaro no Facebook: https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/photos/a.250567771758883/1181647715317546/?type=3&theater

Quem acompanha o debate político americano, com certeza, já ouviu falar de Ben Shapiro: o jovem que se tornou um fenômeno nos Estados Unidos. A Gazeta do Povo já destinou uma matéria ao intelectual conservador que pode ser acessada aquiLá ele começa sendo descrito da seguinte forma:

O conservador que vem assustando a esquerda e entusiasmando a direita nas universidades americanas foge aos estereótipos: ele não foi criado no interior do Kentucky, mas na progressista Los Angeles. Não é um cristão evangélico, mas um judeu praticante que utiliza o quipá onde quer que esteja. Não frequentou faculdades conservadoras, mas se formou na Universidade da Califórnia (Ciência Política) e em Harvard (Direito) – com honras.

Ben Shapiro

Pois bem, em 2015, Ben Shapiro fundou um site de crítica política, o Daily Wire.

Recentemente o site dedicou um artigo ao candidato favorito para se tornar o próximo Presidente da República do Brasil: Jair Messias Bolsonaro.

O artigo apontou Bolsonaro como o “Trump brasileiro” em seu título: “7 Coisas que você tem de saber sobre o ‘Trump brasileiro’ que lidera a corrida presidencial“. O post pode ser acessado aqui e tem uma cobertura bastante favorável ao candidato.

1) O primeiro ponto que a reportagem ressalta é que Bolsonaro se posiciona como conservador. Após brevemente descrever seu perfil de militar aposentado, relata que ele se opõe ao aborto, é um apoiador declarado de Israel, defende um maior acesso aos meios para o exercício da legítima defesa e promove o livre-mercado.

O texto ainda ressalta sua trajetória de combate à corrupção e o modo como se apresenta como um outsider.

2) O segundo ponto destacado pela matéria é que os apoiadores de Bolsonaro são entusiastas bastante convictos do candidato. A reportagem descreve como ele é chamado de “mito” pelos apoiadores e recebido por multidões onde quer que vá, além de liderar as pesquisas de intenção de voto para presidente.

A postagem, inclusive, traz um vídeo de uma das recepções de Bolsonaro em aeroportos:

3) O terceiro ponto descrito no post foi o grave atentado praticado contra a vida de Jair Bolsonaro por militante de esquerda.

4) O quarto ponto trata das falas controversas de Bolsonaro, inclusive sobre o regime militar brasileiro, embora encerre com sua declaração recente em que diz ter “total compromisso com a democracia”, segundo reportagem do Jornal Valor Econômico.

5) O quinto ponto chama a atenção para o fato de que Bolsonaro apoia Donald Trump, que vem obtendo sucesso ímpar nos Estados Unidos. Todavia, em razão da massiva e violenta campanha midiática contra ele, encontrava raros apoiadores públicos no Brasil até pouco tempo atrás.

A matéria aponta algumas de suas semelhanças ideológicas, além do fato de ambos se identificarem como outsiders e sofrerem perseguição por parte da imprensa alinhada aos políticos tradicionais.

6) O sexto ponto é a desconfiança de Bolsonaro em relação às urnas brasileiras que não possuem mecanismo de auditoria. Escrevemos sobre o tema das urnas em dois posts anteriores, os quais podem ser acessados: aqui e aqui.

7) Sétimo ponto: Bolsonaro é uma das últimas esperanças brasileiras contra o socialismo.

O texto descreve como Bolsonaro enfrenta nas eleições vários candidatos e partidos socialistas, como o PT, o PDT, o Rede e um partido de esquerda moderada, o PSDB. Todavia, o colapso da economia venezuelana, com enorme percentual de sua população submetida à pobreza e à fome leva a que grande parte do eleitorado brasileiro tenha receios de embarcar por igual caminho, ainda mais diante da situação atual, decorrente da crise do governo petista de Dilma Rousseff, que levou um enorme contingente populacional ao desemprego, de modo que a maioria da população afirma que nossa economia vai mal.

Contrapondo-se a isso, Bolsonaro planeja reduzir tributos e o déficit público, alegando ainda que por não entender muito de economia confia a área, em larga medida, ao economista liberal Paulo Guedes.

Paulo Guedes e Bolsonaro

A postagem encerra com a declaração de uma eleitora, Rose Limeira: “não há empregos, e isso por causa das políticas socialistas que paralisaram os negócios”. “As pessoas já não conseguem contratar, porque não suportam pagar tanto ao Estado”.

blog ainda fez outra reportagem cobrindo a vitória de Bolsonaro no primeiro turno, em que citam a frase do candidato, plena de conteúdo em vista do momento atual do Brasil: “O que está em jogo é a nossa liberdade“.

Compartilhe:

8 recomendações para você

Desenvolvido por bbmarketing.com.br