• Carregando...
Jean Wyllys-ofensas-desembargadora
Jean Wyllys apresentou queixa-crime por injúria contra a desembargadora do TJRJ| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), se tornou ré na ação penal privada por injúria contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entenderam que a postagem sugerindo “paredão profilático” feita nas redes sociais configura possível crime.

O caso se tornou competência do STJ para analisar a queixa-crime porque a desembargadora seria processada e julgada por um juiz de primeira instância da Justiça do Rio de Janeiro.

A relatora ministra Nancy Andrighi diz que na postagem da desembargadora “houve demonstração, no campo hipotético e indiciário, da intenção deliberada de injuriar, denegrir, macular ou de atingir a honra do querelante.”

Os ministros rejeitaram o pedido de afastamento das funções da desembargadora durante o processo. Os magistrados, por unanimidade, entenderam que os fatos não estão previstos na Lei Orgânica da Magistratura Nacional e que a análise do crime de injúria está relacionado à esfera privada.

Jean Wyllys renunciou ao cargo de deputado federal após ser reeleito em 2018 e não chegou a tomar posse no terceiro mandato. À época, o parlamentar alegou sofrer ameaças de morte e disse que se mudaria do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]