• Carregando...
Empresa pedia direitos autorais para queijo feito de requeijão, salsa, alho e alho-poró | Reprodução /YouTube
Empresa pedia direitos autorais para queijo feito de requeijão, salsa, alho e alho-poró| Foto: Reprodução /YouTube

Um sabor pode ter direitos autorais?

Esta foi a questão a qual se depararam os juízes do Tribunal de Justiça da União Europeia ao avaliar ação em que uma empresa de produtos holandeses pedia direitos autorais para o sabor e a distribuição de um determinado queijo.

A resposta dos magistrados foi um retumbante “não”.

Sabor é “uma ideia”, decidiu o tribunal. Não é a “expressão de uma criação intelectual original” e, portanto, não pode ser protegida pela lei.

Leia também: Homem de 69 anos aciona Justiça para ser considerado 20 anos mais novo

O caso foi trazido há cinco anos pela empresa holandesa Levola. Levola vende, desde 2001, o Heks’nkaas (que significa “queijo das bruxas”), um queijo branco sedoso. É uma mistura de requeijão, salsa, alho e alho-poró. Em 2013, a empresa rival Smilde começou a distribuir um produto parecido, chamado de Witte Wievenkaas, que também faz referência a bruxas. O produto incluía a maioria dos ingredientes utilizada no Heks’nkaas.

Levola disse que algo não “cheirava bem” e acusou a Smilde de copiar seu produto.

Mas o Tribunal de Justiça não se convenceu e optou por entender que apenas uma “criação intelectual original” é passível de direito autoral.

“O objeto protegido por direitos autorais deve ser expresso de uma maneira que o torne identificável com precisão e objetividade suficientes”, disse o tribunal, como um livro, um programa de televisão ou uma obra de arte. “Sendo assim, o Tribunal considera que o sabor de um produto alimentício não pode ser identificado com precisão e objetividade”.

Leia também: Por que a Suprema Corte decidiu que tomates são legumes

O tribunal disse que o gosto é subjetivo e que pessoas diferentes experimentam alimentos de forma diferente. Portanto, um gosto não é a mesma coisa que um filme ou livro, que são objetos imutáveis. Os gostos “dependem, entre outras coisas, de fatores específicos para a pessoa que provou o produto em questão, como idade, preferências alimentares e hábitos de consumo, bem como sobre o ambiente ou contexto em que o produto é consumido”, disse a corte.

O processo não é tão inusitado quanto parece. Em 2006, os tribunais holandeses decidiram que a Lancome é proprietária dos direitos autorais em relação aos odores de seus perfumes. (Em 2013, os tribunais franceses acharam o contrário).

O advogado europeu de propriedade intelectual, Joshua Marshall, disse ao New York Times que a decisão sobre o queijo faz sentido. “Os direitos autorais não devem ser usados para impedir a disseminação e o uso de ideias”, disse ele. “O sabor de um queijo de alho-poró é realmente uma ideia.”

Leia também: Se eu morrer, quem paga minhas dívidas?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]