• Carregando...
Projeto de alunos de escola de Curitiba discute sobre as bactérias presentes no corpo humano | Divulgação 
Projeto de alunos de escola de Curitiba discute sobre as bactérias presentes no corpo humano| Foto: Divulgação 

Quando falamos em bactérias ou fungos, comumente relacionamos essas palavras a sujeira ou doenças, mas a realidade é bem diferente. Não importa a forma como você é rigoroso com a sua higiene, esses pequenos “intrusos” permanecerão com você. Isso porque uma boa parte da constituição do nosso organismo é formada por bactérias e fungos. O nosso intestino, por exemplo, apresenta mais de 100 trilhões de micro-organismos com mais de mil espécies em sua formação.

Esses pequeninos, invisíveis a olho nu, são essenciais à nossa saúde e bem-estar e vem se tornando a nova aposta no campo da saúde. Estudos recentes apontam que até mesmo no combate à obesidade, as bactérias podem ter um papel importante e que nem sempre uma doença é causada pela presença das mesmas, mas que a falta delas também causa desequilíbrios. E, neste caso, a solução seria reintroduzi-las. 

Na matéria intitulada "Estudo aponta que nosso organismo é formado (principalmente) por bactérias e fungos", publicada na Gazeta do Povo, a pesquisadora e bióloga Alanna Collen nos ajuda a entender a presença desses micro-organismos e de que forma eles podem ser “melhorados”, o que, segundo ela, é a chave para quem busca mais saúde e qualidade de vida. A pesquisadora garante que o principal, é prestar atenção no que estamos ingerindo. Uma alimentação equilibrada, com poucos alimentos industrializados é fundamental, além disso, comer apenas o que nosso organismo precisa, não deixando o organismo se sentir “empanturrado” também é muito importante. 

Pequenos cientistas 

Em Curitiba, os alunos de contraturno da professora Luciene Fraga Lacerda, da Escola Municipal Profº Guilherme Lacerda Braga Sobrinho se tornaram verdadeiros cientistas, ao estudar sobre a vida microscópica. 

As atividades iniciaram com um aprofundamento sobre o tema, na internet, e posteriormente a visita de uma cientista, que explicou de forma muito divertida a importância dos hábitos saudáveis e de que forma as bactérias se proliferam no organismo, quando são benéficas e quando podem nos prejudicar. 

Depois disso, as crianças debateram a matéria citada anteriormente e a professora propôs a realização de um experimento, para que as crianças pudessem percebem a existência de bactérias e fungos. 

Utilizando da metodologia proposta pelo Ler e Pensar, a experiência denominada “Cultivando Bactérias” foi conduzida por um dos alunos e relatada em forma de vídeo. O produto final ficou uma graça e você pode conferir aqui. Segundo a professora, o aluno foi escolhido justamente para desenvolver sua oralidade, pois costumava ser tímido e retraído, porém, depois dessa atividade, já atuou até mesmo como apresentador em um evento promovido pela Secretária de Educação e voltado aos estudantes das escolas municipais, demonstrando que ao permitir o protagonismo das crianças dentro do processo de ensino aprendizagem, garante também a melhora da autoestima e autoconfiança. 

O restante da turma também apresentou resultados de aprendizagem significativos: “os estudantes aprenderam que uma alimentação saudável, manter cuidados de higiene e ter a carteira de vacinação em dia, ajuda as bactérias boas combaterem os micro-organismos causadores de doenças do nosso corpo, inclusive se propuseram a optar por uma alimentação mais saudável”, avalia Luciene.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]