• Carregando...
Inspirando boas atitudes
| Foto:

As pessoas são boas. É essa a conclusão que podemos chegar quando nos deparamos com diversas notícias de boas ações, como o caso que aconteceu na Inglaterra e foi noticiado na Gazeta do Povo, das mais de 5 mil pessoas que ficaram na fila para doar medula a um menino com câncer, ou pensando aqui no nosso Estado, a história do morador  que fez vaquinha e construiu um balanço adaptado para cadeirantes.

Sempre que nos deparamos com histórias assim, vem aquela vontade de contar para todo mundo, a fim de inspirar mais pessoas e mudar a percepção de que a humanidade está cada vez mais individualista. E foi isso o que a professora Simone Nogueira de Lima, da Escola Municipal Michel Khury, localizada em Curitiba, fez.

A Prática do Bem: vale a pena ver

Ao longo do ano, ela tem realizado diversas atividades com os alunos dos 3ºs e 4ºs anos, fazendo assim um processo de construção de conhecimento. As crianças têm lido diversas matérias da Gazeta do Povo, inclusive as citadas acima, sobre virtudes, para que elas vejam as coisas boas que as pessoas têm feito ao redor do mundo. Além disso, eles assistiram vários documentários e tutoriais sobre o tema no Youtube, o que levou os alunos a quererem construir o seu próprio documentário. Após a leitura de outra matéria inspiradora, sobre a Organização Pontos com Amor, a professora se encantou com o projeto e convidou a coordenadora, Lorran Baeumle Gabardo, para conversar com os alunos sobre as ações realizadas. A fala dela e de mais um voluntário também foi registrada no documentário.

Os alunos também se motivaram a arrecadar tecidos para a Organização Social que, a partir desses tecidos, confecciona roupinhas e vestidos para crianças carentes. “Participando da campanha, eu senti muita emoção e fiquei feliz das crianças ganharem muitas roupas”, afirma Nicollas Edeval Corsini Rosa, um dos alunos envolvidos no projeto. Os estudantes ainda foram atrás de outras iniciativas do bem, como as oficinas de haicai, ministradas pelo poeta curitibano Alvaro Posselt e as ações realizadas pela torcida Fúria Independente.

A professora conta que todos os alunos se envolveram na organização do roteiro do documentário e nas perguntas aos entrevistados. Para a montagem, eles contaram com a ajuda da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação, da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos se encarregaram de montar os equipamentos e explorar as ferramentas de edição.

Além de poder espalhar essas ações do bem para fora da sala de aula, a prática realizada pela professora pôde proporcionar uma aprendizagem mais significativa aos alunos, se estendendo inclusive para as famílias, como foi notado no depoimento da mãe de aluno Priscila Ribas Cruz. “Eu me senti muito feliz porque eu sempre gosto de ajudar o próximo [...] a gente não tem muito, mas o que a gente tem, podemos doar”, afirma Priscila, que também foi impactada pelas ações realizadas, já que a professora entregou algumas notícias do jornal para os alunos lerem com as famílias.

Essa iniciativa de conhecer, registrar e compartilhar as boas ações com os estudantes, famílias e comunidade, foi tão legal e importante que a professora Simone conquistou o 1º lugar na missão de agosto do Ler e Pensar. Com atitudes assim, com certeza teremos mais pessoas éticas e conscientes do seu papel na sociedade.

Confira o documentário produzido pelos alunos:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]