• Carregando...
Instituto GRPCOM promove Semana da Educação
| Foto: Divulgação

Durante essa semana, de 26 a 28 de abril, o Instituto GRPCOM promoveu a “Semana da Educação”, um ciclo de mesas redondas, com convidados especialistas, que tinha objetivo de discutir os maiores desafios da Educação em 2022.

Para a abertura do evento, que tinha como tema “ O papel do gestor escolar na superação dos desafios da retomada”, os convidados foram: Renato Casagrande, professor, gestor e Presidente do Instituto Casagrande e Emilio Munaro, também professor e gestor, especialista em Educação Pública e membro eletivo do movimento Todos pela Educação. A discussão foi muito interessante e um dos pontos abordados pelos dois palestrantes foi a necessidade de se enxergar as mudanças que a pandemia trouxe por um viés positivo, afinal, algumas transformações vão agregar muito à Educação. Além disso, Emilio e Renato falaram sobre a importância do acolhimento e do fortalecimento das competências socioemocionais de alunos e professores.

No segundo dia de evento, as convidadas Maria Sílvia Bacila, Doutora em educação e Secretária de Educação de Curitiba e a Professora Angela Mari Gusso, professora, alfabetizadora e Doutora em estudos linguísticos falaram sobre “Desafios de 2022: a readequação metodológica e curricular e a alfabetização”. A Secretária, Maria Sílvia, destacou o trabalho de reposição curricular adotado em Curitiba por meio do Projeto LEIA +. Já Angela esclareceu várias dúvidas relativas aos “atrasos” de alfabetização que os professores vem encontrando em sala de aula.

Angela também é professora convidada no curso: Desafios da Alfabetização, disponível para professores inscritos nos Projetos Ler e Pensar ou Televisando, do Instituto GRPCOM. O curso tem como objetivo apoiar professores de qualquer etapa de ensino da Educação Básica que estejam percebendo dificuldades relacionadas à alfabetização em seus alunos e desejem entender melhor como identificar as dificuldades e o que fazer para ajudá-los a avançar.

Por fim, para fechar a semana com chave de ouro, tivemos o lançamento do curso “Gestão e Avaliação de Projetos” em um bate-papo entre Ana Gabriela Simões Borges, superintendente do Instituto GRPCOM e Patrícia Nalevaiko, gestora de conteúdos e Pedagoga do Instituto. Ana Gabriela reforçou, durante a sua fala, a necessidade de se explorar o trabalho com Projetos como uma estratégia para reposição curricular, neste momento desafiador que estamos vivendo, já Patrícia reforçou a importância da Avaliação diagnóstica e contínua. O curso gratuito também está disponível a todos os inscritos nos Projetos e já pode ser acessado na EAD do IGRPCOM.

Ficou interessado(a) e quer conhecer mais sobre os cursos? Inscreva-se no Ler e Pensar ou no Televisando e garanta seu acesso à Plataforma EAD e vários outros benefícios:

Ler e Pensar:
Voltado a professores e profissionais da Educação de todo o Brasil, que atuam na Educação Básica e Rede Pública de Ensino.
Inscrições e mais informações em: lerepensar.com.br

Televisando:
Voltado a professores e profissionais da Educação do Paraná, que atuam no Ensino Fundamental 1
Inscrições e mais informações em: rpc.com.br/televisando

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]