• Carregando...
Ler e Pensar 2022 está em busca de Professores Transformadores
| Foto:

O Ler e Pensar (LeP) é um projeto de educação realizado pela Gazeta do Povo e pelo Instituto GRPCOM desde 1999. Durante 20 anos, o LeP esteve presente no Paraná e agora atende todos os estados do Brasil e todas as etapas da Educação Básica.

O Projeto oferece diversos benefícios gratuitamente aos profissionais da educação inscritos, como: assinatura digital da Gazeta do Povo, acesso à Plataforma EAD – com cursos de 20h a 60h e certificados pela Universidade Tuiuti do Paraná –, materiais de apoio pedagógico exclusivos, acesso a uma comunidade virtual com professores de todo o Brasil e participação em eventos e ações de reconhecimento.

Neste ano, o Projeto abriu as inscrições em fevereiro, e agora é a hora de descobrir como os professores do LeP, estão transformando suas realidades e motivando seus alunos a impactarem positivamente a comunidade onde vivem.

A “ação de reconhecimento LeP 2022: Professor Transformador” dará destaque a quatro práticas, realizadas por professores inscritos no Projeto. O objetivo é incentivar os docentes a utilizarem a metodologia proposta pelo LeP para, com seus estudantes, identificar os problemas da comunidade local e agir sobre eles, promovendo os princípios das Competências Gerais 4 (Comunicação), 5 (Cultura Digital), 9 (Empatia e Cooperação) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de trabalhar os três grandes objetivos do Projeto: incentivo à leitura/leitura de mundo, promoção da cidadania e desenvolvimento da Alfabetização Midiática e Informacional na escola.

As quatro melhores ações serão divulgadas aqui, na coluna Ler e Pensar, e os professores receberão de presente um Kit exclusivo do Projeto.

Quem pode participar

Qualquer professor que atue na Educação Básica e na Rede Pública, de qualquer cidade do Brasil, e esteja inscrito no Ler e Pensar 2022 pode enviar seu Projeto.

As inscrições para o Ler e Pensar são gratuitas e ainda estão abertas!. Para se inscrever, basta preencher no formulário disponível no site: lerepensar.com.br/inscricao.

Como enviar a prática e participar

O edital e o formulário de envio estão disponíveis na área logada do site do Ler e Pensar. Para enviar sua prática/projeto, o professor precisará descrever a atividade realizada, os objetivos e resultados, além de anexar algumas evidências, como fotos e vídeos, por exemplo.

O envio é realizado de forma on-line e não tem nenhum custo. Além disso, para subsidiar a sua prática, os professores do LeP tem acesso a uma formação EaD que conta com até 60h de certificação, dicas pedagógicas semanais e apoio da equipe Ler e Pensar.

As práticas podem ser enviadas até o dia 25 de julho e serão avaliadas por uma comissão do Instituto GRPCOM, conforme os seguintes critérios: uso da metodologia proposta, impacto causado na comunidade, coerência, criatividade, relevância e evidências. Os vencedores serão conhecidos na primeira quinzena de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]