• Carregando...
Ler e Pensar completa 20 anos e começa 2019 cheio de novidades
Ler e Pensar completa 20 anos e começa 2019 cheio de novidades| Foto:

Inovação. Essa é a palavra que define o Ler e Pensar em 2019. No ano em que comemora duas décadas de existência o projeto vem uma proposta gamificada, investindo ainda mais na formação dos participantes e com o objetivo de reconhecer 20 professores engajados durante todo o ano!

A gamificação é uma estratégia que vem sendo muito utilizada na educação, para melhorar o desempenho dos estudantes. A metodologia prevê a utilização de preceitos que tornam o game interessante, como as fases, desafios, pontuações e ranking, em situações escolares.

O Ler e Pensar já vem falando em metodologias ativas desde o ano passado, por isso, decidiu que poderia ser interessante oferecer essa experiência aos professores que participam do Projeto, como explica a gestora Mariane Maio. “Vamos usar os pontos e prêmios, do game, durante a execução do Projeto. Como vai funcionar? Dividimos o ano em duas fases, a primeira, que vai de maio a setembro, terá missões premiadas mensalmente e serão dois professores reconhecidos em cada mês, mas todos que participarem acumulam pontos para a segunda fase, que chamamos de Missão Leitura: Especial 20 anos. Neste segundo momento, que acontece em outubro e novembro, teremos missões fixas e surpresas durante 6 semanas. A cada missão cumprida o professor acumula mais pontos e ao final desse processo serão reconhecidos mais 10 vencedores”, conta .

As missões da primeira fase do projeto já podem ser consultadas no site do Ler e Pensar e vão ficando mais complexas durante o ano. Já as tarefas do Missão Leitura: Especial 20 anos, só serão divulgadas no segundo semestre e também contarão com um tema surpresa.

Outra novidade é que Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que desenvolvem projetos relacionados à educação também podem participar do projeto. “Essa é uma demanda que já vinha aparecendo nos últimos anos. Sempre recebíamos e-mails e telefonemas de instituições que gostariam de participar do projeto, então, esse ano decidimos que era o momento perfeito! As organizações podem se inscrever por meio do site do Ler e Pensar e contam com edital próprio. Elas não poderão participar das missões premiadas, de maio a setembro, mas pensamos nelas com carinho, e criamos uma categoria especial no Missão Leitura,” esclarece Mariane.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]