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Ler e Pensar: conheça a grande prática vencedora de 2019

Nos 20 anos do Projeto, 20 professores serão reconhecidos pelas suas práticas

  • PorInstituto GRPCOM
  • Curitiba
  • 27/11/2019 12:18
Ler e Pensar: conheça a grande prática vencedora de 2019
| Foto:

Durante todo o ano de 2019, mais de 2 mil professores de todo o Paraná participaram do Projeto Ler e Pensar, do Instituto GRPCOM e Gazeta do Povo. Dentre todos esses, 10 se destacaram pelas suas práticas transformadoras e foram classificados para uma votação popular, com a duração de 14 dias e que decidiria a colocação de cada um deles.

A votação, engajou escolas, famílias e comunidades de forma surpreendente, alcançando o total de 477.535 votos, e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 27 de novembro. Confira aqui.


E para você entender porque essas professoras merecem todo esse reconhecimento, a partir de hoje e durante as próximas semanas, você vai conhecer algumas das atividades realizadas durante 2019, pelas 10 melhores professoras do Ler e Pensar nesta edição, iniciando pela grande vencedora, Denise Lourenço Schenoveber da Silva, do Centro de Educação Integral Ulysses Silveira Guimarães, de Curitiba.

Bicho também precisa de cuidados

De acordo com a matéria "Curitiba recebe 30 denúncias por dia de maus-tratos a animais", publicada pela Gazeta do Povo no último semestre de 2018, o número de animais sofrendo com maus tratos e abandono é muito grande, sendo que as maiores vítimas são os cães, gatos e cavalos. Mas, devido ao aumento da sensibilização e conscientização da população e da forte atuação da Rede de Proteção Animal de Curitiba, essa realidade está prestes a mudar, pois o aumento no número de denúncias mostra prova que essa irresponsabilidade não vem sendo aceita pela população de uma forma geral, e ajuda os órgãos responsáveis a tomarem as devidas providências.

As penalizações estão previstas na Lei Municipal nº 13.908/2011, que prevê até mesmo a apreensão do animal de seu tutor, como afirma a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa, em entrevista concedida à mesma matéria. O canal de denúncias 156 é uma iniciativa importante, mas segundo Vivien, mais importante do que isso é saber como cuidar adequadamente do seu pet.

Responsabilidade e cidadania: lições para toda a vida

Uma das missões propostas pelo Ler e Pensar, previa a realização de uma atividade, em parceria com uma organização social, visando resolver algum problema enfrentado pela comunidade, com o objetivo de trabalhar com as Competências Gerais número 2 e 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a principal diretriz do Ensino Básico na Educação Brasileira.

Segundo Denise, os estudantes tiveram duas semanas para prestar atenção na sua comunidade e identificar um problema que pudesse ser trabalhado por eles. Todos puderam trazer os temas e após uma conversa e levantamento, chegaram à conclusão de que havia um grande número de animais abandonados pelas ruas do bairro, e foi por isso que todos escolheram esse problema para trabalhar.

Envolvendo muitos professores da escola e utilizando a matéria citada no início deste texto, foram desenvolvidas muitas atividades, que foram além dos muros da escola. Com a professora Ligiane Porto, de Literatura, os alunos produziram poemas sobre o tema para compor um mural na escola. Com a professora Adriana Serafim, de Ciência e Tecnologias, criaram cartazes, que foram expostos na entrada da escola, para atingir os familiares e depois trazidos para os corredores, buscando impactar ainda mais os outros alunos da instituição.

Juntamente com a inspetora, outros professores e representantes da Guarda Municipal, as crianças realizaram ainda uma caminhada pelo bairro, com o objetivo de informar e conversar com outros moradores da região. Além disso, as famílias também receberam materiais produzidos e impressos na escola, com orientações mais detalhados sobre os cuidados que deveriam adotar com os animais de estimação.

Com o professor Everaldo Costa, de Língua Portuguesa, as crianças ainda puderam aprender se divertindo, pois, o docente gamificou as aulas e transformou o conteúdo todo em um grande jogo, utilizando até mesmo uma roleta produzida com o kit de robótica educacional Ludobot, com a assistência da Professora Denise.

Em outra etapa do projeto, os alunos trabalharam com três Instituições sociais: a ONG Salva Bicho, o Projeto Bicho nas Escolas e o Clube de Aventureiros Nova Jerusalém Kids. Com a ONG Salva Bicho e o Projeto Bicho nas Escolas, as crianças participaram de palestras, proferidas pelos responsáveis de cada umas das organizações e com as ilustres presenças de animais resgatados. As crianças ainda produziram podcasts de entrevistas com as organizações e todas as ações foram divulgadas na página da escola, no Facebook.

Depois disso, as crianças, sob orientação das professoras Denise e suas colegas, professoras Keuly da Silva e Marli Schwanka, elaboraram um mural, onde deveriam trazer fotos junto com seus pets para a exposição. Também colaboraram com as fotos outros professores e funcionários da escola, em apoio a iniciativa da professora Denise.

Foi então que as turmas e professores decidiram promover uma campanha de arrecadação de ração para ser doada para uma das organizações que vinha participando das atividades e destinada a protetores independentes, além de uma das vizinhas da escola, que também recolhe animais abandonados. O Clube de Aventureiros Nova Jerusalém Kids, também foi convidado a participar da campanha e todos aqueles que colaboraram, tanto trazendo as fotos, quanto doando pacotes de ração, receberam um brinde, oferecido pela diretora da Escola, e participaram do sorteio de um prêmio.

A campanha foi um verdadeiro sucesso! Foram arrecadados mais de 140kg de ração, beneficiando centenas de animais resgatados e apoiando a iniciativa de dezenas de protetores. Segundo Denise, as crianças ficaram tão empolgadas que não queriam parar por aí: “os alunos ficaram muito sensibilizados quanto ao tema e alguns inclusive sugeriram mais ação, como uma feira de adoção.”

Segundo ela, não foram só os animais que saíram ganhando, mas famílias e comunidades também foram beneficiadas, afinal, além do acesso a toda informação levada pelos estudantes, puderam participar ativamente da campanha. Além disso, temos certeza que a cidade toda ganha, pois crianças que refletem sobre a realidade em que vivem hoje, se tornam adultos que agem sobre os problemas amanhã. “A atividade contribuiu grandemente para que os estudantes participassem individual e coletivamente de ações solidárias e de reflexão, as quais incentivaram a autonomia, a responsabilidade, a determinação, a resiliência e a tomada de decisões baseadas em princípios éticos, inclusivos e solidários”, ressalta Denise.

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Comentários [ 4 ]

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  • J

    Jorge Dias

    ± 48 minutos

    Pera ai; deixa eu ver se eu entendi: A Gazeta premiou iniciativas que tratam de cuidados de "pets" em escolas públicas, ao passo que milhares de nossos jovens adultos são analfabetos funcionais graças ao fraco estudo destas mesmas escolas públicas. É isso mesmo?

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    • E

      ELIANA T

      ± 4 horas

      O Governo deveria abraçar esse Projeto de Responsabilidade e Cidadania em relação ao Abandono de Pets, pois é muito importante as crianças serem educadas e conscientizadas sobre esse assunto. Isto para que não se tornem adultos que abandonam os animais, cometendo crimes contra eles.

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      • L

        Ler e Pensar

        ± 15 horas

        Super parabéns à professora Denise, que mobilizou toda a comunidade com esse projeto lindo.

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        • A

          ANA GABRIELA SIMOES BORGES

          ± 16 horas

          Que projeto sensacional!

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