• Carregando...
 |
| Foto:

“Conexões para uma Educação Transformadora”, esse é o tema do 1º Fórum Ler e Pensar, realizado pelo Ler e Pensar, projeto da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM. O evento que abordará temáticas como inovação, criatividade, metodologias ativas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alfabetização midiática, ocorrerá no dia 30 de março, em Curitiba, e pretende reunir professores de escolas públicas de todo o Paraná. Ao todo, serão 700 vagas para as atividades oferecidas no auditório principal, além cerca de 400 vagas para oficinas e palestras.

A palestra magna, de abertura do evento, será com o professor José Moran, referência entre os estudiosos das áreas de educação, comunicação e tecnologias. Moran é um dos fundadores da Escola do Futuro, autor do livro “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá” e coautor dos livros “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora”, “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”e“Educação a Distância: Pontos e Contrapontos”. 

Outra presença ilustre será a da professora Débora Garofalo, uma das 10 finalistas no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação. Débora é professora da rede pública de São Paulo e finalista do Prêmio com o projeto Robótica com Sucata. Ela também foi vencedora do Prêmio Professores do Brasil na temática Especial Inovação na Educação e do Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT Lab. 

No auditório principal haverá ainda duas mesas redondas, uma sobre Alfabetização Midiática e outra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o professor José Motta pretende “colocar fogo” no evento com a sua palestra “Educação para um Mundo Exponencial”. Confira a programação completa do evento clicando aqui. 

Objetivo 

“O ano de 2019 é um ano de festa para o Ler e Pensar. Estamos completando 20 anos de existência e, por conta disso, acreditamos que um grande evento como este será uma boa forma de festejar”, afirma Mariane Maio, gestora estadual do LeP. Além de comemorar os 20 anos do Projeto, o evento também tem como objetivo servir como momento de formação para os professores do Estado. 

“O evento foi estrategicamente pensado para trazer à tona temas importantes e necessários, típicos dessa nova era da conexão que vem transformando a sociedade e também a escola”, reforça Ana Gabriela Simão Borges, superintendente do Instituto GRPCOM. 

Quem pode participar? 

O 1º Fórum Ler e Pensar: Conexões para uma Educação Transformadora é destinado prioritariamente para professores da rede pública do Estado do Paraná, tanto estadual, quanto municipais. O Fórum conta ainda com apoio da Universidade Positivo. Portanto, alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Positivo e professores dos Colégios Positivos que quiserem participar do evento, devem procurar a coordenação do Curso de Pedagogia para se inscreverem. 

Mais informações: 

Data: 30/03/2019 

Horário: 8h30 às 18h30 

Local: Universidade Positivo- Ecoville- R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba 

Programação e inscrições: www.lerepensar.com.br/forum-ler-e-pensar/ 

Evento gratuito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]