• Carregando...
Live longer, live better – Viva mais, viva melhor
| Foto:

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na forma como vivemos, é o que afirma o escritor americano Dan Buettner, no livro "The Blue Zones Solution: eating and living like the world’s healthiest people" (A solução das Zonas Azuis, comendo e vivendo como as pessoas mais saudáveis do mundo – em tradução livre). Para ele, adotar pequenas mudanças de rotina e alimentação podem fazer uma grande diferença na quantidade e qualidade dos anos que vivemos: “O envelhecimento nos oferece duas opções: podemos viver uma vida mais curta, com mais anos de incapacidade. Ou podemos viver uma vida mais longa, com um menor número de anos ruins. A escolha depende de nós”, afirma o autor.

Na matéria "Cinco hábitos diários que aumentam a longevidade", publicada na Gazeta do Povo, é possível conferir quais seriam algumas das mudanças propostas pelo escritor, como por exemplo movimentar-se mais, ingerir ao menos uma xícara de grãos por dia e caminhar para ir a lugares próximos ao invés de utilizar somente o carro. Mas, de onde o Buettner tirou tudo isso?

Em busca da fórmula da longevidade, o pesquisador percorreu diversos lugares conhecidos como Blue Zones, áreas onde as pessoas vivem mais tempo, chegando facilmente aos 100 anos. Esses lugares foram identificados por cientistas e demógrafos, que constataram que o modo de vida nessas regiões tinha uma influência muito grande na idade e na qualidade de vida, mesmo na velhice, alcançada pelos seus moradores.

Dan Buettner, identifica em sua obra cinco Zonas Azuis. São elas: Sardenha (Itália), Ilhas de Okinawa (Japão), Loma Linda (Califórnia), Península de Nicoya (Costa Rica) e Icária (na Grécia).

Viajar faz bem, estudar também!

A saúde integral já vem sendo trabalhada pela professora de Educação Física Taísa Valentin Silva, de Campina Grande do Sul, com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio desde o começo do ano, mas ganhou outra abordagem após a leitura da matéria da Gazeta do Povo citada anteriormente. Inspirados pelos cinco hábitos descritos, os estudantes buscaram mais atitudes que também fizessem bem para a saúde física e mental e descobriram que o hábito de viajar também traz muitos benefícios.

Pensando nisso, Taísa convidou a professora Jaqueline Alves, da disciplina de Língua Inglesa, para dar continuidade ao trabalho. A partir disso, os alunos deveriam realizar pesquisas sobre diferentes lugares, dentro e fora do Brasil, e então pensar em como planejar a uma viagem, criando um roteiro turístico todo em inglês. No itinerário deveriam constar os principais atrativos locais, médias de valores para hospedagem e alimentação e passeios que poderiam ser realizados.

Os roteiros foram publicados no informativo que a turma, do Colégio Estadual Ivan Ferreira do Amaral Filho, já vem produzindo e postando na página do projeto no Facebook, desde o mês de agosto. Além das viagens, outros textos também compõe o jornal, sempre buscando trazer informações sobre prevenção, hábitos alimentares saudáveis e exercício físico como o caminho para a saúde integral.

Com essa prática, as duas professoras garantiram o segundo lugar na missão premiada do mês de setembro, do Projeto Ler e Pensar. E a parceria interdisciplinar não acaba por aí. “Foi tão valioso que estamos continuando com mais atividades interdisciplinares com as mesmas turmas até o final deste ano” afirmam as professoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]