• Carregando...
O Podcast como ferramenta para a lição de casa
| Foto:

O podcast (arquivo digital de áudio) tem crescido muito nos últimos anos e a tendência é só aumentar. Engana-se quem acha que é preciso de equipamentos caros para a produção de um episódio. Na verdade, ela pode ser bem simples e barata, com a ajuda de ferramentas gratuitas.

Atualmente, podemos encontrar podcasts dos mais diversos assuntos na internet, inclusive sobre educação. São várias opções online disponíveis, para informar e ajudar o professor a enriquecer o conteúdo na sala de aula. Além disso, conforme noticiado na Gazeta do Povo, os podcasts estão conquistando também o mundo corporativo. Várias empresas já enxergam esse nicho mercadológico como uma boa fonte para anúncios a fim de divulgar produtos e serviços a um público específico.

A própria Gazeta do Povo possui uma seção exclusiva de podcasts, possibilitando uma nova experiência ao seu público. Além da leitura, também é possível se informar dando o “play” diretamente no celular, enquanto corre no parque, por exemplo.

1,2,3 gravando...

Além de consumir conteúdos, o legal é produzir! E foi isso o que a professora Melissa Tanganelli Gomes, da Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, localizada no munícipio de Quatro Barras fez. Ela relata que, após a leitura da matéria da Gazeta e da participação em uma oficina sobre podcast, ela se inspirou para criar o seu.  A oficina foi ofertada no 1º Fórum Ler e Pensar: Conexões para uma educação transformadora e ministrada pelo Duka, coordenador de programação da Rádio 98FM.

Utilizando a ferramenta sugerida, ela criou o “Homecast”. A ideia foi incrementar as lições de casa dos alunos do 5º ano, inserindo essa tecnologia. No primeiro episódio, a professora retoma alguns assuntos abordados em sala e solicita que os estudantes respondam algumas questões sobre trânsito seguro, voltando à atenção para a campanha do Maio Amarelo.

Segundo a professora, a inclusão da mídia deixou os alunos muito mais interessados, já que além do caderno, eles deveriam utilizar o celular ou o computador para ouvir o conteúdo e resolver as atividades propostas. Ela conta ainda que já tem outro projeto em andamento, o de criar um podcast quinzenal, com o objetivo de informar os pais dos alunos sobre o andamento das atividades em sala.

Ficou curioso? Clique aqui e escute o Homecast da professora Melissa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]