• Carregando...
Pedalando por uma Curitiba mais sustentável
| Foto:

Para quem mora em grandes cidades ou no seu entorno, uma reclamação é comum: o trânsito. Em Curitiba, a frota de veículos bateu recorde em março do ano passado, atingindo a marca inédita de 1,4 milhões de veículos em circulação na capital. Ou seja, 19,5% do total de veículos de todo o Paraná está na capital. Com tantos carros nas ruas, vários problemas aparecem: vias lotadas que aumentam o tempo de deslocamento, aumento na emissão do gás carbônico na atmosfera e maior risco de acidentes são alguns deles.

O tema mobilidade foi o escolhido pela professora Micheli Barbara Soares Panzarini e seus alunos do 5º ano da Escola Municipal Sady Souza, em Curitiba, para desencadear diversas situações de aprendizagem durante todo o ano de 2019. Os estudantes mapearam quais consideravam os maiores problemas do bairro e dentre os assuntos destacados, a mobilidade ganhou um destaque especial.

A partir disso, a professora trabalhou com algumas matérias de jornal, afim de provocar os alunos a pensarem mais sobre o tema, e foi durante a discussão do texto "Greca anuncia implantação de mais um binário em Curitiba" que uma das crianças relatou já ter passado pela região citada e notado a existência das ciclovias, mas que não havia visto essas pistas na região da escola, que fica localizada no bairro Sítio Cercado.

A união faz a força!

Após decidirem entender um pouco mais sobre a falta de ciclovias na região e a utilização das bicicletas no dia a dia a turma começou a procurar soluções viáveis para ajudar a resolver esta questão. A professora então entrou em contato com duas Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam em defesa dessa causa, o Grupo de ciclismo PERSEGUE e a CicloIguaçu.

As ações da turminha tiveram início com uma palestra realizada pela PERSEGUE, onde os estudantes receberam informações sobre ciclismo, cidadania e os cuidados necessários ao pedalar. Empolgadas com este primeiro passo, decidiram conscientizar a comunidade, promovendo a Pedalada da Conscientização, um momento envolvendo famílias, estudantes e funcionários da escola.

Enquanto se preparavam para o grande dia, os estudantes tiveram mais uma palestra, com o ciclista Fernando Rosenbauwn, representante da OSC Cicloiguaçu, que esteve na escola para conversar com as crianças sobre a importância da bicicleta na mobilidade curitibana e ainda apresentou para os alunos a sua bike dobrável, que facilita seu deslocamento pela cidade, permitindo que leve sua bicicleta até mesmo dentro dos ônibus da cidade. As crianças ficaram encantadas com a conversa e entenderam melhor a diferença entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, percebendo as várias formas de se utilizar este meio de transporte alternativo em meio ao trânsito das grandes cidades.

Chegado o dia tão esperado, alunos, familiares e membros da comunidade se reuniram na escola para a grande Pedalada. O grupo PERSEGUE esteve presente mais uma vez, agora com a função de acompanhar o passeio e orientar a todos os participantes sobre as medidas de segurança, sinais utilizados pelos ciclistas e a rota que deveriam seguir. Segundo a professora Micheli, toda essa movimentação agitou a região. “As pessoas ficaram impactadas pelo movimento de bikes no bairro, pois nunca tinham visto algo assim. Muitos curiosos passavam pelo grupo e perguntavam o que estava acontecendo”, disse a professora que contou também que aproveitou a curiosidade dos moradores para entregar panfletos informativos, cedidos pela OSC CicloIguaçu.

Para a professora, todo mundo saiu ganhando. “A comunidade teve a oportunidade de lançar um novo olhar sobre a mobilidade do bairro. Pais e filhos perceberam o quanto é urgente mudar de comportamento, deixando para as gerações presentes e futuras um lugar melhor para se viver. Professores e equipe observaram que é possível implementar ações para além dos muros da escola, criando um elo de aprendizagem significativo com toda a comunidade. Acredito que o maior ganho foi que todos compreenderam que ideias podem transformar vidas, ou seja, pode ser o começo de uma revolução do bem para a região”, enfatizou.

Com esta grande ideia, que se transformou numa linda atitude, a professora Micheli foi uma das 10 melhores professoras do Ler e Pensar 2019, garantindo o 8º lugar na votação popular realizada pelo Projeto com os mais de 12.500 votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]