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Praticando sobre rodas
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No início desse ano, Curitiba ganhou bicicletas e patinetes eletrônicos compartilhados.  Para usá-los, é só instalar o aplicativo da empresa responsável.  A solução de transporte divertida e barata caiu no gosto dos curitibanos, que podem pegar os veículos em qualquer lugar que faz parte do perímetro abrangido pelo aplicativo, sendo feito da mesma forma com a devolução, sem a necessidade de levar os meios de transporte até um ponto ou rua específico.

O diretor de marketing de uma das empresas deste setor, Luiz Felipe Marques, em entrevista para a Gazeta do Povo, explicou que “o atrativo é justamente ser complementar aos trechos urbanos que as pessoas fazem, substituir um trajeto curto que é feito de carro, levar até um ponto de integração de ônibus e diminuir o gasto das pessoas”, afirma.

Mobilidade urbana na sala de aula

Esse método de compartilhamento traz diversas vantagens, mas também foram encontrados problemas e dificuldades ao longo do caminho, como ciclovias em condições ruins para pedalar e a falta de lugares apropriados e seguros para andar de patinete. Como forma de discutir sobre a mobilidade urbana com os alunos, a professora Flavia Chaves da Silva, da Escola Municipal Dom Bosco, resolveu abordar sobre a nova moda de transporte na sala de aula.

A professora relata que os estudantes do 4º ano tinham várias dúvidas sobre a utilização do aplicativo, que foram sanadas. Após isso, eles foram incentivados a refletir sobre como estava a condição do bairro em que eles moram e o motivo do aplicativo não atender essa região. Os alunos apontaram que o bairro não dispõe de muitas ciclovias, por exemplo.

Após o momento de reflexão, foram feitos cartazes em que os alunos puderam colocar a sua opinião sobre as bicicletas. A professora se pautou nas competências específicas de linguagens no Ensino Fundamental da BNCC, que tem como objetivo compreender e utilizar tecnologias digitais de forma significativa e reflexiva, e também na competência sete da base, incentivando os discentes a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. Flavia nos conta que o resultado da atividade foi muito positivo, pois a partir dos conhecimentos que os alunos adquiriram na sala de aula, eles puderam compartilhar com os seus familiares.

Ela relatou que houve, inclusive, o depoimento de uma mãe de aluno, que teve a ideia de reunir a família para um programa no parque, e ensinou como baixar o aplicativo para o uso dos patinetes. Através de um trabalho realizado na escola com o intuito de informar e despertar o senso crítico nos alunos, também foi possível propiciar um momento importante de lazer com a família.

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