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Reciclando ideias, transformando atitudes
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Aquecimento global é o fenômeno de aumento da temperatura média do ar perto da superfície da Terra e é causado pelo acumulo de gás carbônico na atmosfera, como bem explica Raquel Derevecki no episódio “Aquecimento global: riscos catastróficos ou exagero conspiratório”, do Gazeta Explica, publicado em 07 de agosto de 2019.

No vídeo, Raquel ressalta a influência da ação humana no aceleramento do efeito estufa, provocando o derretimento de geleiras e a elevação no nível dos oceanos, além da “bagunça climática” que desequilibra a vida na Terra de uma forma geral.

Cuidar do Planeta é tarefa de todos!

O que fazer então para tentar diminuir a velocidade com que esse aquecimento vem ocorrendo? Algumas soluções já vêm sendo propostas, entre elas o Acordo de Paris, assinado em 2015, por 139 países, que se comprometeram a diminuir a emissão de gases a partir de 2020.

Porém, sabemos que, para ter um resultado efetivo e sustentável, é preciso educar as futuras gerações para que entendam como mesmo as pequenas ações causam impacto do meio ambiente, que podem ser positivos ou negativos.

É isso que estão fazendo as professoras Alessandra Taborda Gomes de Lima e Renata Manczur Torres, com sua turma de 5º ano na Escola Municipal Cândido Portinari, de Pinhais. As docentes já vêm trabalhando com o tema sustentabilidade durante o ano todo, mas, a partir do vídeo citado no início do texto, intensificaram as ações com os alunos.

Após assistirem ao Gazeta Explica e discutirem as informações ali trazidas, as crianças listaram algumas ações que poderiam colocar em prática buscando fazer a própria parte na luta contra o aquecimento global, uma das ideias foi a criação de um jornal em vídeo, que servisse para divulgar as ações da turma e também alertar aos outros sobre a questão. O nome do jornal: “Reciclart” foi escolhido após uma enquete online, realizada na rede social da escola.

A primeira ação noticiada pelos novos jornalistas foi a produção de papel reciclado, a partir dos descartes gerados pela própria instituição. Os alunos ficaram empolgados em produzir as próprias telas para pintura, capas de caderno e cadernetas. Buscando disseminar as descobertas, Alessandra e Renata realizaram até mesmo um workshop com outras professoras, ensinando a técnica de reciclagem.

Outra ação encorajada pelas docentes com o quinto ano foi a composição de uma música sobre reciclagem, também apresentada no vídeo-jornal da turma, e que traz uma mensagem de conscientização de uma forma divertida e lúdica.

Essa circulação social das produções dos estudantes faz com que todos permaneçam engajados no processo de aprendizagem. “Estão animados, empolgados em ter seus depoimentos publicados em redes sociais e isso os motiva ainda mais nas práticas do Projeto.[...] Temos visto alunos mais conscientes em relação à sustentabilidade em geral e passando suas ideias de conscientização aos familiares e amigos”, afirmam as professoras.

O Projeto gerou tantos resultados positivos, que as professoras Renata e Alessandra foram reconhecidas em nível municipal recebendo o prêmio “Sou Mais na Educação” da Prefeitura de Pinhais, na categoria "Prática de Gestão de Sala de Aula - Professor - Escola em Tempo Integral" com o tema: LER E PENSAR, UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO INTEGRAL. Parabéns às professoras!

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