• Carregando...
Respeitável público… é hora do circo!
| Foto:

Nos dias atuais, cada vez mais os professores têm percebido a importância de se trabalhar com as habilidades socioemocionais em sala de aula. Diante de tantos acontecimentos trágicos que são noticiados, cada lampejo de bondade deve ser celebrado e enaltecido. E isso foi o que a professora participante do Ler e Pensar, Simone Nogueira de Lima, da Escola Municipal Michel Khury, localizada em Curitiba, fez.

Ela desenvolveu diversas atividades com os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, buscando compreender como as ações podem gerar impacto na vida das pessoas e que devemos valorizar os momentos felizes.

Primeiramente, ela mostrou aos alunos uma notícia trágica, sobre o ataque a uma escola em Suzano. A atividade consistia em os alunos anotarem palavras-chave sobre o que eles pensavam em situações assim, anotando as respostas em post-it. Depois, eles deveriam pensar em palavras, sentimentos e ações que fossem contrárias a essas anotadas anteriormente. Nisso, surgiram as palavras: amor, alegria, felicidade, ajudar, sorrir, brincar. A partir disso, ela mostrou a matéria noticiada na Gazeta do Povo, sobre as voluntárias que se vestiam de palhaças e levavam sorrisos a um hospital.

Hoje tem marmelada? Hoje tem goiabada?

Inspirados na matéria, os alunos foram levados a criar um circo, trabalhando na prática do movimento, já que o ambiente do circo remete ao mundo mágico, em que o objetivo é fazer sorrir e deixar a tristeza de lado. Para isso, eles pesquisaram várias informações sobre espetáculos circenses e viram vídeos do famoso Cirque du Soleil, para que ideias sobre o futuro espetáculo fossem surgindo. A turma até deu um nome para a sua trupe: Sorria! A professora também abordou o bullying, lembrando aos alunos que cada um tem as suas habilidades e suas limitações.

Ainda pensando em boas ações, a professora mostrou outra matéria da Gazeta do Povo, sobre a ONG Pontos Com Amor, que faz a partir de retalhos e sobras de tecidos, roupas para crianças carentes.

Essa matéria foi transformada em história pela aluna Natalia Daniel da Silva e foi integrada ao espetáculo do circo, como uma apresentação de ventriloquia. Os alunos se prepararam e até apresentaram o espetáculo para outras turmas.  As apresentações foram cronometradas pelos próprios alunos.  Para a sonorização, foram usadas diversas músicas e os estudantes analisaram as letras das canções escolhidas, dentre elas, a famosa Monte Castelo, do Legião Urbana, que afirma que sem amor, nada somos. As análises das letras foram transformadas em Podcast pela aluna Iasmin Horrana de Souza Pedroso.

Como forma de levar ainda mais sorrisos para outras crianças fora dos muros da escola, foi feita uma parceria com a ONG Pontos Com Amor, onde a trupe ajudou em uma campanha para arrecadação de roupas e retalhos, que se transformarão em belas roupas para diversas crianças. A coordenadora do Projeto, Lorran, foi convidada a visitar a escola. Para isso, a turma elaborou uma pauta de entrevista para saber ainda mais sobre esse Projeto. Uma caixa foi disponibilizada na escola para as doações.

A escola ainda dispõe de um jornal comunitário, onde essas e outras ideias são registradas a fim de serem compartilhadas com as famílias e toda a comunidade escolar. Simone afirma que as atividades foram muito positivas para os alunos, que além de se divertirem criando, desenvolvem o que há de melhor nos seres humanos: ajudar as pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]