Logo do Manual num monitor Retina.

5 boas histórias contadas no Manual do Usuário

Por
14/11/17, 11h07 2 min 5 comentários

Às vezes é difícil definir o Manual do Usuário. É apenas mais um blog de tecnologia, mas um diferente. Desde o início, sempre tentei contar histórias originais ou focar em aspectos negligenciados pela cobertura de outros veículos. As cinco matérias abaixo representam muito bem esse espírito. Se você chegou agora (bem-vindo!), elas são um bom ponto de partida do que esperar do conteúdo que será publicado aqui.

1. Como o Flogão virou um reduto online de fãs de caminhão

Um dos posts mais lembrados pelos leitores e o que deu projeção ao blog. Abandonado em prol de aplicativos mais modernos como o Instagram, o Flogão ainda existe, porém com frequentadores bem diferentes dos da época das selfies no espelho: fãs de caminhões.

2. Smartphones e o futuro do jornalismo de tecnologia em alto-mar

Eventos, jabás e os bastidores do jornalismo vez ou outra viram assunto aqui. Por não cobrir o noticiário, o Manual do Usuário ganha uma perspectiva e liberdade para tocar em assuntos delicados do mercado. Este post foi o último que publiquei antes de sair do blog, deu muita repercussão e é sempre lembrado por colegas e assessores quando os encontro.

3. Xiaomi enfrenta dificuldades no Brasil e cogita sair do país

Na verdade, damos notícias sim — mas quando ela é exclusiva. Um mês antes da Xiaomi, fabricante chinesa de smartphones, anunciar oficialmente sua saída do Brasil, demos a notícia.

4. Um papo com Gracy Kelly, a Mulher Maçã, maior fã de Steve Jobs

As entrevistas com Gracy Kelly, a Mulher Maçã, costumam ser de mau gosto. Em vez de só reclamar, bati um papo com ela para fazer uma direita.

5. O curioso blog que publica reviews de máquinas de lavar roupa

O Fernando Ricci é um cara bacana com um hobby bastante peculiar: ele gosta de máquinas de lavar roupas. Tanto que tem um blog dedicado a elas, com análises profundas e uma atenção enorme aos leitores, sempre ávidos por dicas. Conta esta história foi bem legal.

Além desses, o arquivo do Manual do Usuário ainda tem outros 1385 posts, publicados em pouco mais de quatro anos. Aos leitores mais antigos, deixo o convite para relembrar, nos comentários, outros posts legais e/ou marcantes. Qual o seu favorito?

Compartilhe:
  • Luiz F.

    Fora esses todos, guardo para mim um texto talvez não seja tão marcante para o autor, mas foi o que me trouxe até aqui pela primeira vez: o review de Pau de Selfie.

  • Luiz Gustavo

    Apoiava o Manual, e por ele me tornei assinante da Gazeta do Povo, mesmo morando em Brasília. O email do Rodrigo Ghedin me convenceu…

  • Thiago Miranda

    @ghedin:disqus Eu acompanho Mdu a uns 2 anos no máximo, que incrível conhecer por aqui o “Quebra de asa” que loucura! e a Gracy Maça Kelly. seguirei acompanhando onde estiver e espero que a seção Mostre sua mochila/mesa continue.

  • Que bom que o MdU está de volta!

    Não sou leitor daqui desde o princípio, mas a matéria que eu mais lembro é a do review daquelas revistinhas do Whatsapp (certamente tem outras que eu não lembro no momento).

    Aproveitando o gancho, uma sugestão seria tornar essa “revisitação” de posts antigos como uma seção (semanal ou mensal). Aposto que tem muito conteúdo bom que muitas pessoas ainda não leram. Eu mesmo só tinha lido 2 das 5 matérias dessa lista.