IA generativa da Meta é um vislumbre da era das redes sintéticas

A Meta anunciou a expansão do Meta AI (equivalente ao ChatGPT da OpenAI) para os populares apps da empresa, como Instagram e WhatsApp, e o Llama 3, nova versão do seu grande modelo de linguagem (LLM) de código aberto.

É a maior investida da empresa em IAs generativas até agora, um movimento que leva a previsões… estranhas, como a feita pelo Casey Newton em sua Platformer:

A primeira era do Facebook foi para conversar com amigos e familiares. A segunda, influenciada pelo TikTok, está mais focada em conteúdo de criadores e outras pessoas que você não conhece.

Nesta semana, tivemos um vislumbre da era ainda por vir: uma em que interagiremos regularmente com pessoas e robôs — talvez nem sempre cientes, ou nos importando, com qual estamos falando.

Um avanço significativo é o gerador de imagens do Meta AI. Ele responde a alterações no enunciado quase em tempo real. Dave Winer gravou um vídeo demonstrando o recurso — que, a exemplo das outras novidades, ainda não está disponível no Brasil.

Destaques do Órbita

  1. 8
    Lex Aleksandre · 6d · 59
  2. 7
  3. 11
    Andre Kittler da Costa · 1s · 47
  4. 3
    Julia · 1d · 15
  5. 6

Mario encontra Pareto

Antoine Mayerowitz usou a frente de Pareto para encontrar as personagens mais equilibradas para se jogar em Mario Kart 8. A página é bem legal — cheia de gráficos e animações bonitas.

Mouse com botão de inteligência artificial

Ainda que não pareçam ser totalmente inúteis, como eram os NFTs, inteligências artificiais generativas exalam um cheiro de cascata, ou de promessas exageradas. E quando coisas como um mouse com botão de IA começam a pipocar, como o que a Logitech apresentou nesta quarta (17), é sinal de que a bolha está inflando.

LXQt 2.0

Creio que não existam muitos usuários do LXQt, um ambiente gráfico levinho para Linux. A esses poucos, uma boa notícia: saiu a versão final do LXQt 2.0, que tem como foco a atualização para o framework Qt6. O suporte ao Wayland ficou para a versão seguinte, 2.1.

APT ganhará cores e leiaute espaçado

Print do terminal rodando um comando do APT com a saída colorida e com espaçamento.
Imagem: Omg! Ubuntu/Reprodução.

O APT 3.0 (anúncio), vindoura versão do gerenciador de pacotes de distribuições Linux baseadas no Debian, vai ganhar um banho de cores e um leiaute mais legível, com espaçamento entre os blocos.

Essa nova versão deve pintar no Ubuntu 24.10, previsto para outubro deste ano.

RSS de posts salvos no Mastodon

O Mastodon tem suporte nativo a RSS para perfis. Este site/serviço oferece um RSS extra: para os seus posts salvos (bookmarks). Ótimo para lembrar-se deles — eu vivo salvando posts no Mastodon, mas nunca me lembro de revisitá-los. Gratuito e de código aberto.

Zoom Workplace

Welcome to Zoom Workplace, your AI-powered collaboration platform

Cheio de IA e com um app novo, o Zoom lançou sua nova plataforma, Zoom Workplace, mais um passo na tentativa de deixar de ser apenas um app de videochamadas no imaginário popular e tornar-se um rival à altura de Google e Microsoft para o ambiente corporativo. Será que cola?

A nova mesa de trabalho do João Ricardo

Nota do editor: Nesta seção, leitores do Manual mostram suas mesas (e o que tem em cima delas), explicam o que usam e como, e nessa todo mundo aprende alguma coisa nova. Veja outras mesas e, se puder, envie a sua. O texto abaixo é de autoria do João.

Me chamo João Ricardo, tenho 29 anos, moro no interior de Rondônia e sou formado em Sistemas de informação.

Trabalhei por alguns anos com desenvolvimento de sites e em uma empresa de softwares, porém desde 2018 atuo como designer gráfico freelancer em home office.

Continue lendo “A nova mesa de trabalho do João Ricardo”