Ícone do Bloco de Notas pixelizado.

Após 33 anos, Bloco de Notas do Windows ganha primeira grande atualização

Por
12/7/18, 10h06 3 min 21 comentários

O Bloco de Notas é um dos aplicativos do Windows mais antigos ainda em uso. Ele precedeu o próprio sistema — dois anos antes de lançar o Windows 1.0, a Microsoft já tinha uma versão do Bloco de Notas para MS-DOS. Agora, 33 anos depois de debutar no Windows e aparecer em rigorosamente todas as versões do sistema, o Bloco de Notas finalmente ganhará uma atualização digna de nota.

O anúncio foi feito pela Microsoft no blog oficial do Windows. As novidades do Bloco de Notas estão na versão 17713 (RS5)do Windows 10, ainda em testes. E não são poucas!

Para mim, um fiel usuário do Bloco de Notas há décadas, a melhor é que, agora, o atalho Ctrl + Backspace, que apaga palavras inteiras, funciona!

Há outras legais. A função de pesquisar e substituir finalmente é capaz de varrer todo o texto, não só a partir do ponto onde o cursor se encontra. Se você selecionar uma palavra e ativá-la, o campo de texto aparecerá preenchido pela palavra selecionada. E as opções dessa caixa são salvas, evitando o retrabalho de ter que configurá-las a cada vez que a caixa de diálogo é aberta.

Nova opção que permite buscar todo o texto na pesquisa do Bloco de Notas.
Imagem: Microsoft/Divulgação.

O Bloco de Notas também passa a ter zoom.

Zoom agora é possível no Bloco de Notas.
Zoom no Bloco de Notas. Imagem: Microsoft/Divulgação.

Agora é possível exibir a barra de status, que informa o número da linha e da coluna, quando a quebra automática de linha estiver ativa. E após salvar o arquivo, o indicador de linha e coluna não volta mais inexplicavelmente aos valores 1 e 1.

Linha de status com quebra de linha ativada.
Imagem: Microsoft/Divulgação.

Tem mais: ao mover o cursor com uma palavra selecionada, ele não pula mais um caracter, como acontece atualmente.

Por fim, a Microsoft promete que o Bloco de Notas está mais ágil ao lidar com arquivos enormes.

Atualizações anteriores

Print do Bloco de Notas no Windows 7.
Bloco de Notas do Windows 7.

Justiça seja feita, o Bloco de Notas já teve, antes dessa, algumas atualizações. Em maio deste ano, a Microsoft corrigiu uma incompatibilidade com arquivos em texto puro gerado em outros sistemas, como Linux e macOS, que desfigurava quebras de linhas quando abertos no Windows.

Ele ganhou novos ícones em algumas versões do Windows, como a XP (2001) e Vista (2007). Antes, no Windows 2000, de 1999, atalhos no teclado para abrir um novo arquivo e salvar foram incorporados ao app. E no Windows 98, de 1998, o usuário ganhou a possibilidade de trocar a fonte — mas apenas para a sessão ativa.

Mas nada que se compare a esta grande atualização! Demorou apenas 33 anos para que alguns defeitos absurdamente básicos do Bloco de Notas fossem corrigidos, mas aconteceu. E depois de reformular o Paint, no final de 2016, dar atenção ao Bloco de Notas era o mínimo que eu esperava da Microsoft. Com sorte, até 2020 a gente se livra dos ícones legados, da época do Windows 3.11, que ainda se vê aqui e ali na interface do Windows 10.

A versão final da atualização Redstone 5 do Windows 10 deve ser disponibilizada, gratuitamente, no final de 2018.

Compartilhe:
  • Frederico

    Esses prints da interface nova (?) parecem até ser outro sistema, tipo aqueles XPs modificados ou Linux.

    • Helio Almeida

      Como consta abaixo das imagens, elas são verídicas da versão de testes. A fonte é a própria MS.

    • O Windows 10 ainda não chegou a um visual definitivo ou característico, né? A Microsoft perdeu a mão com o Windows 8 e só agora está conseguindo dar consistência e beleza à interface do Windows. Se não fizerem nenhuma loucura, em uns dois anos deve chegar a algo bom.

      • em dois anos é capaz de eles lançarem o Windows 13 antes

  • Cancelando a minha assinatura do office 365 agora mesmo! 😌

  • Quando vou poder atualizar o notepad do meu windows 7?!

    • Kodos Otros 🐙

      Ainda não sabemos! Entraram em contato com a Microsoft e EMBREVEtm irão atualizar a matéria.

      • Mas essa fala é de outro blog…

      • 👽 Gliesiano ☑️

        Ainda Não Sabemos™ é uma marca registrada da G1zCompany, favor usar o sinal de ™

    • 👽 Gliesiano ☑️

      Vocês façam o favor de não poluir aqui da mesma forma que fazem lá no Gizmodo

  • Cesar Cardoso

    Em termos de “coisas que finalmente saíram dos tempos do Windows 1.x”, faltou a atualização do Console do Windows, na Creators Update.

  • Paruba

    O Notepad é um dos aplicativos do Windows que mais uso diariamente! No final do expediente existem sempre mais de 5 instâncias abertas, que uso para anotar informações para lembrar no mesmo dia, copiar algum texto ou link como “área de transferência” temporária, e inclusive como “ponte” para transformar um texto codificado em texto puro…

  • MTGR

    A demora em atualizar provavelmente deve-se ao fato da MS ter tentado usar o Wordpad como substituto do Notepad durante muitos anos.

    • É uma teoria, mas me parecem aplicativos para finalidades diferentes. O Bloco de Notas salva arquivos em texto puro; o WordPad aceita formatação. E, convenhamos: essas novidades do Bloco de Notas são ou bem básicas, ou coisas quebradas que foram consertadas.

  • Sílvio

    Continuará extremamente básico, com foco em textos temporários antes de serem utilizados para outros fins. Portanto, nada que empolgue. Há blocos de notas de terceiros com mais recursos e ainda com baixíssima utilização de memória.

  • “Com sorte, até 2020 a gente se livra dos ícones legados, da época do Windows 3.11, que ainda se vê aqui e ali na interface do Windows 10.”

    até lá a onda de saudosismo dos anos 90 toma conta do mercado e esses ícones passam a ser protagonistas do sistema em uma versão vintage/retrô

  • Gabriel Arruda

    Interessante a Microsoft mexendo nesses apps “mortos” por tanto tempo, ainda mais vendo que algumas mudanças pouco prováveis elas estão indo em direção ao aumento de compatibilidade com Linux como suporte a SSH e quebra de linhas no formato Unix.

  • ande

    Leitura técnica interessante relacionada ao assunto:

    Maintaining Notepad is not a full-time job, but it’s not an empty job either https://blogs.msdn.microsoft.com/oldnewthing/20180521-00/?p=98795

  • Silvio Cavalheiro

    Tá e o tamanho de arquivos suportados ainda será o mesmo, pois se
    colarmos arquivos de log de texto puro nele, ainda temos limitação de
    memória. o que não acontece com outros concorrentes.
    Isto também precisava ser corrigido e acho muito mais importante do que “Novo ícones”.

  • Douglas Cerqueira

    O Notepad deveria virar um tipo de notas rápidas, salvando tudo que fosse escrito de forma automática.

    Eu em especial, win+r >> notepad, escrevo e largo lá, nesse exato momento são 7 janelas de notepad abertas, nenhuma sem salvar. Isso é um saco .-.