Bebê brincando com máquina registradora de brinquedo.

Guia Prático #71: A tecnologia dos bancos brasileiros (Bradesco, Itaú, Caixa)

Por
19/3/16, 15h43 1 min 20 comentários

No programa de hoje, eu (Rodrigo Ghedin), Paulo Higa e Juan Lourenço (eco4planet, 2Centavos) colocamos nossa experiência com bancos para falar da tecnologia que alguns dos principais oferecem a seus clientes. O Internet Banking resolve? Como são os apps? Quais as maiores surpresas, boas e ruins, já tivemos? E qual é o segredo do Nubank, que só tem elogios dos clientes? Ouça e descubra.

Se preferir, baixe o MP3 e ouça depois. E se você ainda não assinou o programa no seu player de podcasts favorito, tanto via iTunes quanto pelo RSS, faça isso já.

Links citados

Foto do topo: Sarah Joy/Flickr.

Compartilhe:
  • felipecn

    Pra algumas empresas os bancos dão descontos tanto pra empresa quanto pros funcionários: No meu trabalho obrigaram todo mundo a receber salário no Santander mas em troca você não paga nenhuma tarifa (seja pra manter a conta ou anuidade do cartão) enquanto estiver naquela empresa.

    • Pois é, minha empresa fez isso. Tive que abrir uma conta no Santander, até tentei usar e sair do Itaú onde tenho conta há anos.
      Mas achei o Internet Banking pior que o Itaú, para mim. Já estava muito acostumado com os serviços do Itaú.
      Acabei transformando a conta em conta salário e continuo no Itaú.

  • Amaranto Júnior

    E o banco do Brasil?
    Uso ele é o Bradesco, e o app e site do BB são superiores em usabilidade.
    PS: ainda não ouvi o podcast

    • Juan Lourenço

      Eu comentei do Banco do Brasil, o App realmente está bem bacana, mas o Home banking ainda acho o Bradesco superior,detam um tapa na página de abertura mas por dentro não vi grande melhora. Mas isso pode ser perfil de uso também.

      • Amaranto Júnior

        Eu ouvi metade :)
        No pc o do Bradesco realmente é melhor, apesar de o do BB ser mais bonitão e mais fácil de achar as coisas e de usar.
        O app do Android é esquisito. Uso bastante e td me perco com o botao voltar, q sai da conta

  • doug1asmorais

    A título de informação pra quem usa o Itaú e sofre com o Guardião, o banco disponibilizou um aplicativo/máquina virtual pra Windows e Mac:

    https://www.itau.com.br/computador/

  • Victor Ferreira

    Fiquei esperando o Higa fazer a piadinha ‘pense fora da caixa’ no final…

  • Eu uso o Bradesco, CEF e BB. Na minha humilde opinião, agora o BB tem o melhor app e internet banking. A usabilidade e a inteligência do tipo refazer facilmente uma transferência feita anteriormente ou pode organizar os atalhos da tela inicial (após login) tornam o sistema do BB o melhor dentre esses três. Ainda quero voltar a usar o itaú para ver como está, fui cliente deles até 3 anos atrás e detestava a interface e o guardião.

    • Só é uma pena ser tão feio! Aquele amarelão chega a doer os olhos.

      • Juan Lourenço

        haha, verdade, a estrutura é ótima, em outras cores seria lindo, mas é gema de ovo demais

  • Andre Guilhon

    Pessoa, até onde sei, você NÃO é obrigado a ter conta “de verdade” no banco da sua empresa. Você pode abrir uma conta salário, que recebe apenas grana vinda do salário, e transfere esse dinheiro para outra conta/banco automaticamente e de grátis e sem nenhum custo adicional! Fiquem de olho nos espertos dos bancos que tentam te empurrar um monte de coisa que você não quer!

    • Exatamente. Foi isso o que eu fiz quando percebi que não haveria vantagem em utilizar o Santander para mim.

  • Andre Guilhon

    No Bradesco é chato mesmo para liberar as coisas, mas se você ligar no Banco, e pedir para desbloquear tudo de uma vez, eles desbloqueiam! :D

  • Andre Guilhon

    Boa dica do token do segundo celular! Já passei muito por isso também!
    Meu gerente, da última vez, me falou: “Liga no fone fácil antes de formatar o celular, desabilita o token, formata, liga e habilita de novo!”. Em relação a operadora, eu troquei agora, quarta feira deve completar a migração, e daí eu vou ver se muda alguma coisa com a mudança da operadora!

    • Mateus Azevedo

      Passei meu smartphone pra minha mãe e formatei ele, só depois que me lembrei do token no celular…
      Quando liguei no fone fácil para intalar no aparelho novo, falei que tinha vendido e não tinha mais acesso ao aparelho. A atendente me mandou um código por SMS e fez o processo de instalação normalmente.

      Já tive o mesmo problema no autenticador da Blizzard e tive que entrar em contato com o suporte. Já com o do Google foi um pouco mais simples, pois consegui resolver sem depender de atendimento.
      Apesar de ser uma mão na roda, às vezes esses tokens dão uma dor de cabeça…

  • Eu uso Santander por causa do esquema que o @felipecn:disqus citou, tive uma conta no Bradesco por apenas um ano. Hoje sai da empresa que abriu a conta, mas como tenho uma quantidade razoável de investimentos no banco eu não pago nenhuma taxa e nem anuidade de cartões.

    O internet banking e os aplicativos do Santander são bem feios, apesar de não conhecer muito bem os concorrentes em relação isso. Entretanto, funcionam muito bem, consigo fazer tudo que foi citado no podcast sem problemas…apesar de ainda precisar usar o cartão de números. Se tem token, eu nunca fui informado, mas não acho tão incômodo o cartão.

    Tenho uma conta na CEF por motivos de fui demitido haha, de fato, é bem ruim o aplicativo e internet banking. Entretanto, eu fui bem atendido na agência…inclusive fui restituído de uma fraude que cai como idiota sem nenhuma burocracia.

  • Eu uso Santander por causa do esquema que o @felipecn:disqus citou, tive uma conta no Bradesco por apenas um ano. Hoje sai da empresa que abriu a conta, mas como tenho uma quantidade razoável de investimentos no banco eu não pago nenhuma taxa e nem anuidade de cartões.

    O internet banking e os aplicativos do Santander são bem feios, apesar de não conhecer muito bem os concorrentes em relação isso. Entretanto, funcionam muito bem, consigo fazer tudo que foi citado no podcast sem problemas…apesar de ainda precisar usar o cartão de números. Se tem token, eu nunca fui informado, mas não acho tão incômodo o cartão.

    Tenho uma conta na CEF por motivos de fui demitido haha, de fato, é bem ruim o aplicativo e internet banking. Entretanto, eu fui bem atendido na agência…inclusive fui restituído de uma fraude que cai como idiota sem nenhuma burocracia.

  • marcelosaragao

    Gostei muito do podcast, porém eu avaliaria de outra maneira.

    No browser, em termos de usabilidade eu classificaria como Itaú = BB > Bradesco = Santander e bem longe dos quatro a CEF.
    Usabilidade que eu digo, é quantidade de transações, facilidade para realizar as transações e limites operacionais.

    Sobre segurança todos os bancos são muito parecidos, nenhum tem senha única para efetivar transações, e o mainframe é muito robusto inclusive na CEF, qualquer operação fora do padrão é bloqueado de imediato.

    De aplicativo considero o BB o mais completo de longe, até o Itaú que tem uma TI excepcional não chega perto.

    Ah sim, java realmente é um saco, o Bradesco por mais irônico que seja, até pouco tempo atrás tinha um internet banking pessoa jurídica que só funcionada no Internet Explorer em um site carregado de JAVA. Inclusive tendo um login com 3 etapas(certificado digital -> senha -> token físico).

  • Carlos Gabriel Luxinger

    A respeito da CEF tenho somente uma insatisfação, o app não pode ser utilizados em mais de um dispositivo. Em relação ao banco, sou plenamente satisfeito.

  • Cesar Osvaldo Müller