Logo do Manual num monitor Retina.

Guia Prático, o podcast do Manual do Usuário, volta nesta quinta-feira (30)

Por
27/8/18, 12h16 3 min 10 comentários

Após um hiato de cinco meses, o Guia Prático, podcast do Manual do Usuário, voltará a ser publicado. Antes de falar da nova fase, cabe uma explicação desse período de ausência. 

Basicamente, deparamo-nos com um grande conflito de agendas. A minha não batia mais com a dos amigos que gravavam o podcast — André Fogaça e Paulo Higa (Tecnoblog), Emily Canto Nunes (ada.vc) e Joel Nascimento Jr. —, o que inviabilizou a continuidade do programa no formato consagrado aqui desde 2013, antes mesmo do próprio blog.

Após passar pelas cinco fases do luto pelo fim do nosso querido podcast, comecei a pensar um novo formato. Esse formato estreia nesta quinta-feira (30) e deve surpreender quem estava acostumado com o Guia Prático clássico.

Agora, o podcast terá ares de programa de rádio. Em vez de uma conversa solta sobre um tema com três participantes, ele será composto por blocos e contará com convidados especiais. Eu farei o papel de âncora, organizando essa galera e questionando os convidados. Os assuntos terão uma variação maior, indo do quente da semana a uns mais perenes, mas nem por isso menos importantes.

O novo Guia Prático será dividido em três blocos:

  • Entrevista. Em todo programa, teremos uma entrevista com executivos, estudiosos e especialistas sobre algum tema especial. Quero dar espaço para as pessoas que fazem e tomam as decisões que afetam a ponta da cadeia, o consumidor final (eu e você), para que elas revelem a lógica e a mecânica por trás delas. Não significa que serão entrevistas de negócios ou de mercado, mas sim que tentaremos dar mais transparência ao caminho que produtos e serviços fazem da cabeça dos executivos e das pesquisas acadêmicas até nós.
  • Universo mobile. O smartphone é o produto de tecnologia mais importante do momento, logo, é válido que ele tenha uma cadeira cativa aqui. Neste bloco, conversarei com Cesar Cardoso (Novos Pinguins) ou Rafael Fischmann (MacMagazine) sobre algo factual que esteja quente na semana sobre Android ou iOS, respectivamente.
  • Coluna de negócios. Esta parte sim será bem focada em mercado. Nela, Guilherme Felitti, ex-CBN, Estadão, Época Negócios e outras publicações nacionais, além de mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, terá alguns minutos para falar das empresas de tecnologia com um foco em negócios.

Eventualmente, os antigos participantes do Guia Prático estarão presentes também. As portas desta casa sempre estarão abertas!

Em cinco anos, o Guia Prático já foi ouvido mais de meio milhão de vezes e mantém uma audiência fiel de quase 4 mil ouvintes.

A nova fase do programa estreia nesta quinta-feira (30). Você pode acompanhá-lo em seu aplicativo favorito de podcasts usando o feed RSS, nas plataformas da Apple e pelo Spotify. Comentários, agora e depois de quinta, são bem-vindos. Até lá!

Compartilhe:
  • Will S.

    Vida longa ao Guia Prático, fui ver aqui e não tirei do meu feed, então estou no aguardo para quinta :D

  • Gabriel Peres de Oliveira

    Ghedin, que excelente notícia!!! Só fiquei com uma dúvida: o feed continua o mesmo ou mudou?

    • Segue o mesmo. Nessa parte, a única mudança é que agora o Guia Prático também está no Spotify :)

  • Fernando Camilo

    E no Google Podcasts :)?

  • gostei da ideia da entrevista
    podia copiar o tim ferris:
    https://tim.blog/podcast/

  • Oh glória 🙌

  • Danilo Kleber

    Boa notícia! Dúvida: A duração continua a mesma, menos de 1 hora?

  • Muito bom, muito bom.
    Às vezes é bom dar uma mexida no formato para oxigenar as ideias. Aguardo ansiosamente a volta do Guia Prático!

  • Roderico

    Longe de não gostar do formato anterior, mas achei a proposta do novo modelo BEM mais interessante e convidativa. Parabéns pela mudança!

  • Taichou12

    Com o hiato do guia prático, parei de assinar o podcast, depois de um tempo dei uma olhada no site, que também parei de acompanhar pois estava se tornando um “macmagazine da vida” e vi que voltaram com o podcast, mas não gostei da nova proposta, só me resta desejar boa sorte.