Mesas de trabalho do Ilton e do Jean.

Mostre a sua mesa de trabalho #22

Por
6/3/17, 9h44 5 min 20 comentários

Nesta seção do Manual do Usuário os leitores revelam o que têm e usam em suas mesas de trabalho para cumprir suas demandas.

Na edição de hoje veremos as mesas do Ilton Alberto Jr. e do Jean Prado. (Veja as outras já publicadas aqui.) As descrições a seguir são deles próprios, apenas com eventuais correções e adaptação de estilo.


Ilton Alberto Jr.

Mesa de trabalho do Ilton Alberto Jr.
Local: Agência Artmaker.

Trabalho em uma agência de publicidade, a Artmaker. Eu sou Web Designer, o que significa que eu crio o layout de todos os sites desenvolvidos pela agência e cuido do front-end dos mesmos, junto com uma equipe de quatro pessoas no departamento web (a agência tem mais de 70 funcionários). Segue os itens:

  1. Notebook Asus X55L i7. Um excelente notebook pelo custo/benefício. Precisava de algo que aguentasse toda a suíte Adobe e a IDE de desenvolvimento que uso (phpStorm) e esse notebook foi o que mais me surpreendeu.
  2. Monitor LG FLATRON 23MP55HQ-P. Monitor padrão de 21″, sem nenhum destaque. Uso ele normalmente para deixar exibindo o site em desenvolvimento ou o Photoshop enquanto estou com o phpStorm na outra janela.
  3. Kit Teclado + Mouse Microsoft Wireless 800. Um outro custo benefício absurdo. Esse kit me acompanha a um ano já e nunca me deixou na mão. Eu era receoso no início com mouse wireless, mas ele nunca apresentou delay nenhum.
  4. Headset JBL J55i. Gosto de headsets confortáveis e esse, além de um som incrível dá um conforto excelente. Valeu cada centavo.
  5. Dados de RPG e miniaturas diversas. Sou um nerd totalmente assumido e mestre de D&D, então não pode faltar essa decoração. Afinal, que mestre eu seria sem um dragão e um D20?
  6. Caixinhas de som QbeX (atrás do calendário). Caixinhas bem genéricas, dessas de R$ 20 mesmo. Quebram um galho as vezes quando necessário, mas raramente são usadas.
  7. Blocos de Post-It 3M. Extremamente necessários quando preciso de pequenos lembretes ou para deixar avisos nas mesas ao lado quando não estão. Prefiro bem mais anotações analógicas a digitais.
  8. Squeeze Coca-Cola. Cheio de água para ficar hidratado.

Jean Prado

Mesa de trabalho do Jean Prado.
Local: Home office.

Minha mesa de trabalho não é exatamente uma mesa, mas prefiro ela assim do jeito que está. Juntei alguns móveis e acabou ficando esse negócio estranho que você vê aí (pretendo deixar as cores mais apresentáveis qualquer dia desses). O importante é que funciona bem: a altura e ótima e tudo fica bem espaçado!

Vamos ao conteúdo: o centro de tudo é o meu MacBook Pro (2015) de 13 polegadas, que se liga aos meus dois monitores Full HD da LG de 21,5 polegadas. Meu plano inicial não era ter três telas (usava os monitores em um desktop), mas acabei comprando o MacBook e resolvi aproveitar a deixa.

Comprei o MacBook em uma recente viagem ao Canadá (deu pra ver a bandeirinha lá no fundo?) e só me arrependi de não ter pego a versão com 16 GB de RAM, que não chegaria a tempo. Não que eu não esteja satisfeito com 8 GB (praticamente dá e sobra para o meu uso), mas fico preocupado com o longo prazo (5 anos?), por ser um notebook bem caro.

À esquerda, que normalmente fica escondido, está o meu microfone Blue Snowball, que uso para gravar uma coisa ou outra. Lá atrás fica um HD interno de 1 TB acoplado a uma case USB 3.0 para conectar no MacBook (afinal, tenho só 128 GB de SSD) e, por fim, um mouse M705 da Logitech.

Normalmente não carrego esse mouse comigo, já que o touchpad do MacBook é mais do que o suficiente. Mas mantenho na mesa porque ele tem uma boa integração com o macOS, com uns botões adicionais que abrem o Mission Control ou alteram o volume, por exemplo. Ah, e o touchpad assim é por causa de uma skin da dbrand — a marble white, para ser mais específico.


Mande a sua mesa de trabalho

Quer ver a sua mesa de trabalho aqui? Mande um e-mail para ghedin@manualdousuario.net, com o assunto “Mesa de trabalho”, contendo os seguintes itens:

  • Foto grande da mesa. No mínimo em 1920×1080, ou seja, proporção 16:9; quanto maior, melhor. Dicas: prefira tirar a foto de dia, com o auxílio do Sol, e se tiver uma câmera dedicada, prefira-a em vez da do smartphone.
  • Local. Onde fica a sua mesa, em casa ou na empresa/escritório? (Se for no seu local de trabalho, por favor, verifique com seu chefe antes se não tem problema. A última coisa que eu quero é causar a demissão de um leitor!) E se for numa empresa e puder, informe também o nome dela.
  • Descrição dos itens. O que tem na mesa, por que essas coisas estão nela, o que é legal/se destaca entre elas… enfim, explique-a para nós. Em texto corrido, com no máximo 500 palavras. (Use o Word ou Google Docs para monitorar o limite.)
Compartilhe:
  • Vocês acham confortável usar dois monitores longe um do outro? Eu ligo no notebook o monitor, mas só olho para tela do notebook muito pouco, eu costumo deixar um Spotify ou um Terminal rodando.

    Não acho muito confortável, por exemplo, mexer no código do front-end e ficar acompanhando as mudanças no navegador. Prefiro dividir a tela no mesmo monitor nesse caso…

    • Jack Silsan

      Me parece que você gosta de se concentrar mais

    • Guilherme Batista

      Longe não, porque desconcentra muito.
      Perto é melhor.

      Atualmente eu to sentindo a necessidade de ter 3 telas – uma principal, uma com o código que eu estiver mexendo e outra com o PSD da aplicação que estiver criando.

      • Acho que o pessoal que mexe com front-end, seja ele qual for, aproveita bem o espaço. No meu caso, eu apenas quebrava um galho no front-end, mas sempre mexi com back-end mesmo.

        Um ultrawide não parece ser uma opção também? Acho que seria bem interessante trabalhar com um desse tipo, mas nunca experimentei.

        • Paulo Pilotti Duarte

          Quando eu fui front-end (muito pouco tempo e só quebrando galho) eu usei 2 monitores de 24′, um com o código e outro com o PSD, era a melhor configuração pra mim porque eu não precisava ficar dando Alt+Tab para ver o PSD toda a hora. Nisso eu acho que um ultrawide não iria ajuda muito (o ganho de espaço horizontal é pouco).

          Hoje como eu estou fulltime de tradutor e trabalhando em casa, eu peguei uma TV de 32′ da Philips que tem uma tela muito boa (melhor que a do meu monitor da LG) e fiquei com uma tela grande pra poder enxergar melhor o Trados (5/6 horas diárias lendo/escrevendo cansam e um monitor de tamanho BOM de fato faz muita diferença nesse cenário).

          Já pra programar esse setup não melhora quase nada. Eu consigo usar melhor o sistema do W10 de colar as janelas uma do lado da outra, mas, não muda muito em termos de conforto.

          • Guilherme Batista

            Esse negócio de usar ultrawide e janelas laterais funciona em resoluções altas – 2560w para cima

          • Paulo Pilotti Duarte

            Algum UW não é 2560 x 1080?

          • Guilherme Batista

            Dell U3415w e Dell Up3017
            Acho que o UW da LG de 29 tinha uma altura maior em pixels tb

          • Paulo Pilotti Duarte

            Não vejo utilidade num UW de 1900×1200.

          • Caio

            Também tô usando uma Tv de 32′ como monitor, e nossa, é muito melhor do que pensei que seria. Quando troco pra uma tela pequena sinto muita falta do espaço

        • Guilherme Batista

          Ultrawide não.

          Aquele de 25” da LG tem 21″ de altura real

    • Eu trabalho com projetos de engenharia e utilizo muito os monitores para dividir planilhas, documentos e arquivos CAD.
      Muitas vezes fico numa tela com um arquivo CAD maximizado e na outra tela divido uma planilha e um documento ou dois documentos, dependendo da demanda. Até mesmo outro arquivo CAD dividido com uma planilha ou documento.
      As possibilidades são infinitas, para diversas áreas.
      Já indiquei para tradutores alguns monitores que ficam na vertical, mas rá um precinceito, não sei por que… Para trabalhar apenas com texto me parece muito mais intuitivo.

  • Jack Silsan

    “Dados de RPG e miniaturas diversas. Sou um nerd totalmente assumido e mestre de D&D” super me identifiquei lol ?

  • Jack Silsan

    “Dados de RPG e miniaturas diversas. Sou um nerd totalmente assumido e mestre de D&D” super me identifiquei lol ?

  • ditom

    Como manter três monitores, Jean? Usa a porta USB para um deles? Ou o MacBook tem duas HDMI?

    • Leo Resston

      Também fiquei curioso

    • Victor Leal

      Ele tá usando um adaptador Mini Display Port pra VGA/DVI, que liga no monitor da esquerda, e provavelmente tá usando uma saída HDMI do outro lado do MBP para o segundo monitor externo.

  • Marcelle Alves de Barros

    Parece que essa foi a ultima da saga “Mesas de trabalho”, confesso que vi aqui mesas de todos os tipos, umas me deixam bastante desconfortáveis, são extremamente “poluídas”, sufocantes e algumas me remete aos anos 90, com aqueles móveis velhos haha… sem ofensas.
    Prefiro as mesas mais clean e minimalistas acho que muita informação pode prejudicar até mesmo a concentração no trabalho. O ideal é sempre manter aquilo que realmente é necessário. Já ouvi falar em trazer algumas coisas pessoais como porta-retrato, premiações, objetos de viagens, e livros para dar um aspecto de pessoa do bem e ao mesmo tempo interessada. Eu estava lendo sobre o Feng Shui, já ouviram falar nessa ciência? É bem interessante.
    Realmente essas coisas comportamentais tem diferentes pontos de vista. Bem vira e mexe eu sinto essa necessidade de mudança, de sair da rotina de colocar algo diferente até pra melhorar a minha motivação pessoal. Eu nunca trouxe porta-retratos pois acho bem pessoal mas to pensando em apostar numa foto com minha família no meu ensaio de formatura para dar uma “inspiração”. Percebi que to precisando de uma garrafa ou copo beeem grande de água pois não estou bebendo nada! Devido a uma gastrite acho que me libertei dos diversos copos de café espalhados pela mesa rs’.
    Minha mesa tem basicamente; monitor, teclado, mouse e mouse pad vermelho do curso de inglês. Um porta canetas gigantes da empresa, o qual acho desnecessário pra mim que quase não uso e não tenho muitas canetas e itens de escritório.
    Tem um telefone de fio tamanho médio pra receber e fazer ligações mais internas do que pra clientes externos. Um calendário de mesa que ganhei da Cielo. Post-its (eu amo espalhar post-its pelo monitor quando tem novos projetos!)
    tenho um caderno que já ta velhinho e um envelope pardo com projetos arquivados porque não tenho gavetas!
    Nesse porta canetas eu coloco além de canetas, minha escova de dentes e creme dental, creme de mãos, mais post-its, mini grampeador.

    Sempre trago frutas e grãos em pontinhos que ficam num canto da minha mesa. Meu celular (Moto X2) como está uma bosta está sempre atras de mim em uma tomada carregando eternamente rs.

    Pára semana estou pensando nas seguintes aquisições! Trazer para esta mesa uma mini plantinha verde (pois amo natureza), nem que seja artificial para harmonizar um pouco ambiente. O tal porta-retrato com foto da minha família (Vou experimentar), um novo caderno tipo aqueles com capa bem adulta de cor neutra (chega de termas fofos), novas canetas (talvez eu compre um pote menos) E não menos importante uma garrafa bem grande água! Como a mesa é grande e clara, acho que não vai ficar sufocante, se ficar eu levo tudo de volta ! rs
    É isso gostei demais dessa série de matérias sobre mesas de trabalho.