No Mercado Livre, golpistas enganam vendedores inexperientes e causam prejuízo

Por
2/2/18, 14h37 9 min 51 comentários

O Mercado Livre é um destino muito popular para pessoas físicas interessadas em passar para frente produtos usados. A facilidade, a gratuidade, as garantias e o grande fluxo de visitantes tornam a plataforma atraente para quem quer vender, mas um novo golpe, do qual quase fui vítima e que já afetou outras pessoas, ameaça vendedores esporádicos.

Metodologia do golpe

No dia 27 de janeiro, coloquei um iPhone 6s usado à venda no Mercado Livre.

Em menos de uma hora, recebi a primeira pergunta de um usuário supostamente interessado em adquiri-lo. Em vez de tirar suas dúvidas por ali mesmo, no campo reservado a esse fim e recomendado pelo Mercado Livre, ele pediu para que eu enviasse um e-mail.

Enviei o e-mail. Pouco tempo depois, recebi uma resposta com dúvidas pontuais a respeito do produto, em tom gentil e linguagem bem articulada. Trocamos mais algumas mensagens até que o comprador, que se identificou como Gustavo Braga, se deu por satisfeito e disse que compraria o meu produto.

Em seguida, recebi três e-mails, todos supostamente do Mercado Livre, confirmando o negócio. Eles traziam instruções do que fazer, incluindo o endereço de Braga para onde deveria enviar o produto, um formulário pedindo meus dados bancários e uma espécie de recibo do pagamento feito por ele.

Alguém desatento pegaria os dados de postagem, enviaria o produto e esperaria eternamente por um depósito que jamais seria feito. Porque nenhuma compra foi finalizada; os e-mails em questão não foram enviados pelo Mercado Livre; e Gustavo Braga, ou quem quer que estivesse por trás desse nome, é, na verdade, um estelionatário.

Os indícios do golpe

Não tenho o hábito de usar o Mercado Livre ou qualquer outra plataforma de vendas online, logo, quando recebi a pergunta de Braga, estranhei, mas enviei o e-mail mesmo assim. Talvez tenha sido ingênuo? Sim, mas na posição de alguém que não costuma vender por lá, não vi nenhum mal ou problema nisso. Eu mesmo prefiro o e-mail para a maioria das comunicações online.

Ocorre que o Mercado Livre proíbe comunicações por outros meios que não a sua própria plataforma. Por isso, Braga escreveu seu endereço de e-mail na pergunta usando caracteres especiais no lugar da arroba (@) e separando as letras do provedor (“O,u,t,l,o,o,k”), pois caso o escrevesse normalmente, sua mensagem teria sido barrada pelos filtros automáticos do Mercado Livre.

Este momento é crítico. Dentro da plataforma do Mercado Livre, há inúmeras garantias e proteções, para compradores e vendedores, que dificultam bastante a aplicação de golpes. O único caminho possível, ou o mais fácil, é jogar uma isca para atrair a vítima para fora da plataforma. Daí a utilização do e-mail.

Proibir a comunicação por outros meios que não o da própria plataforma tampouco é exclusividade do Mercado Livre. Outras, como o Airbnb, atuam da mesma maneira. Braga não deu justificativa alguma para não usar o sistema do próprio Mercado Livre, mas abordagens similares, recebidas posteriormente no meu próprio anúncio e vistas em outros, localizados via buscador, trazem desculpas convincentes, como a de que o computador do interessado no produto está com problema, que ele não tem o app do Mercado Livre instalado no celular ou que o site é bloqueado no trabalho.

Em menos de 24 horas, recebi dez perguntas muito similares, todas de golpistas tentando levar a conversa para o e-mail. Sete delas foram excluídas pelo Mercado Livre. Até a publicação desta reportagem, três continuavam no ar, incluindo a de Braga:

Três das perguntas que restaram no anúncio do iPhone 6s usado no Mercado Livre.
Perguntas de estelionatários no Mercado Livre. Imagem: Mercado Livre/Reprodução.

A conversa por e-mail com Braga foi a parte mais impressionante do negócio. Parecia bastante genuíno. Pelo desdobramento da troca de mensagens e com base em pesquisas posteriores, é presumível que os golpistas usem algum tipo de automação ou mesmo que disparem manualmente a mesma mensagem em vários anúncios. O texto delas nunca faz referência direta ao item vendido, apenas a “o produto”. Na última mensagem da nossa troca de e-mails, Braga pediu o link do meu anúncio. Alguém legítimo saberia do que estávamos falando; alguém que disparou inúmeras perguntas idênticas em vários anúncios esperando fisgar uma vítima, não.

Identificando o golpe

O golpe fica escancarado quando os supostos e-mails automáticos do Mercado Livre chegam à caixa de entrada da vítima. No meu caso, teve um fator extra: eles foram enviados ao endereço de e-mail que usei para conversar com Braga, um diferente do que tenho cadastrado no Mercado Livre.

Mesmo que não fosse o caso, faltou cuidado e profissionalismo na confecção das mensagens fraudulentas. São e-mails convincentes à primeira vista, mas repletos de pequenas falhas impensáveis em uma operação tão grande e profissional como a do Mercado Livre.

Mensagem fraudulenta se passando pelo Mercado Livre.
Tem algo estranho aqui…

As mensagens são enviadas do endereço “contato@pagamentoconfirmado-mercadolivre.com” e muito mal escritas. A maioria dos trechos não conta com vírgulas e há muitos erros esquisitos de conjugação verbal. Exemplo:

Olá vendedor(a) estamos entrando em contato avisando que a compra foi concretizada e já está constando em nossos sistema, peço que pause o anúncio pra não atrapalha a venda e o envio. Por favor assim que fazer a postagem não esqueça de nos informa o código de rastreio.

A formatação também é estranha. Uma das mensagens, que deveria conter o meu anúncio, aparece com as imagens quebradas. Outra, com o assunto “Comunicado Importante!”, pede meus dados bancários e vem com imagens no rodapé sem links, locais onde, por padrão, eles deveriam constar — botões de redes sociais, para baixar o aplicativo do Mercado Livre e um banner oferecendo uma maquininha de cartão.

Neste último e em outro e-mail, há um pedido enfático (fonte em vermelho) para que o anúncio seja pausado. Faz sentido na lógica do golpe: se um comprador legítimo arremata o produto antes da vítima fazer o envio ao golpista, o esquema é revelado.

Mensagem pedindo para pausar anúncio do e-mail fraudulento.
Por que pausar um anúncio que (teoricamente) já foi finalizado?

Outra coisa que saltou à vista foi o valor supostamente pago por Braga. Ele (disse que) depositou R$ 100 acima do pedido, segundo o “recibo” enviado por e-mail. Nele, é feita a discriminação de que esse valor extra seria para cobrir os custos de envio. Só que eu havia selecionado a opção de pagar para o Mercado Livre os custos de envio, absorvendo-os sem que eles fossem repassados ao comprador do meu produto.

Depois de receber essas mensagens, cessei a comunicação com Braga. A última mensagem que enviei foi às 13h26. Às 21h20, sem retorno das mensagens automáticas ou qualquer outro, recebi outra mensagem dele. Escreveu-me apenas “Boa noite amigo”. Sem vírgula.

Vítima

Por acaso, encontrei em uma comunidade de videogames no Facebook alguém que relata ter sido vítima do golpe:

Relato de uma vítima do golpe do Mercado Livre, no Facebook.
Imagem: Facebook/Reprodução.

Nos dois casos, meu e do rapaz acima, o endereço de entrega é em São Paulo — um na Gleba do Pêssego, outro na Vila Nova Utinga.

No mesmo grupo, outro participante criou um “tutorial de como não ser tapeado no Mercado Livre”, porque, segundo ele, “todo dia estou vendo gente postando aqui no grupo que foi tapeada no Mercado Livre, através de emails falsos, fazendo contato por fora do Mercado Livre etc.”

Nos comentários, mais vítimas se manifestaram, o que sinaliza que não se trata de um episódio isolado.

Posicionamento do Mercado Livre

Procurado, o Mercado Livre enviou o seguinte posicionamento:

O Mercado Livre sempre informa a seus clientes que o local seguro para verificar as movimentações de suas vendas e/ou compras é a área “Minha conta”, disponível ao usuário logado no site. Somente neste local é que o usuário pode confirmar as movimentações realizadas por ele (vendas ou compras) e as mudanças em seu saldo de Mercado Pago. Os usuários vendedores são orientados expressamente pelo Mercado Livre a somente enviarem produtos vendidos depois da confirmação de pagamento feita no local indicado. Além disso, a empresa também recomenda que dados de contato (endereço de e-mail, por exemplo) não sejam informados no campo de perguntas dos anúncios. Essas recomendações estão disponíveis na página de Termos & Condições de uso do site Mercado Livre.

Posteriormente, a assessoria mandou um segundo e-mail com dicas de boas práticas válidas para qualquer negociação online, inclusive em outras plataformas que não o Mercado Livre, e este trecho adicional:

Todas as informações sobre segurança no recebimento de e-mails estão na página de Termos & Condições do Mercado Livre. Por meio dessa página o usuário pode denunciar o recebimento de um e-mail falso. Depois de avaliado pela equipe do Mercado Livre, se comprovado que o comprador ou o vendedor utilizou o nome do Mercado Livre indiscriminadamente, o mesmo terá sua conta suspensa na plataforma. Além disso, a empresa se coloca totalmente à disposição das autoridades policiais para contribuir com investigações.

Questionei, novamente, se o Mercado Livre não poderia tomar alguma atitude para impedir que esses golpistas espalhassem as iscas (perguntas) em novos anúncios a fim de fisgar vendedores menos esclarecidos ou familiarizados com a plataforma. Embora o golpe se desenrole fora dela, ele começa lá dentro, ou seja, há alguma responsabilidade, ainda que pequena (ou talvez não tão pequena).

A assessoria do Mercado Livre argumentou que alguns sistemas derrubam automaticamente perguntas que contêm informações de contato, como e-mail e telefone, e que também atuam a partir de denúncias. Porém, como o golpe se desenrola fora da plataforma, as garantias do Mercado Livre, como a mediação, não são acionáveis. O que resta fazer, ainda segundo a assessoria, é tentar conscientizar os usuários para que mantenham a negociação dentro da plataforma e evitem e-mail e outros meios de comunicação alternativos.

Compartilhe:
  • Muito importante esse seu relato, a ansiedade faz a gente querer resolver logo sem nem verificar se o pagamento ou a transação foi efetivada de fato. Ainda bem que você não caiu nessa!

  • No Mercado Livre não dá para vender de outra forma que não seja através do Mercado Envios usando o Mercado Pago. Assim a pessoa paga para o Mercado Livre, eles geram a etiqueta de envio e você só envia mesmo depois que ver o dinheiro na sua conta do Mercado Pago. De outra forma fica inviável.
    Sempre que coloco algum produto mais caro a venda por lá, aparecem estes golpistas querendo negociar exclusivamente por email. Furada na certa.

  • Will S.

    Você tinha que enviar algo pra eles, um informativo ameaçando seria interessante.

  • Riedtmann

    Existe uma variação deste mesmo golpe para quem anuncia algum produto no OLX: geralmente alguém de outra cidade (SP) entra em contato perguntando se é possível fazer a venda pelo Mercado Livre, por questão de segurança, etc. Todas as vezes que eu respondi que poderia entregar o produto em mãos por meio de um amigo, garantindo a segurança da transação, o “comprador” então desaparece. Eles tentam te jogar na mesma situação descrita no artigo.

    Outro golpe é pedir para enviar a algum parente no exterior. Mesmo MO, mas feito por golpistas Nigerianos.

    • luis

      Já me deparei com um pilantra desses, insistindo em migrar a negociação da OLX para o ML. Como sou vendedor esporádico, que vende algo que não tem mais utilidade ou um celular, pra custear a compra de um novo, só faço o negócio pessoalmente. Se não vender, paciência. Não ganho e nem perco.

    • Rafael Macedo

      Acabei de fazer uma venda de 21 carros coleção, no total deu 1.278. Achei estranho pq é difícil conseguir fazer 1 venda e de repente 21 de uma vez, tanto o aplicativo do ml quanto do mercado pago dizem que já foi efetuado o pagamento via conta do mercado pago, mas o que eu acho estranho é que não deu pra enviar hoje pq tive que trabalhar, o comprador não enviou nenhuma mensagem pedindo o codigo de rastreio, afinal uma compra grande assim a pessoa ficaria preocupada. Meu medo é enviar os carros e depois de receberem dizerem que não tinha nada na caixa só tijolos

    • Rafael Macedo

      Alguém tem alguma sugestão? No caso vou enviar na segunda quando os correios voltam a funcionar, mas mesmo todas as 25 vendas que fiz nunca tive problemas nesta estou bem receoso, acham que a girei errado se eu cancelar a venda?

  • Sem dúvida é muito importante as informações que você escreveu amigo. Já fui tapeado uma vez no Mercado Livre há muito tempo atrás por um valor considerável e na minha vez foi na compra de um produto. Desde então não faço mais compras ou vendas sem o recurso do Mercado pago.

  • Calvin Coisa Ruim

    ML é terreno fértil pra golpista. Recentemente fui (quase) vítima de um golpe executado inteiramente dentro do ambiente do ML. Estava vendendo um disco de vinil, raro, que foi arrematado regularmente pelo comprador, dentro do sistema do ML. O pagamento apareceu no Mercado Pago, tudo certo, enviei o disco pelo correio, com a etiqueta do Mercado Envios, tudo normal. Aí o espertão, não sei bem como, deu um endereço inexistente ou algo parecido, e os correios recusaram a entrega depois de um tentativa com “endereço não localizado” ou algo parecido. Alguns minutos depois, a compra foi cancelada e o dinheiro voltou pra ele. Até aí tudo bem, o LP voltaria pra mim. Só que o malandro foi até a agência de distribuição dos correios e retirou a encomenda, imagino que mediante apresentação de documento, e eu fiquei sem disco e sem dinheiro. Claro que reclamei, e o ML me reembolsou sem criar caso, na verdade a fraude resultou contra o Mercado Livre. Expliquei o que havia ocorrido, troquei vários e-mails e espero que eles tenham conseguido estornar o valor que devolveram ao severgonho antes que ele sacasse da conta do MP. É muita criatividade, o pior do brasil é o brasileiro mesmo…

    • Paulo Pilotti Duarte

      Estou com um problema parecido, porém, na outra ponta.

      Eu comprei um case pro Switch do meu irmão e os Correios entregaram mas deram como se não tivesse sido entregue. O dinheiro voltou pra mim.

      Mandei uma mensagem pro vendedor na mesma hora e o cara me mandou fazer várias coisas (refazer a compra, por exemplo) que não resultaram em sucesso. Não consegui pagar o cara até hoje (faz quase 20 dias) e estou com o dinheiro parado lá na conta do MP.

      O mais bizarro é que eu mando prints das coisas pro cara e ele não responde por dias e, quando responde, pergunta se eu dei um jeito na situação hahahaha.

      A última mensagem que ele me mandou, inclusive, foi “Notícias” e mais nada (depois de eu ter mandado um print do ML provando que não tinha como “refazer a compra” (por problemas no anúncio dele).

      Estou quase mandando a merda, colocando o dinheiro de volta pra minha conta corrente e ele que dê um jeito de me cobrar.

      EDIT:

      Detalhe para as datas:

      https://i.imgur.com/1cn1Kk3.png

      • Calvin Coisa Ruim

        Já que você quer ser honesto (felizmente), fala com o ML, não com o vendedor. Eles resolvem internamente.

        • Paulo Pilotti Duarte

          Pior que já tentei várias vezes falar com o ML via chat ou email (até pelo Twitter), nunca consigo (pra conseguir um link pro chat é uma DOR). E eu me recuso a ligar pra qualquer serviço, nem pra pedir pizza eu faço isso.

          Eu entendo o problema todo, mas, confesso que eu duvido muito que, caso fosse comigo o problema, o vendedor teria tanta paciência e tanto afinco pra resolver a situação (se nem pra receber ele parece assim tão interessado).

      • Pedro H. Oliveira

        Não é só ele fazer outro anúncio idêntico, e vc comprar com a opção de “pegar com o vendedor” ele recebe o dinheiro e fica como entregue.

        • Paulo Pilotti Duarte

          Já dei essa sugestão e já perguntei se eu não poderia simplesmente enviar o dinheiro pra ele via Mercado Pago (tem essa opção). Ele nunca se manifestou sobre.

          • Jose L Jesus

            ilario é cada coisa que agora acontece nesta plataforma .
            caso você tenha todos dados do vendedor como nome ou razão social .
            e queira ficar de vez em paz com esta situação ,para não ter algum problema .
            faz o pagamento em juizo …manda em AR ,uma copia do deposito em juizo para ele é ja era .

          • Paulo Pilotti Duarte

            Mandei a reclamação direto pro Mercado Livre e eles depositaram na conta do vendedor o dinheiro e disseram que não era mais pra eu manter contato com ele que o problema seria/foi resolvido pela equipe de suporte deles.

    • Marcos Almeida

      Exato!Eu sempre digo isso,que o pior do Brasil são os brasileiros,mas dizem que sou pessimista,preconceituoso e por aí vai…A maioria dos brasileiros (essa é a verdade nua e crua, infelizmente)sempre espera ou busca uma forma de se dar bem, de forma ilegal ou imoral ou os dois ao mesmo tempo. O Brasil, a curto prazo,não têm jeito.

    • “o dinheiro voltou pra ele”

      No caso de estorno no MercadoLivre/MercadoPago, o dinheiro volta para a conta do MercadoPago (se foi pago via depósito ou boleto) ou a compra é estornada no cartão.

      Se foi o primeiro caso, o “espertalhão” precisaria ter conseguido mandar sacar a grana antes do MercadoLivre perceber o golpe pra eles ficarem com o prejuízo (o que eu acho difícil ou impossível, já que o pedido de saque demora). Se foi o segundo caso o MercadoLivre não perde, pois bastaria eles cobrarem o cartão de novo, ou cancelarem o estorno.

      Eu aposto que nesse caso aí o tontão pegou o produto mas também ficou sem a grana.

      • Calvin Coisa Ruim

        É verdade, o saque demora uns dias, se o ML tiver como estornar provavelmente o cara se deu mal.

    • Antonio Reis Andrade

      Bom dia Calvin, me chamo Antonio Reis e postei uma reclamação logo acima da sua. O motivo do meu contato é saber como vc conseguiu entrar em contato com o Mercado Livre e Mercado Pago pq em ambos os sites eu não achei nenhuma possibilidade

      • Calvin Coisa Ruim

        Se me lembro bem, no site (não no aplicativo, acho) tem uma opção “faça uma reclamação” ou algo do tipo. Em seguida eles iniciam uma conversa por e-mail. Procura lá.

        • Daniel Ribeiro

          Quando forem vender, vendam sempre pra usuários muito bem qualificados. já vi venderem uma placa de vídeo de 3000,00 , quando chegava lá o cara cancelava a compra de volta e enviava uma placa de vídeo menos de 100,00. Já vendi 2 itens pelo ML e deu tudo certo.

      • Jose L Jesus

        antonio eu consegui entrar em contato com o ml ,no seguinte telefone 40901616 também tem este numero (demais localidade ) 0800 774 10 64 .
        caso você não consiga ,no dia que eu consegui falar com ” eles “” o mercado pago .
        eu fiz assim loguei normalmente ao ml ,depois eu acessei a pagina do mercado pago ,fui até contato ,onde eu digitei meu numero de celular ,depois de alguns segundos eu recebi um codigo ,enviado pelo marcado pago ,depois então de digitar este cod.eu tive acesso a este numero o 40901616 .
        acho que sem o envio deste CODIGO !,não da para falar com eles .
        ja o 0800 ,como sou de sp capital ,eu não consegui ter acesso a mensagem diz que não cobre minha area ,metropolitanas algo ,assim pelo cnpj pode também conseguir contato com eles .
        por meio de sites que dão informações sobre empresa ,dependendo do site consegue até mesmo o nome do dono e demais dados como o tão precioso telefone para contato
        mercado livre cnpj 10573521/0001-91
        espero ter ajudado em algo .

    • Gisele Avelar Lima

      Aconteceu algo parecido comigo, porém acho que foi erro dos correios mesmo. Eu comprei um produto, o vendedor fez a postagem, porém os correios atrasaram demais a entrega, e ultrapassou o prazo de entrega, Aí cancelaram minha compra e devolveram meu dinheiro, só que na tarde do mesmo dia o produto chegou em minha casa e o pessoal sem saber recebeu o produto normal. Eu entrei em contato com o vendedor, pois no rastreio não constava que eu havia recebido, e sim que o produto voltaria para o vendedor. Como eu estava com o produto e tinha recebido o dinheiro de volta, entrei em contato com o vendedor e o ressarcir pois o mesmo estava sem o dinheiro e não teria o produto de volta.

      Porém hoje fiz meu primeiro anuncio no ML e quase caio num golpe, ainda bem que sou muito desconfiada, um falso comprador quase me leva cerca de 2000 reais… êee BraZilll

    • Marselha Eloísa Esplugues

      Como você conseguiu o reembolso? aonteceu com meu irmão e o ML não quis fazer o reembolso… Mas acho que era porque o valor era maior de um Iphone…

  • FЯΞD

    Eu anunciei um Macbook Pro Retina e tive que pausar…tamanha a quantidade desse tipo de pergunta…..engraçado que apesar de ja ter ligo sobre o golpe e ignorar as perguntas ainda sim recebi um email com essas confirmações…pergunta: Como eles tinham meu email se não efetuaram lance? Complicado hein…enfim.

  • FЯΞD

    Mercado Pago tmb não é garantia…veja…vendi um teclado para Mac…estava funcionando perfeitamente…ao receber o comprador disse que o produto esta com defeito..enfim…solicitei que ele me devolva e obviamente o mercado livre vai devolver o pagamento pra ele…Pergunta: Quem garante que a pessoa não estava com um teclado usado ruim…deu o lance no meu…recebeu la e vai me devolver o dela que não estava funcionando? Estou seriamente desconfiado que isso vai acontecer. Como tirei foto de todo o teclado…com pequenas caracteristicas de uso vou conseguir provar para o ML qdo receber. Vamos ver como isso vai se desenrolar. Abs

    • Verdade. O Mercado Livre não protege vendedores. Vendi uns CDs tempos atrás e quando a pessoa recebeu, falou que eles chegaram quebrados. Bom, como sei que os Correios não são essas coisas, pedi para que devolvesse os CDs que retornaria o dinheiro. O pagamento foi feito via Mercado Pago e tals.
      Só que assim que o comprador “envia” a mercadoria de volta, ele já automaticamente devolve o dinheiro pro comprador. Resultado, a pessoa não devolveu todos os CDs, mas recebeu o valor total pago de volta. Fiquei sem os CDs e sem o dinheiro. E o que o Mercado Livre fez? Nada!

      • Se você insistir no caso (eventualmente até chegar a um processo) o MercadoLivre vai te reembolsar. Eles são responsáveis pelo que acontece lá dentro, eles que se virem com fraudes.

  • Luiz Gustavo

    Contribuindo com a relação dos golpes praticados: anunciei um notebook, e após centenas de perguntas se eu trocava por xbox, playstations, celulares e afins, uma pessoa iniciou as perguntas, sempre bem formuladas e escritas. Foram 5 ou seis perguntas durante o dia, e sempre, muito educado, dizendo que tinha muito interesse, mas como o valor era alto e ele gostaria de tirar todas as dúvidas. No dia seguinte, por volta das 16 horas (ou seja, após o expediente bancário), a pessoa perguntou se fizesse o pagamento imediatamente eu enviaria o notebook no mesmo dia. Ele disse que enviaria o comprovante de pagamento em seguida. Respondi que não, apenas enviaria o notebook no dia seguinte ao recebimento do aviso de pagamento do Mercado Livre. Com essa resposta, não houve mais contato e o perfil do comprador foi apagado.

    • Paulo Pilotti Duarte

      Comprovante de pagamento = comprovante de depósito?

      Se for, esse golpe é velho: o golpista deposita um envelope vazio e diz que tem o valor e manda o comprovante que ele colocou um envelope lá, quando o banco abre não tem nada e o depósito não é feito (óbvio). Isso rolava muito no ML lá por 2005/2006

  • jose de paula

    COMO COMPRADOR NUNCA TIVE PROBLEMA NO MERCADO LIVRE,,,HA 4 ANOS COMPTO TDO MES ALGUMA OISA E NUNCA FALHOU…SEMPRES FECHO O NEGOCIO E CHEGOU A MERCADORIA ….AGORAESTE RELATO É REFERNTE A VENDE DE CELULAR USADO…AÍ EU JA NÃO DOU OPINIÃO POIS NUNCA VENDI OU TENTEI VENDER NO MERADO LIVRE.

    • Kreeztiano ᢇ

      Que tal comprar um teclado onde o Caps Lock funcione?

  • Kreeztiano ᢇ

    A resposta do ML é bonitinha e padrão, mas não adianta para nada.
    Já recebi este tipo de mensagem e, além de denunciar, mandei o cara tomar longe. O ML excluiu a mensagem e me deu uma espécie de advertência por causa do meu linguajar, ha ha ha ha ha!

  • Douglas Ullmann

    Esses golpistas podem desenvolver as técnicas mais elaboradas do mundo pra dar rasteira nas pessoas, mas vão sempre deslizar na própria gramática bisonha.

  • Dri Carvalho

    Tem que ter atenção. Eu vendo no ML (sou lojista). Perguntas com infos pessoais, pós vendas eu apago. Só envio com a etiqueta do ML (até pq depois fica pendente e perco qualificação – sou Platinum). Não tenho problemas. Mesmo não sendo bom pra reputação se alguém precisa devolver o produto, peço pra abrir a reclamação, peço mediação do ML e só deixo encerrar até recebermos o produto de volta confirmando o problema. Não deixo a opção de retirada em mãos, se quiser nos ache no Google e compre pelo nosso site ou OLX (e só entrego em estações). Foi um resumo, mas deu pra ter uma ideia. Leia todo anúncio, pergunte, a Internet é ótima para comprar /vender, mas como em todos os lugares, existem pessoas que se aproveitam da ingenuidade dos outros.

  • Pedro H. Oliveira

    Ghedin, no ano passado o artigo desse rapaz fez bastante “sucesso” e relata a tentativa de um golpe semelhante ao que tentaram lhe aplicar:

    https://medium.com/@marciotoledo/acho-que-tentaram-dar-golpe-na-pessoa-errada-e4a36b697a2

  • Ed

    Já vendi ocasionalmente algumas coisas no Mercado Livre e nunca havia tido problema com isso, o que sugere se tratar de um problema recente.

    Há poucos dias voltei a fazer um anúncio no site, e das 4 perguntas que recebi, todas eram nos moldes dessa tentativa de golpe. 2 foram apagadas pelo próprio site em poucos minutos, mas outras 2 passaram ilesas. Desanimador o cenário.

  • Anderson

    Mercado Livre , OLX e similares se tornaram um mercado de “vendedores ambulantes profissionais” e o vendedor/comprador amador corre grande risco de se dar mal, levando gato por lebre.

  • Allan Werneck

    Recentemente (duas semanas) Anunciei um S8 plus no ML e uma pessoa (171) perguntou se eu aceitaria troca em um i7 Plus 256GB lacrado. Desconfiei de golpe e dei seguimento, no e-mail ele pediu meu endereço e disse que enviaria o aparelho dele e me mandaria o rastreamento. Assim foi feito, me mandou fotos de uma caixa com meus dados (de uma casa vazia que tenho) e o comprovante de envio. Logicamente não enviei nada pra ele, me ameaçou colocar na justiça… Com 7 dias recebi um sedex com um frasco de perfume com areia e peso exato de uma caixa de iphone. Nesse caso o fraudador saiu no prejuízo pois pagou 68 reais de sedex!

    • E você ainda ganhou um frasco de perfume (tava cheio pelo menos?) e um pouco de areia pra ajudar na construção da sua obra :D

  • Isso me lembrou de um caso que eu li em 2004:
    https://www.metafilter.com/33088/PPPPowerbook

    O cara anunciou o Powerbook dele no Ebay. Um comprador suspeito apareceu, alegando fazer o pagamento através de um site intermediário (tipo MercadoPago) falso. O vendedor sacou o golpe e resolveu fazer o jogo para dar o troco. Confirmou o recebimento do “pagamento” e mandou no lugar um P-P-P-Powerbook via Fedex.
    http://web.archive.org/web/20041229101852/www.p-p-p-powerbook.com/

    Como o comprador era da Europa, o vendedor preencheu a papelada de modo a obrigar o golpista a pagar os impostos de importação (350 libras), o que ele fez prontamente. E com o rastreio da Fedex eles conseguiram acompanhar a entrega em tempo real, e até acharam um amigo pra ir no local filmar e fotografar a “entrega ao vivo” :D

    Rachei demais com essa história… alguém devia fazer isso aqui no Brasil :D

  • Antonio Reis Andrade

    Dia 17/02/18 comprei a maguininha de venda a cartão do Mercado Pago que estava em promoção (R$ 59,40) na minha conta do Mercado Livre e a namorada pagou (a máquina é para ela) e ontem (23/02) descobri que essa transação não consta nos registros da minha conta. O pior de tudo é que o Mercado Livre não nos dá acesso a entrar em contato com ninguém de lá para tentar resolver o problema, no site as opções não admitem isso, tenho o comprovante do pagamento online (internet banking caixa) da namorada mas como resolver? Mercado Livre, Mercado Pago, todos da mesma forma, não conseguimos nenhum acesso para resolução desse tipo de coisa. E agora???

    • Jose L Jesus

      ja tentou o procon ??? ,você é consumidor com direitos e o ml é uma empresa .
      procon em cima deles .mesmo assim se eles ,não atender ao procon .
      isto ,vai se tornar ato de revelia ,infringindo ,gravemente seu direitos e assim
      se torna um processo cabível de até mesmo de indenização por danos morais etc

  • Jose L Jesus

    golpes de peças ,isto mesmo golpe em peças de produtos .
    um outro golpe ,e por mais incrível que pareça o golpista ,faz todos os procedimentos legais ,que recomenda o ml .
    agora vem a parte do golpe ,o golpista depois que receber o produto ,abre uma reclamação, no ml inventado ,que o produto esta com alguma problema ,que testou o produto e até mesmo ,consultou um técnico enfim que não quer mais ,vejam só até onde vai descaramento destes golpistas .como um comprador tem por direito 7 dias ,para reclamar e assim cancelar uma compra ou até mesmo ,ter o dinheiro de volta ou um outro produto .
    o próprio mercado livre se torna um colaborador ,destes golpista ,mesmo sem querer .onde o ml .vai intervir ,claro sempre em favor do comprador ( no caso aqui o golpista ) e assim di boa o golpista vai ter o dinheiro de volta .
    o golpista envia o produto de volta ,mais ja retirou a peça que precisa .

  • Oliveira Sms Massa

    RELATO AQUI MINHA EXPERIENCIA EM COMPRAR ANABOLIZANTE PELA INTERNET. POSSO GARANTIR, PAGAR ISSO VIA MERCADO PAGO OU DEPOSITO É GOLPE.
    NO MERCADO LIVRE ESTA CHEIO DE ANUNCIOS DE ANABOLIZANTES, ALGUNS DISFARCADOS, NOMES ABREVIADOS… NO SITE ANABOLIZANTE.CENTER .CLUB . SA ….TUDO DA MESMA LAIA.
    ELES FALAM QUE VC PAGA VIA DEPOSITO OU VIA MERCADO PAGO. AI VC ACHA Q PAGAR VIA MERCADO PAGO COM LINK Q ELES MANDAM E SEGURO? KKK NAO MESMO. VC PERDE O DINHEIRO DA MESMA FORMA DO DEPOSITO PQ ELES NAO ENTREGAM MERCADORIA NENHUMA, NAO RESPONDEM EMAIL, NAO RESPONDE ZAP E JA ERA. AI VC TENTA RECEBER SEU DINHEIRO DE VOLTA E AI DESCOBRA QUE NAO LEU AS REGRAS DO MERCADO PAGO. VEJA ABAIXO AS REGRAS.
    NAO CAIA NESSE GOLPE DE ANABOLIZANTES DECA DURA TREMBO ANASTROZOL LANDERLAN …. NAO COMPRE ISSO NESSES SITES OU ANUNCIOS Q FALA PRA DEPOSITAR OU PAGAR NUM LINK MERCADO PAGO. É GOLPE.

    SEGUE EXEMPLOS DESSES ANUNCIOS GOLPES E SITES:

    http://anabolizantes-sa.blogspot.com.br/2010/11/item_4202.html
    http://www.anabolizantes.center/ciclosanabolicos
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-999331976-alicate-boldenona-dura-teston-dec-confira-_JM
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-981706730-pen-driver-32gb-stano-zoland-depor-dec-dur-original-_JM

    https://www.mercadopago.com.br/ajuda/521

    4. Cobertura
    O programa Compra Garantida não cobre:

    Produtos danificados, reparados ou modificados pelo comprador.
    Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido.
    Produtos retirados ou entregues pessoalmente.

    ((((((Produtos não adquiridos através do Mercado Livre.)))))

    (((((Produtos pagos por meio de Envio ou Entrada de Dinheiro efetuadas através do Mercado Pago.)))))

    Casos em que o correio ou transportadora perca o produto, salvo se o envio seja feito através do Mercado Envios.

    Qualquer outra forma que o Mercado Pago considere fraudulenta ou que viole os Termos e condições do Mercado Pago e/ou do Mercado Livre.

  • Andreia Frytys

    Boa noite! Eles continuam com golpe.
    Não cai pq vendo muito pelo ml, e o e-mail tratativa e totalmente diferente do cadastrado no ML.

    Gostaria de informar ao ML os 6 usuários q tentaram o golpe até p a possibilidade bloqueio…..há um canal para encaminhar ao ML?!

    • Se não me falhe a memória, na própria pergunta tem um botão para apagar e denunciar. Acho que é o máximo que dá para fazer…

  • Sarinha Silva

    Aconteceu comigo levei prejuízo de 450 reais
    I nas minhas compras não consta que comprei nada . Oque eu fasso?

  • Sarinha Silva

    A pessoa nem me responde mais .
    Nunca aconteceu isso comigo combinamos pelo WhatsApp.
    Mas ela modificou o preço , o boleto foi gerado no mercado livre não entendi estou puts de raiva

  • Reinaldo Ortigara

    Eu acabei de sofrer uma tentativa de fraude igualzinho o descrito na Matéria. Idêntico….