O que tem na sua mochila, Alessandro Junior?

Por
24/7/17, 17h55 4 min 5 comentários

Foto de Alessandro Junior.Alessandro Junior tem 20 anos, começou a escrever sobre tecnologia ainda adolescente por diversão e poucos foi pegando gosto. Apesar de ser apaixonado por jornalismo, decidiu cursar Comunicação e Multimeios na PUC-SP, para unir outras paixões e ampliar as possibilidades. Atualmente, é repórter do Gizmodo Brasil. No twitter é @alessandrofajr.

  1. Mochila da Asus: ganhei de presente da minha irmã, Michelly. Comentei com ela que queria uma mochila mais compacta e ela encontrou essa. Não tem muitos bolsos, nem compartimentos, mas é o suficiente para eu organizar minhas coisas — que não são muitas. Por algum motivo, não tem mais no site para vender, mas ela me disse que foi baratinha.
  2. Guarda-chuva: outro item compacto, precisa ser assim pra caber na mochila e para não fazer muito peso. Essencial em São Paulo.
  3. Sony Xperia ZX: smartphone de testes do momento, geralmente ele não fica na mochila, mas no meu bolso. Coloquei ele ali pra não ficar um pedaço vazio na foto.
  4. Óculos de Sol: fiz em uma ótica aqui do bairro, pois sou ceguinho.
  5. Pasta: ganhei em uma coletiva da Sony e carrego sempre comigo. É útil para levar os textos de leitura, relatórios e trabalhos em geral da faculdade. Ela cabe certinho na mochila e evita que ela fique capenga.
  6. Livro 1: não tenho o costume de ler livros no Kindle, prefiro a versão física. Agora estou lendo “Todos os fogos o fogo” do Júlio Cortázar, essa edição um dos meus professores da faculdade me emprestou.
  7. Livro 2: estou tentando ganhar o hábito de ler dois livros simultaneamente. Esse aqui é “2001: Uma Odisseia no Espaço“, do Arthur C. Clarke. Essa edição vem em um box de papelão com a capa bonitinha, mas quando você tira é uma peça toda preta de papel, referência ao monolito. Também ganhei da minha irmã.
  8. Post-it: tenho dó de marcar os livros com lápis e caneta, mas gosto de fazer marcações e anotações em partes que me chamaram a atenção. A solução que encontrei foi carregar sempre um bloquinho de post-it, que me serve tanto de marca página quanto marcação de destaques.
  9. Caderninho: para anotações em geral, seja nas coletivas de imprensa ou na faculdade. Divido ele no meio, para separar as coisas.
  10. Canetas Stabilo: gosto dessas canetas, são bem fininhas e macias para escrever.
  11. MacBook Air 13 polegadas (early-2015): não carrego o notebook na mochila sempre, apenas nas coletivas de imprensa. É o meu computador para tudo: estudar, trabalhar e me divertir. Quando comprei, precisava de uma máquina leve, com ótima bateria, mas que também não me deixasse na mão na hora em que precisasse de um pouco mais de performance. O MacBook Pro saía do orçamento, então optei pelo modelo de 13 polegadas. Consigo até editar uns vídeos da faculdade com ele. Entre outras vantagens, estão o teclado e o trackpad, os melhores que já usei em notebooks, e a duração da bateria. Queria que a tela fosse melhor, mas não deu dessa vez. ¯\_(ツ)_/¯
  12. Kindle Paperwhite: apesar de não ler livros nele, uso muito para salvar artigos longos que encontrei na internet e relatórios sobre jornalismo. Uso a extensão Send to Kindle para Chrome e acho uma das melhores alternativas – a formatação fica sempre boa. Uma história curiosa sobre ele: eu tinha um Kindle básico e a tela quebrou do nada. Liguei para o suporte da Amazon e eles não tinham outra unidade igual a minha para substituir, então me mandaram um modelo melhor.
  13. Pendrive: é um Sony de 16GB, daqueles que tem uma ponta para o computador e outra para o Android. Nunca usei no celular.
  14. Powerpack: é um Mi Power Bank de 10.400 mAh, o suficiente para fazer duas ou três cargas na maioria dos celulares. Está sempre comigo.
  15. Fones de ouvido: Jaybird X3 que estou testando no momento.
  16. Cabo USB-C: veio no Xperia XZ. Sempre carrego o cabo do celular que estou testando.

O que tem na mochila do André Fogaça. Clique para ampliar.

Nota da editora: “Na mochila” é uma seção semanal do Manual do Usuário que apresenta o interior das bolsas e mochilas de leitores, colegas e amigos. Veja as outras mochilas já publicadas e mande a sua.

Compartilhe:
  • Ed

    Mochila um pouco pesada para carregar no dia a dia, mas está ok para alguém que passa a maior parte do dia fora de casa. Como eu moro em uma cidade em que o risco de chuvas aleatórias praticamente se restringe ao verão, nem penso em ficar carregando guarda-chuva por aí.

    Curioso você carregar dois livros em papel mais um Kindle, que usa para ler artigos da web. Estes eu acabo lendo pelo celular mesmo, na Lista de Leitura do Safari (iPhone). Quando estava no mundo Android, usava o Pocket para isso.

    • Alessandro Feitosa Jr.

      O notebook só vai comigo nas coletivas de imprensa e sem ele fica bem mais leve. Mas quando ele precisa ir comigo, a mochila fica pesadinha mesmo.

      Sobre o Pocket, eu tenho instalado. A dica é ótima! A questão é que para leituras longas, eu acho desconfortável. E o smartphone me distrai muito, as notificações ficam pulando e às vezes eu paro a leitura pra dar uma espiada no Facebook, aí acabo não voltando. A estratégia que coloquei para focar mais foi justamente carregar ele comigo, além dos livros.

  • Frederico

    Que edição bonita do 2001

  • Muita bonita a mochila, pena que não vende mais. :(

  • legal!