Post livre #120

Por
29/3/18, 8h10 1 min 125 comentários

Com o feriadão na sexta, antecipamos o post livre desta semana. Você já sabe, mas não custa lembrar: é um post semanal, sem conteúdo, aberto apenas para que possamos interagir nos comentários. Vale qualquer assunto. O espaço é fechado no domingo à noite.

Compartilhe:
  • Will S.

    Fechei o cercadinho do Facebook e Google (revendo diversas coisas que dava acesso), não sou paranoico, mas como só me custou 10 minutos e não farei (espero) isso nunca mais, achei bem válido, e vocês?

    • binho_0

      Já estava fechado há tempos, mas volto pra ver se tudo continua no lugar, pq geralmente não está. Recomendo o mesmo.

  • binho_0

    Olá, amigos! Fiz um upgrade aqui na máquina e vejam o q acham. Estou com um Dell Vostro 5470 há um bom tempo (acho q mais de dois anos já) e ele tem uma limitação (além de alguns problemas que me obrigaram a trocar o wifi e conviver com algumas falhas nas porta usb, por exemplo): limite de 8Gb de memória… Queria aproveitar essa promoção da Dell, que estava dando bons descontos em notebooks, e comprar um Inspiron 7000 de 15 polegadas. A esposa tem um de 14 e ele é realmente muito bonito, a tela é boa pra caramba e pode expandir até 16Gb além de suportar os SSD M2. Mas acabei optando por um Dell 7567 Gaming e tive uma grata surpresa: ele expande até 32Gb de memória. Pesou tb ele ter um processador melhor e uma placa de vídeo um pouco melhor tb.

    O único porém é q ele é meio trambolhão pra carregar por aí. Por isso vou manter o Dell Vostro 5470 e instalar nele um Linux Mint (e preciso mesmo usar mais Linux, pq quero aprender mais sobre Docker e tal).

    Enfim, tava no sufoco com o Dell Vostro e além de não poder jogar algumas coisas (não sou gamer (nem conhecia o Twitch até essa semana…), mas tem uns joguinhos q me animam como o novo Doom e também vou poder ter acesso ao M2 que, pelo q pude ver por aí (não todos, alguns são iguais em velocidade aos SSD Sata), é ainda mais rápido q o SSD q eu já uso e acho rápido pra caramba. Espero q a Dell não me decepciona desta vez como foi o caso desse Dell Vostro…

    • Frederico

      O meu é o primeiro dell gaming, que é menos trambolhão

      Mais de 1 ano aqui e tudo certo. Acho maravilhoso acessar todos os internos dele removendo só 1 parafuso

      • binho_0

        pois é, cara. isso pesou tb, viu… UM parafuso pra abrir foi uma decisão muito, mas muito, inteligente de alguém q pensou: “é claro q o cara vai abrir e colocar mais memória, ssd etc e pra que complicar a vida do cara?”. quero dar uma melhorada nele, pq comprei a versão mais barata e q a dell manda com hd normal e 8Gb de memória só. como pretendo editar um pouco de vídeo nele… acho q foi uma boa. ia montar uma cpu pra ficar aqui em casa, mas achei tb mais vantajoso poder levar a máquina caso venha a ficar muitos dias fora de casa.

    • Louis

      Isso é o que me limita no mercado de notebooks.

      Nenhuma fabricante no Brasil, tem condições de fazer um notebook gamer potente, de metal e leve?

      • binho_0

        pelo visto só a xiaomi teve a sacada. nesse lançamento q eles vão fazer mês q vem, a máquina ficou menos trambolho e parece q com uma boa configuração. se tiver um teclado abnt2 vai ser uma boa.

        https://tecnoblog.net/237386/xiaomi-mi-gaming-laptop-detalhes/

        • Louis

          Já tinha visto, mas, 2,7 kg limita qualquer portabilidade. Podia ter uma bateria menor e peso máximo de 2 kg.

          • binho_0

            Esse peso até não incomoda tanto. O que pega pra mim é o teclado…

  • Frederico

    Comecei a aulinhas de espanhol no curso de idiomas da universidade. Alguém sugere outros meios digitais além do Duolingo, para eu ficar treinando em casa?

    Semestre que vem quero ver se consigo adicionar italiano ou francês também.

    • Digitais eu não conheço… Minha experiência autodidata com inglês passou por muitos DVD’s com áudio e legenda em inglês, acompanhados por dicionários e muita persistência.

    • Paulo Sabaini

      Recomendo o Anki, que utiliza o sistema de repetição espaçada, coloque nele frases em espanhol, que você estuda e que considera importantes, aí todo dia você revisa essas frases para não esquecer.

    • Paulo Pilotti Duarte

      Ler e consumir conteúdo na língua que você está estudando é o melhor modo de treinar e fixar conteúdos, principalmente treinando a sua capacidade de imersão na língua L2 (se acostumar, literalmente, com a sonoridade da línga), uma vez que aulas formais você já tem na universidade.

      Esses meios digitais servem pra muito pouca coisa além de aumentar vocabulário e te ensinar alguma coisa de gramática (muito pouca). O melhor é sempre consumir conteúdo e, se possível, ter contato com nativos da língua (aqui em POA é relativamente fácil achar “hispanohablantes” principalmente do Uruguai) para conservar normalmente etc.

    • Xiao Xiao

      Recomendo um app chamado Speaky. Você se vê “forçado” a conversar com pessoas do mundo todo. Bem legal. Depois dá uma olhada nas respectivas lojas.

      • Frederico

        Vou dar uma olhada, espero porém que não seja apenas conversas orais como o nome dar a entender

        • Xiao Xiao

          É por mensagem de texto mesmo. O app lembra um pouco o telegram. A outra pessoa pode corrigir tuas frases e vocês podem optar por conversar por áudio.

  • Faz um bom tempo que eu consumo conteúdo audiovisual primariamente via YouTube, de diversos canais, sobre assuntos que me interessam. Abaixo, segue uma lista de vídeos que eu gostei de alguns desses canais.

    https://youtu.be/alHPg1ZVrBo
    Segundo idioma é algo que se estuda pra sempre, e o BBC Learning English é um ótimo canal para esse propósito. Meu quadro favorito é o News Review.

    https://youtu.be/CEckD0sO3x8
    O Ciência Todo Dia é aquele típico canal “de guerreiro”, com um exército de um homem só lutando contra a ditadura family friendly desmonetizadora. Ótimo pra saber sobre curiosidades e avanços da ciência.

    https://youtu.be/jHKi6Dk9izo
    Outro canal de ciência de outro exercito de um homem só. O Integrando Conhecimento faz um ótimo trabalho de divulgação científica ao explicar coisas que não necessariamente mudarão sua vida, mas mesmo assim possivelmente acrescentarão algo positivo.

    https://youtu.be/CFULkLwbL2Y
    O Jornal da Gazeta é um daqueles típicos telejornais que está também no YouTube, possivelmente porque seus produtores devem pensar: “Se não podemos vencer o VoD e o OTT, que nos juntemos à eles”. E aí está, um ótimo jornal, um dos únicos que dá espaço para a esquerda se manifestar, como nessa entrevista.

    https://youtu.be/EtkQCn4xTvU
    O New Rockstars (que nome, cruzes!) é um canal sobre cinema e séries blockbusters bastante divertido, que faz análises e reviews sensacionais trailers, filmes, temporadas e séries, sem apelar pra palhaçadas de “Marvel vs DC”. Cuidado com os spoilers!

    https://youtu.be/6iv8ZwxcqAw
    Pra quem por alguma razão não quer ou pode ler sobre tecnologia, mas quer ficar por dentro do que está acontecendo de forma minimamente efetiva, o CT News do Canaltech é uma boa opção.

    https://youtu.be/MkIaUwpSE3U
    https://youtu.be/F_OrvZKHMSQ
    Imagino que o Nerdologia dispense apresentações. Caso alguém não conheça, o canal spin-off do Jovem Nerd aborda ciência, história, e cultura nerd em vídeos bem bacanas.

    https://youtu.be/_sHcUUUGU2g
    Because Science é um Nerdologia, só que em inglês.

    https://youtu.be/zkWeoaAEdSo
    Infelizmente o Hoje na História Mundial tá meio largado pelo seu criador, provavelmente por causa das desmonetizações arbitrárias do YouTube, que se acha razões pra fazer isso com esse canal…

    https://youtu.be/pG8EskFoT6M
    …imaginem com o Hoje no Mundo Militar.
    É um ótimo canal, que aborda também um pouco de política internacional (um assunto que me interessa), como nesse vídeo sobre a “reeleição” do csar presidente Putin.

    https://youtu.be/8fLBoLO2Dfw
    Um Hoje no Mundo Militar em forma de podcasts de 2 horas, mas também com vídeos. Bom pra quem quer ver um vídeo só por semana sobre politica internacional.

    Bônus:
    https://www.twitch.tv/videos/244231612
    https://www.twitch.tv/videos/241138845
    O Twitch, originalmente uma plataforma de streaming de jogos (que inclusive premia membros com jogos) e mesmo sem ter toda a flexibilidade do YouTube, vem sendo desvirtuado a algum tempo; por alguma razão, vários criadores de conteúdo tem optado por criar canais nele ao invés de fazer o mesmo no YouTube, inclusive alguns desenhistas que eu gosto muito. Atualmente não parece ser uma ameaça ao reinado do maior site de vídeos do mundo, mas nunca se sabe quando o jogo pode virar.

    • Paulo Pilotti Duarte

      Da hora cara … mas haja vida pra acompanhar tudo isso heim.

      Eu assisto, basicamente, 3 canais (Nerdologia, 8 bit guy e Primitive Tecnology) e já me sinto amontoado de tanta coisa (e assino uns 8 ou 9 canais, no máximo, mesmo sem assistir eles).

      EDIT: ortografia.

      • Eu gosto muito da função “assistir mais tarde”; vou tacando tudo que me parece bacana lá, aí quando vou cozinhar, ou lavar a louça, ou fazer uma faxina no quarto, ou pegar trem pra algum lugar longe, boto os vídeos pra rodar (ao invés de assistir tv ou ouvir rádio, como a maioria faz). Depois eu tiro o que já assisti e coloco outros vídeos na fila.

    • Frederico

      Esse da BBC me lembrou duma dificuldade que tenho com línguas estrangeiras (pelo menos o inglês) que é a distração com vozes. Não sei se é por causa dos sotaques, ou da edição dos áudios etc. mas ouvir áudio em inglês é muito difícil pra mim, perco o foco muito fácil, mesmo ouvindo com clareza.

      • Bem curiosa essa sua dificuldade. Talvez seja falta de hábito de ouvir conversas em inglês.

        • Paulo Pilotti Duarte

          Na real é bem normal essa dificuldade quando se está apredendo uma nova língua e/ou está ainda no estágio de assimilação dos fonemas mais complexos dessa L2.

          Precisa de foco e treino pra conseguir se adaptar ao novo sistema fonético (e compreender a língua sem traduzir mentalmente as frases) e isso vem apenas com o tempo e a exposição à língua.

        • Frederico

          Como pano de fundo, talvez
          Música não acontece isso, mas é outro tipo de estrutura

          Por exemplo, quando estou fazendo algum trabalho no PC que não requer concentração, gosto de ouvir um podcast de fundo. Flui tudo muito suave, aproveito o podcast e desenvolvo bem o trabalho. Mas se o podcast for em ingles, em pouco tempo esqueço que to ouvindo isso e parece mero ruído, preciso manter concentração constante. Acho que não acontece o mesmo se o que eu tiver ouvindo for uma sitcom, por isso que desconfio que seja algo relacionado a edição de som

    • binho_0

      “quem lê tanta notícia”?

      • Me parece que o verbo correto seria “vê” rsrs 😁
        Em geral, por dia ficam acumulados vídeos que somam mais ou menos 1h30m no total, e eu assisto mais ou menos metade disso. É menos tempo do que as outras pessoas gastam com televisão. Então não, eu não acho que seja tanta coisa assim.

        • binho_0

          é a música ‘alegria, alegria’ do caetano:

          “O sol nas bancas de revista
          Me enche de alegria e preguiça
          Quem lê tanta notícia”

    • Matheus De Sena

      Muito massa suas recomendações, já sigo a grande maioria desses canais kkkkkkk
      Se você se interessa por (geo)política internacional, ti recomendo o canal “Terra Negra” formado por professores de Geografia com vários vídeos bacanas sobre Geografia e análises semanais de acontecimentos nacionais e internacionais.

      https://www.youtube.com/channel/UCbQ4CkszFFUju5XtFid-XWQ/videos

  • João Paulo Bernardes

    Alguém conseguiu fazer um cartão Submarino / Americanas / Shoptime com anuidade grátis recentemente? Eu tenho tentado desde ano passado quando rola essa promoção, no meu nome, meus irmãos, mãe, amigos, e NUNCA LIBERA.

    To com uma teoria que estão somente coletando dados, porque não é possível.

    • Xiao Xiao

      Recentemente não. Mas já faz um bom tempo que eu tenho um cartão da americanas sem anuidade.

    • Louis

      Fiz o pedido há uma semana e não obtive resposta.

      Em compensação, e-mails da Americanas começaram a brotar como dinheiro sujo no PMDB.

  • Gabriel Arruda

    Eu comentei um tempo atrás que tinha comprado uma câmera e agora estou com um possível problema: organizar essas fotos, sem os dados de câmera.

    Eu estou usando o Fotos do MacOS mesmo e estou gostando, exceto pelo upload demorado quando se carrega centenas de fotos, mas como um noobie acho muito bom editar usando o próprio aplicativo ao invés de uma solução mais sofisticada como Lightroom por exemplo.

    Vocês têm alguma sugestão ou o normal é recorrer a esses serviços comuns mesmo como Apple ou Google?

    • binho_0

      Por aqui eu faço assim: depois de descarregar a câmera, seleciono algumas pra colocar no flickr. Como prefiro fotos p&b, tem um trabalho de edição aí e eu faço no photoshop mesmo e não no lightroom, q eu nunca curti muito. Subo as selecionadas pro flickr num tamanho menor e o resto eu salvo no hd externo e depois criptografo tudo pra mandar pro dropbox. Tô com uma fila gigante aqui pra subir, mas é esse o processo. Eu jamais colocaria essas imagens no google fotos ou qualquer outro serviço do tipo.

      • Por que não colocaria no Google Fotos ou outro serviço do tipo?

        • binho_0

          Privacidade

          • Xiao Xiao

            Em que sentido? Acha que a google vai divulgar as imagens para terceiros?

            Tanta paranoia assim dá a entender que são nudes..rs

          • binho_0

            Poderia ser nudes, eu vestido de Carmen Miranda etc etc etc. Ou apenas foto da minha gata bocejando. Não me agrada a ideia de uma empresa sendo capaz de xeretar isso.

            Quando vc vai ao banheiro, então, e fecha a porta dá a entender o que às pessoas?

          • Xiao Xiao

            Quando vc vai ao banheiro, então, e fecha a porta dá a entender o que às pessoas? Que vou cagar.

            Uma coisa é fechar a porta. Outra é trancar com chave, passar um cadeado se for possível, tapar o buraco da fechadura, fechar as janelas, passar um pano por debaixo da porta, apagar a luz, etc…

            Dificilmente vai ser um humano “xeretando” tuas coisas. No máximo um robô pra pegar metadados das imagens como a localização. A google não quer saber da tua aparência, apenas dos teus hábitos (ir a tal lugar, local de trabalho, onde mora, etc..).

            Querendo ou não, é possível que ela já tenha essas informações.

            A google não pode xeretar, mas o dropbox pode.

          • binho_0

            então deixa a porta aberta, ué

          • binho_0

            por isso eu deixo criptografado.
            eu sei q um humano não vai xeretar, mas não é esse o ponto. o ponto é concentrar informações nas mãos de uma empresa só.
            e se o robô tem reconhecimento de imagem ele sabe, sim, quem eu sou, quem está comigo e o que há na imagem.
            vc pode achar q nenhum humano da google vai querer ver isso, mas pode ser q, em algum momento e por qualquer motivo, um humano queira, sim, ver essas imagens em particular e, a partir delas, formar uma opinião ao meu respeito.
            se vc não valoriza a privacidade, ok, é problema seu. mas eu acho q vc ainda não se deu conta das consequências.

          • Quem garante que você vai cagar? É exatamente por isso que privacidade é importante: porque não é da conta de ninguém. Diminuir a importância da privacidade é atuar contra si mesmo.

    • Frederico

      Uma dúvida: vc edita foto a foto ou tem como fazer um mesmo procedimento de edição para várias de uma vez?

      • Gabriel Arruda

        Bom, eu recentemente voltei de viagem e o que faço é importar tudo no Photos e ver uma a uma. Apago as que não ficaram boas e apenas arrumo enquadramento em alguns, outras edições eu só faço se for utilizar para alguma coisa como postar no Instagram ou usar de wallpaper.

        Mas comecei a uns dois meses a tirar fotos, então nem sei o que fazer com as fotos que eu tiro haha

  • Paulo Pilotti Duarte

    E … as VPNs pagas coletam dados também (provavelmente tudo e todo mundo coleta dados atualmente, quero ver fugir disso):

    https://tecnoblog.net/237648/vpns-coleta-dados/

    • Frederico

      Fico imaginando se até mesmo figurões escapam dessa vigilância ou só os Stallman da vida mesmo

      • binho_0

        só os stallman mesmo

        • Paulo Pilotti Duarte

          Recomendo fortemente a seção “What’s bad about” do site dele.

          Tem muita paranóia, lógico, mas tem muita coisa pra se pensar.

          https://stallman.org/

          • binho_0

            stallman é inspirador.
            sempre tenho em mente as coisas q ele alerta.
            mas é complicado viver como ele vive…

          • binho_0

            sei q pode parecer preguiçoso, mas bem q ele poderia indicar alternativas q ele considera adequadas. eu adoraria, por exemplo, fazer a firma parar de usar o evenbrite. mas para qual serviço eu poderia ir?

          • Paulo Pilotti Duarte

            Ele tinha (deve ter ainda) uma seção de aplicativos que ele usa e recomenda (normalmente aqueles endossados pela FSF).

            Lá eles usam a pouco prática solução de um RSS: https://www.fsf.org/events/rms-20180410-zacatecas

    • binho_0

      private internet access não pega (cruzando os dedos). ufa!

  • Fernanda Thiesen

    por que não criar uma instância de Mastodon para os leitores do Manual do Usuário? 😉

    • Frederico

      É como se fosse um twitter onde os followers são apenas o pessoal do post livre?

      • É um Twitter federado. Você pode criar uma instância isolada do restante da rede ou que converse com todas as demais.

    • binho_0

      criamos um grupo no telegram.
      ajuda?

      https://t.me/joinchat/CP-6_Q-kd7-VaUP6ml1SNA

    • Precisa ter um servidor, não? E gerenciá-lo. Aí faltaria braço e conhecimento (da minha parte) para fazer acontecer…

      • Fernanda Thiesen

        sim, tem investimento envolvido. pode começar do zero em servidor próprio ou já pegar um que inclua o serviço. estou querendo lançar uma instância sobre um assunto específico e na pesquisa achei esses dois sites cujos serviços são prestados por quem entende do assunto. https://masto.host/ e https://maastodon.net/. Daí vc só precisaria divulgar e monitorar. abraço!

        • A ideia é bem legal (simpatizo muito com o Mastodon). Meu receio é que aconteça o mesmo que aconteceu com o grupo que montamos no Disqus e essa instância morra por inanição de conteúdo ou esquecimento. E tem uma agravante: o risco de esvaziar este post livre.

          E a sua instância, vai lançar? Sobre qual assunto específico seria?

          • Tet

            Não sei se vale a pena separar em várias instâncias. A única instância brasileira (pouco movimentada) é o masto.donte.com.br

            Por sinal, usem a extensão Stylish e procurem um tema CSS caso não estejam satisfeitos com o modo atual. Fica bem melhor.

            https://images.masto.donte.com.br/media_attachments/files/000/329/343/original/a3f468447d4c2c6e.png

          • Fernanda Thiesen

            é verdade. sempre tem esse risco. por isso estou planejando gerar conteúdo na minha instancia através de bots para incentivar discussão e os usuários terem um bom motivo para voltar. como o Mastodon tem feed cronologico eh possível usá-lo para acompanhar notícias, além de conectar pessoas com interesses em comum. minha instancia será algo em torno de intercâmbio.

  • Bem bacana este vídeo sobre dark patterns, ou como a UX molda a experiência das pessoas com interfaces de modo quase inconsciente (para nós):

    https://www.youtube.com/watch?v=kxkrdLI6e6M

  • Frederico

    Galera, o que acontece com as sobremesas hoje em dia? Abriu um restaurante aqui na cidade que o carro chefe é OREO EMPANADO FRITO.

    https://www.instagram.com/p/BgzdwNZA4VQ/?taken-by=gulagramdf

    Ali, canto inferior esquerdo

    • tuneman

      As vezes me intriga como uma coisa dessas faz sucesso. Poxa, parece que veio da cabeça de uma criança!

      • binho_0

        se esse não fosse um canal de família eu estenderia esse seu comentário com algo q me ocorreu aqui.

        • Frederico

          joga no telegram

      • Paulo Pilotti Duarte

        Mas, como o @ghedin:disqus disse: isso é fruto dos adultos infantilizados consumistas que temos atualmente.

        MCU é uma consequência, por exemplo, desse tipo de comportamento. Essas sobremesas mega-açucaradas e com diversos sabores e texturas lutando entre si são outra.

    • É só mais um sinal da onda de adultos infantilizados consumistas que a indústria tem promovido (ou servido?).

    • Gabriel Arruda

      O Brasil é um país conservador, mas com comida é o maior bacanal possível.

      • Frederico

        Carne (principalmente pontos e cortes) é o que mais tem de conservador quando penso na comida brasileira

    • binho_0

      oreo a bolacha?

      • Frederico

        oreo o biscoito
        editei com a imagem ali no post

  • tuneman

    E aí, como serão os planos para a sexta feira santa?
    Como um bom ex-cristao eu vou comer carneeeeeee

    • binho_0

      puts…

    • Frederico

      meu almoço foi um salgado de frango
      n sei se transgredi ou n

  • Yago G. Oliveira

    Como está o 4G de vocês?
    Observei que a TIM deu uma caída na velocidade e terminou alguns ransharing que existia com a Oi.
    E na Oi o que eu senti foi justamente o oposto, uma velocidade mais liberada, mesmo sendo pré-pago.

    • Aqui (Vivo), ok.

    • Wilson Moreira

      O meu 4G da Tim está péssimo, tô quase mudando pro Prezão da Claro.

  • Para apimentar esta sexta-feira de marasmo, acabou de sair na Gazeta um comparativo objetivo (leia-se sem ter testado os aparelhos) entre Galaxy S9 e iPhone X: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/galaxy-s9-ou-iphone-xum-comparativo-objetivo-280she99pekorwwzhiwdkiieq

    • Notchs atacam meu TOC, então eu iria de S9. E mesmo sem notch, eu iria de S9.

      • Paulo Pilotti Duarte

        Já viu ao vivo?

        Ele fica menos ruim ao vivo.

        • O iPhone X é lindo “do pescoço pra baixo”, praticamente um camarão lol 😂
          Já o S9 é pura beleza.

          • Paulo Pilotti Duarte

            hahaha bom, hoje a única coisa que eu desejo da Apple ainda é o iPad Pro de 12′. O resto, posso me virar com o que tem no mundo Android/PC muito bem.

          • Essa birra com notch é algo exclusivo de comentários de blogs de tecnologia. Se você fala com pessoas comuns, ninguém liga — tanto que o iPhone X é o iPhone que mais vende.

            Daqui a pouco todo Android vai ter um notch também (já começou) e essa discussão ficará esquecida ao lado de outras non-issues, tipo “mas Android tem Flash” e “bump da câmera”… Já deu esse argumento, bola pra frente, gente! :)

          • Realmente essa discussão será esquecida, já que a Apple, segundo rumores, pretende remover o notch em futuras versões do iPhones X.

          • Paulo Pilotti Duarte

            Confesso que eu só acho feio (deselegante, uma solução estilo ventarola nos carros antigos, que veio de um erro de projeto e virou padrão por um bom tempo) mas não me impede de usar. E como eu disse, ao vivo ele é OK, a solução de colocar os indicadores dos lados do chifre é bem interessante (ainda que soe como u ma gambiarra, claro).

          • Sim, tem uns apps que tingem de preto o fundo dos chifres, e isso praticamente elimina o “incomodo” visual (não sei qual é a efetividade de tais apps). No fim, o notch acaba sendo apenas uma esquisitice excêntrica, prestes a ser abandonada pela própria Apple.

          • Paulo Pilotti Duarte

            Camera saltada é uma coisa bem desagradável de usar. Foi solucionada, em partes, com as capas qiue alinhavam a parte traseira dos telefones.

    • Frederico

      Só o fato de ser Android torna a escolha óbvia pra mim

    • Paulo Pilotti Duarte

      Mas comparar o S9/S9+ com o iPhone X não parece fazer lá muito sentido. Acho que o S9/S9+ são comparados com o 8/8+. Não vejo um aparelho no mercado qua seja comparável com o iPhone X (ainda).

      • binho_0

        sinceramente, não vejo a menor graça no iPhone X e nesse S9 q parece uma coisa sem cor definida.

        outro dia tava vendo o lg v20 (e já tem o v30) e, esses sim, pareciam fazer coisas incríveis. eu acho q há um hype exagerado em cima desses dois aparelhos. mas eu sou leigo no assunto smartphone.

        • Paulo Pilotti Duarte

          Eu sequer conheço telefones pelo modelo (tive que procurar o que era V20 e V30). Pra mim, atualmente, todos elas são meio parecidos. Eu diferencio iPhone (mas não consigo saber a diferença entre um 6/7/8 e reconheço o Galaxy S8/S9).

      • Frederico

        mas o que o X realmente tem de mais?

        • Paulo Pilotti Duarte

          Sinceramente eu não sei, mas miram segmentos diferentes ou, pelo menos, tem pretensões diferentes.

        • binho_0

          acho melhor ver o q vc não terá em caso de perda ou roubo.

      • Maicon Bruisma

        Comparável em qual sentido?

        • Paulo Pilotti Duarte

          Qual outro celular de R$7k existe no mercado?

          Nenhum outro aparelho tem esse “target” então não faz sentido comparar, ainda que ambos se encaixem no segmento high-end.

          • Maicon Bruisma

            Tem razão, em valores nenhum bate o iPhone. Só nisso também.

      • Eu pensei nisso, e foi o que me motivou a fazer a ressalva no final do texto. Mantive a comparação por dois motivos: são os topos de linha das duas empresas e os que têm maior paridade de recursos (tela “infinita” e de OLED, visual, câmeras).

  • Tet
  • binho_0

    Por falar em ‘oreo empanado frito’ (se é q entendi corretamente), fiz uma pizza vegana ontem e coloquei a foto no grupo do post livre no telegram. Não foi a primeira vez q a fiz, claro, e acho q ela, sinceramente falando, é muito boa. Comparando com uma pizza com queijo de origem animal, acho essa com tofu muito melhor (inclusive no gosto), pq é mais saudável e ela não me deixa fazendo aquela digestão demorada… Bom, compartilho aqui tb – afinal, o é o… post livre.

    https://uploads.disquscdn.com/images/cef28f7b9c7bd18b9fb2cafd1c9a460310ba47634e20d8de74053eef72438eb2.jpg

    • Frederico

      sou traumatizado com tofu
      gosto de experimentar coisas, ainda mais quando o visual é bonito

      eu almoço num rest a kg, tinha um tofu parecendo um coalho grelhado
      pus no prato
      achei uma merda
      nunca mais me dei bem com tofu

      e coloquei img do oreo lá no meu post

      • binho_0

        isso aí eu tb não comeria. vou num restaurante vegano aqui de sp e, rapaz, q maravilha. NUNCA comi tão bem na minha vida. e, de quebra, é relativamente barato. mesmo sendo numa região cara da cidade. as sobremesas então… geralmente pego duas e não uma. saio de lá estufado, mas feliz.

      • binho_0

        esse tofu q eu faço é temperado com limão, alho, azeite, salsinha e cebolinha. pq o tofu mesmo não tem gosto de nada… no dia seguinte, então. o tempero pega mais e fica ainda melhor. usamos pra passar no pão qdo comemos um lanche com vegetais tb. serve pra muita coisa, não só pra pizza. fica realmente muito bom.

  • https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/03/30/trem-da-zona-leste-ao-aeroporto-de-guarulhos-comeca-a-circular-amanha.htm

    não é exatamente sobre tecnologia de consumo, mas ainda assim é sobre tecnologia (de infraestrutura urbana e regional).

    acho notícias como essa vergonhosas — não só pelo atraso inadmissível de quatro anos, mas pela péssima qualidade geral do projeto. Notícias como essa mostram como falhamos miseravelmente como nação que se pretende minimamente desenvolvida no cenário capitalista (claro, podíamos falar de dependência, etc, e que é isso mesmo que se espera de um país periférico, mas deixo isso pra outro momento ou espaço).

    é uma linha de trem de superfície (até aí, tudo bem, mas sabemos que devia ser metrô não só por causa do aeroporto mas também pela população de guarulhos). Ela se liga a uma outra linha periférica, que por sua vez vai se ligar a outras linhas até chegar a uma estação como a sé ou a república que permita maior acessibilidade às demais regiões da cidade. Estou longe de ser especialista em desenho de malhas de transporte de massas, mas isso parece um trabalho simplesmente porco de planejamento. Nem mesmo a população da ZL de são paulo vai se beneficiar de fato com essa linha, pelo caráter de espinha de peixe que a coisa toda tem. Que o diga o restante da população.

    mas o que acho mais vergonhoso é na escala local do aeroporto: a estação terminal se conecta apenas (e de uma maneira bem mal feita) com o MENOR dos terminais de GRU, onde só existem voos nacionais de DUAS companhias. Quem precisar ir para os terminais principais (que estão MUITO distantes deste menor) vai precisar tomar ônibus.

    Você sai de um modal que teoricamente é de alta ou média capacidade e vai para um modal de baixa capacidade. Mesmo eu não entendendo nada de projeto de infraestrutura sei que esse afunilamento simplesmente não vai funcionar. Já prevejo gente pedindo uber e táxi na estação para ir ao terminal 1 ou 2 (o que só vai piorar todo o tráfego ali na rodovia).

    Enfim, é tudo uma merda.

    • binho_0

      acompanho essa obra ao longo dos anos é EXATAMENTE isso: mal planejada (atrasos, desvios, desmandos etc). mas o paulista e o paulistano não se interessaram… se interessam de verdade é pelas ciclovias e os muitos danos q elas causaram à cidade; todas elas, segundo os paulistas e paulistanos (principalmente aqueles q não sabem andar de bicicleta) foram mal planejadas pelo prefeito anterior… ah, e o q é uma obra de bilhões ante ciclovias, né? obviamente as ciclovias demandam mais da nossa crítica e atenção.

    • e, pra piorar, a caixa de comentários (como sempre) aparece com a providencial opinião fascista do típico cidadão de bem paulista:

      https://uploads.disquscdn.com/images/1a4ab22a54f58987d1f0dbbf4c9fda5b12e1c629c715991802839dcac783740b.png

    • Frederico

      resumiu bem

      dá pra fazer um supertrunfo de cidades com suas obras mal planejadas (pra população, pra quem encomendou é mil maravilhas de caixa no bolso)

    • tuneman

      aqui na cidade temos um grande canteiro central que percorre o centro até o bairro boqueirão. acho que dá uns 3Km.
      atualmente é usado como parque, praça e ciclovia.
      Mesmo assim têm uns ‘cidadão do bem’ que pensam que deveriam remover tudo e criar mais um corredor de veiculos.
      Poxa, isso só vai abrir mais espaço para o problema aumentar. Não entendem que o excesso de veiculos e mal planejamento de algumas vias é o que causa o caos no trânsito.

    • Gabriel Arruda

      Pior que provavelmente vai demorar mais alguns anos para fazer o restante da linha, essa conexão com Engenheiro Goulart é especialmente ruim porque é uma das poucas linhas de trem que não chega na Luz. Para chegar em casa, eu tenho que fazer três baldeações de metro ou duas usando o trem que vai para o ABC.

      Depois de anos fazendo esse caminho, tenho dúvidas de que eu faria de novo com malas de viagem, ainda mais dependendo do horário.

  • Paulo Sabaini

    Estou querendo montar um “portfólio” de bons sites e blogs para eu acompanhar, estou precisando de recomendações, pode ser em português ou inglês, gostaria de sites com conteúdo original e elaborado, não copi cola que vemos hoje em dia, e noticias sensacionalistas, só para gerar audiência, e pode ser sobre qualquer assunto, vou tentar acompanhar uns dois de cada pelo menos.

    • tem o meu 😬: arquiteturaemnotas.com

      agora, falando sério, seguem alguns blogues (a maioria eu sinceramente não tenho tempo de acompanhar, mas continuam nos favoritos):
      • kottke.org
      • dangerous minds
      • longform
      • catatau
      • rafael galvao
      • incautos do ontem
      • charnel house
      • glenn fleishmann
      • don’t touch my moleskine
      • bldng blog
      • marco.org, daring fireball, 512 pixels, etc
      • mental floss
      • we make money not art
      • laughing squid
      • bustle
      • seth godin
      • but does it float
      • petapixel
      • art of the title
      • i love typography
      • curbed
      • it’s nice that

      • Paulo Sabaini

        Obrigado pelas recomendações, vou checar todos, e o seu também.

    • Frederico

      Gostei do termo portfólio de bons sites

      * endosso o kottke que o gabriel sugeriu

      * http://derivaderiva.com (literatura, cinema, psicanálise)

      * subtraction.com (blog do Khoi Vnh, diretor de design na Adobe)

      * http://revistapesquisa.fapesp.br/

      * https://www.fs.blog/blog/ (farnam street)

      * https://www.ztop.com.br/ (Mario Nagano para mim é o melhor reviewer de tech que existe)

      * http://calnewport.com/

      * https://om.co/

      * https://austinkleon.com/

      essas são algumas sugestões, para não repetir tb as do gabriel

      • Paulo Sabaini

        Obrigado pelas sugestões, vou olhar todos.

  • binho_0

    Esse bicho escroto sempre usou essa bandeirinha do Brasil ao lado do nome ou é uma ‘novidade’ depois q o discurso reacionário ficou indisfarçável?

    https://uploads.disquscdn.com/images/d454120036bf8ca6c5bf91880a09cf7297bccf2b67847ada34eb6201ac58d36d.png

    • Pierre Diniz

      Sempre usou. O Izzy tem um canal em inglês e um perfil separado no twitter pros gringos. A bandeirinha é pra ficar mais fácil de saber qual é qual.

      httpsloads.disquscdn.com/images/ea85e0ef36ffb7478d167f80d027e953fefdb75cd56bec6caf23e8de2a8dc46e.png

      Ele já disse que segrega os perfis pela diferença no público alvo em ambos os canais, e por causa dos anunciantes, já que os gadgets que ele resenha tem maior impacto lá fora, até pela facilidade deles em comprar com relação a nossa. Também tem a questão do conteúdo: O gringo é mais voltado a comunidade retro gamer/tech, enquanto o perfil em ptbr é mais voltado a gadgets, assuntos locais e tretas… Digo, opiniões, que ele também já disse que é o que dá mais view no canal BR.

    • Pierre Diniz

      Sempre usou. O Izzy tem um canal em inglês e um perfil separado no twitter pros gringos. A bandeirinha é pra ficar mais fácil de saber qual é qual.

      https://uploads.disquscdn.com/images/ea85e0ef36ffb7478d167f80d027e953fefdb75cd56bec6caf23e8de2a8dc46e.png

      Ele já disse que segrega os perfis pela diferença no público alvo em ambos os canais, e por causa dos anunciantes, já que os gadgets que ele resenha tem maior impacto lá fora, até pela facilidade deles em comprar com relação a nossa. Também tem a questão do conteúdo: O gringo é mais voltado a comunidade retro gamer/tech, enquanto o perfil em ptbr é mais voltado a gadgets, assuntos locais e tretas… Digo, opiniões, que ele também já disse que é o que dá mais view no canal BR.

      • binho_0

        grato pelo esclarecimento. não sabia q ele tinha esses ‘dois lados’…

    • Louis

      Quanto ódio gratuito gafanhoto…

      • binho_0

        Esse indivíduo é execrável. Desperta o pior em mim. É de um oportunismo barato, similar (ou talvez até maior) ao desses apresentadores sensacionalistas de TV… O cara ter as opiniões merda dele, ok, mas o problema é q ele quer influenciar as pessoas e consegue. Então, ele deixa de ser só um cara com opiniões merda e passa a ser uma verdadeira ameaça.

  • João Vitor

    Apaguei meu Facebook/Instagram.

    Um dos amigos perguntou como era viver sem FB, lembrei do EP do Black Mirror que em uma roda de amigos perguntam para uma mulher como era viver sem o grão.

    Três pessoas que conheci no Tinder suspeitaram de mim por “não ter redes sociais”.
    1° Eu disse que tinha Twitter/YouTube e a pessoa respondeu: Mas Twitter e YouTube não tem como saber da sua vida.
    2° A pessoa disse mais ou menos “você tem algo a esconder? É suspeito, não sei se posso confiar em em você ”
    3° A outra pessoa disse que eu era fake.

    Confesso que eu me senti um pouco mal, como se não existisse 🤣

    Talvez crie um Facebook futuramente por necessidade, parece que tem o mesmo nível de um RG.

    https://uploads.disquscdn.com/images/b17e56c4e3b85a3f3a1853256fd39ca46d12307efd2352a302c330e2fa8096cd.jpg