Primeiro vislumbre do Thunderbird para Android

O Thunderbird para Android está ganhando forma. Na última atualização mensal do projeto, publicada na quarta (8), apareceu uma imagem da versão do aplicativo com tons azuis e o logo do Thunderbird. Veja.

Em dezembro de 2023, anunciaram a decisão de manter em paralelo o K-9 Mail, base do Thunderbird para Android (lembra?). Na prática, ambos serão o mesmo app, apenas com detalhes estéticos diferentes.

O lançamento do Thunderbird para Android deve ocorrer em 2024, ainda sem data exata.

Destaques do Órbita

Domando apps do tipo “para ler depois”

Quando os celulares modernos se popularizaram, surgiu uma categoria de aplicativos para conciliar o desconforto da tela pequena e a natureza móvel do dispositivo, que nos deixa em contato permanente com conteúdos interessantes.

Apps do tipo “para ler depois”, como Instapaper e Pocket, são repositórios privados de textos que catamos por aí e que, por qualquer motivo, não queremos ou não podemos ler no momento.

Eu sempre tive um desses instalado em meu celular, desde o primeiro capaz de lidar com tais apps. E, daquela época até hoje, jamais havia conseguido segurar o contador de leituras pendentes.

Alguém consegue? Continue lendo “Domando apps do tipo “para ler depois””

todays.design

Todo dia, designers submetem seus trabalhos ao todays.design para serem avaliados e debatidos por outros designers e curiosos. A cada dia, o mais votado fica em destaque.

Crush!

Crush! | iPad Pro | Apple

Causou estranheza e reações exageradas nas redes sociais (perdão pelo pleonasmo) o comercial “Crush!”, da Apple, para o novo iPad Pro.

O conceito é óbvio — o iPad substitui esse monte de objetos e produtos da criatividade humana —, mas a execução… O comercial sintetiza o “ethos” do Vale do Silício, de esmagar e pasteurizar tudo e todos que suas empresas de tecnologia tocam.

Pior: era só tocar o vídeo ao contrário para consertar o comercial.

Techbros se unem para atacar Signal e sua liderança feminina. Por quê?

No Telegram, Pavel Durov, fundador e CEO do Telegram, compartilhou um post no X de Jack Dorsey, co-fundador e ex-CEO do Twitter, questionando a integridade da chairwoman do Signal, Katherine Maher, e da CEO, Meredith Whittaker.

O texto linkado por Dorsey foi escrito por Christopher Rufo, ativista conservador estadunidense. Nele, Rufo menciona que David Heinemeier Hansson, da 37Signals, desconfia da Fundação Signal e disse confiar mais em Mark Zuckerberg do que em Maher.

Nas respostas do post de Dorsey, Elon Musk respondeu “sim, preocupante” e, em outro momento, acusou (sem provas) o Signal de conter vulnerabilidades conhecidas e não corrigidas, o que seria “estranho”.

É meio que um “Vingadores” de techbros bilionários atacando duas mulheres à frente de um dos poucos aplicativos não corrompidos por caras como eles.

Meredith respondeu a acusação infundada de Musk no X, o que talvez tenha sido o único erro dela — esse tipo de ataque, com acusações sabidamente infundadas, é impossível de retrucar.

O que terá motivado esse ataque coordenado de caras tão poderosos ao Signal?

Deskmat do Manual, da Kumori, volta a ser vendido

A Kumori pediu para avisar que o deskmat lindão do Manual do Usuário está novamente disponível. Feito com feltro natural de lã merino, o deskmat mede 90×40 cm, tem base antiderrapante e acabamento com bordas costuradas.

Sai por R$ 138,90, à venda na loja própria da Kumori, Amazon* e Mercado Livre*. Assinantes do Manual têm 10% de desconto na loja da Kumori — além de outras vantagens.

* Comprando por esses links o Manual recebe uma comissão das respectivas lojas. O preço não muda para você.

iPad de 10ª geração fica menos caro

Sem alarde, a Apple eliminou da sua linha de tablets o iPad de 9ª geração — último modelo com o visual clássico de bordas grossas, botão “home” redondo na frente e entrada para fones de ouvido. A boa notícia é que o iPad de 10ª geração, que mantém o Touch ID, mas se parece com os modelos mais caros (Air e Pro), caiu de preço. A má é que mesmo com a redução de 20% no Brasil, ele continua caro (R$ 4 mil; nos EUA, sai por US$ 349). Via The Verge (em inglês).

As novidades da linha iPad foram anunciadas nesta terça (9), em um infomercial de 40 minutos. O novo iPad Air tem chip M2 e ganhou uma versão maior, com tela de 13 polegadas, e o novo iPad Pro agora tem tela OLED, chip M4, corpo finíssimo e novos acessórios (capa/teclado e Pencil Pro).