Recarga sem fios de celular: conveniência em troca de eficiência

O iFixit analisou a eficiência energética de carregadores de celulares com fio e sem fio. Sem surpresa, os fios são mais eficientes: o MagSafe da Apple gasta ~36% mais energia em um dia típico de uso e modelos simples (da Amazon) e mal feitos (da Tesla), mais que o dobro.

Outro efeito colateral negativo da recarga sem fios é o aquecimento da bateria, que acelera a degradação da mesma. Via iFixit (em inglês).

Frequentadores assíduos deste site já sabem: sou do time dos fios.

Casei e exagerei na produção de tudo

Quando o designer Connell McCarthy e sua namorada Danielle decidiram casar, ele não pensou duas vezes em usar suas habilidades para — como o próprio diz — “exagerar na produção de tudo”. Dos convites à sinalização da festa, Connell fez tudo — e, sim, do jeito mais complexo possível.

Fedora 40

Foi lançado, nesta terça (23), o Fedora 40. A versão Workstation traz o Gnome 46 e o “spin” com KDE Plasma ganhou atenção especial devido ao Plasma 6. Esta é a primeira versão do Fedora em que os spins antes imutáveis passam a ser referidos como “atômicos”, mudança anunciada em fevereiro para, entre outras razões, evitar mal-entendidos com o termo agora em desuso. Via Fedora Magazine (em inglês).

A mesa de trabalho da Keli Vasconcelos

Nota do editor: Nesta seção, leitores do Manual mostram suas mesas (e o que tem em cima delas), explicam o que usam e como, e nessa todo mundo aprende alguma coisa nova. Veja outras mesas e, se puder, envie a sua. O texto abaixo é de autoria do Keli.

Oi, Rodrigo e pessoal do Manual do Usuário, tudo bem?

Sou Keli Vasconcelos (ela), jornalista, redatora freelancer e pós-graduanda em História Pública, 41 anos (em 28/04, completo 42) moro em São Paulo (SP), no extremo da zona leste (S. Miguel).

Continue lendo “A mesa de trabalho da Keli Vasconcelos”

Ghost anuncia suporte ao ActivityPub

O Ghost, CMS de código aberto para blogs e newsletters, anunciou a adoção do protocolo ActivityPub (AP). Ele se junta ao WordPress, Flipboard, Mastodon, WriteFreely e vários outros sistemas compatíveis com o AP, que vai, aos poucos, se transformando em uma espécie de camada social da web.

A página do anúncio ficou bonitona. Ainda não há data para o lançamento da integração.

O Manual é publicado com o WordPress, que já tem integração com o ActivityPub. Se você usa Mastodon ou qualquer outro sistema compatível com o AP, procure por @feed@manualdousuario.net para sermos amigos lá também.

Mensagens de texto, a interface universal?

Tenho pensado em como aplicativos de mensagens de texto, como WhatsApp e Telegram, se transformaram na UI/UX dominante para resolver problemas, organizar eventos, dialogar com empresas e outras interações sociais.

Há muitos méritos nesse paradigma; o maior deles, acho, a acessibilidade. Por outro lado, será que não estaríamos melhores lidando com mais interfaces, cada uma adequada à demanda em questão?

Ligações telefônicas, por exemplo, são mais humanas e mais eficientes para resolver mal-entendidos e pequenos gargalos no dia a dia. E-mail, fóruns baseados em tópicos, sites bem feitos para e-commerce… tudo isso caiu em desuso ou perdeu muito espaço para balões de texto e grupões no WhatsApp.

IA generativa da Meta é um vislumbre da era das redes sintéticas

A Meta anunciou a expansão do Meta AI (equivalente ao ChatGPT da OpenAI) para os populares apps da empresa, como Instagram e WhatsApp, e o Llama 3, nova versão do seu grande modelo de linguagem (LLM) de código aberto.

É a maior investida da empresa em IAs generativas até agora, um movimento que leva a previsões… estranhas, como a feita pelo Casey Newton em sua Platformer:

A primeira era do Facebook foi para conversar com amigos e familiares. A segunda, influenciada pelo TikTok, está mais focada em conteúdo de criadores e outras pessoas que você não conhece.

Nesta semana, tivemos um vislumbre da era ainda por vir: uma em que interagiremos regularmente com pessoas e robôs — talvez nem sempre cientes, ou nos importando, com qual estamos falando.

Um avanço significativo é o gerador de imagens do Meta AI. Ele responde a alterações no enunciado quase em tempo real. Dave Winer gravou um vídeo demonstrando o recurso — que, a exemplo das outras novidades, ainda não está disponível no Brasil.

Mario encontra Pareto

Antoine Mayerowitz usou a frente de Pareto para encontrar as personagens mais equilibradas para se jogar em Mario Kart 8. A página é bem legal — cheia de gráficos e animações bonitas.