Mario encontra Pareto

Antoine Mayerowitz usou a frente de Pareto para encontrar as personagens mais equilibradas para se jogar em Mario Kart 8. A página é bem legal — cheia de gráficos e animações bonitas.

Destaques do Órbita

  1. 8
    Lex Aleksandre · 5d · 58
  2. 7
  3. 11
    Andre Kittler da Costa · 1s · 47
  4. 5
    Mateus Villain · 23h · 11
  5. 7

Mouse com botão de inteligência artificial

Ainda que não pareçam ser totalmente inúteis, como eram os NFTs, inteligências artificiais generativas exalam um cheiro de cascata, ou de promessas exageradas. E quando coisas como um mouse com botão de IA começam a pipocar, como o que a Logitech apresentou nesta quarta (17), é sinal de que a bolha está inflando.

LXQt 2.0

Creio que não existam muitos usuários do LXQt, um ambiente gráfico levinho para Linux. A esses poucos, uma boa notícia: saiu a versão final do LXQt 2.0, que tem como foco a atualização para o framework Qt6. O suporte ao Wayland ficou para a versão seguinte, 2.1.

APT ganhará cores e leiaute espaçado

Print do terminal rodando um comando do APT com a saída colorida e com espaçamento.
Imagem: Omg! Ubuntu/Reprodução.

O APT 3.0 (anúncio), vindoura versão do gerenciador de pacotes de distribuições Linux baseadas no Debian, vai ganhar um banho de cores e um leiaute mais legível, com espaçamento entre os blocos.

Essa nova versão deve pintar no Ubuntu 24.10, previsto para outubro deste ano.

RSS de posts salvos no Mastodon

O Mastodon tem suporte nativo a RSS para perfis. Este site/serviço oferece um RSS extra: para os seus posts salvos (bookmarks). Ótimo para lembrar-se deles — eu vivo salvando posts no Mastodon, mas nunca me lembro de revisitá-los. Gratuito e de código aberto.

Zoom Workplace

Welcome to Zoom Workplace, your AI-powered collaboration platform

Cheio de IA e com um app novo, o Zoom lançou sua nova plataforma, Zoom Workplace, mais um passo na tentativa de deixar de ser apenas um app de videochamadas no imaginário popular e tornar-se um rival à altura de Google e Microsoft para o ambiente corporativo. Será que cola?

A nova mesa de trabalho do João Ricardo

Nota do editor: Nesta seção, leitores do Manual mostram suas mesas (e o que tem em cima delas), explicam o que usam e como, e nessa todo mundo aprende alguma coisa nova. Veja outras mesas e, se puder, envie a sua. O texto abaixo é de autoria do João.

Me chamo João Ricardo, tenho 29 anos, moro no interior de Rondônia e sou formado em Sistemas de informação.

Trabalhei por alguns anos com desenvolvimento de sites e em uma empresa de softwares, porém desde 2018 atuo como designer gráfico freelancer em home office.

Continue lendo “A nova mesa de trabalho do João Ricardo”

A beleza do código aberto e do software livre

A beleza do software de código aberto e livre (FOSS, na sigla em inglês) é a possibilidade que isso abre para futuros melhores a projetos abandonados ou estragados.

Aconteceu recentemente com o Simple Mobile Tools, para Android. Após o criador dos apps vendê-los para uma empresa com intenções opostas às do projeto, alguém fez um “fork” do código para continuar o desenvolvimento orientado aos preceitos originais.

Mais dois exemplos recentes de que soube pelo último relatório semanal da F-Droid.

O ótimo Geometric Weather, app de previsão do tempo, parou de ser desenvolvido e foi aposentado da loja em meados de março, já com a promessa de que um substituto, um fork baseado no app original, estava a caminho.

Ele chegou. Chama-se Breezy Weather e tem quatro versões distintas, da mais purista (com fontes de dados também livres) à tradicional. Há uma página detalhada, no repositório do projeto, a respeito dessas versões.

O outro aplicativo, o teclado para Android OpenBoard, estava abandonado havia dois anos. Isso está bem longe do ideal, mas menos mal que um grupo adotou o projeto e, agora, o relançou com outro nome e uma série de melhorias e correções. Chama-se HeliBoard.