Também se poderia pensar no círculo [do ChatGPT] como um buraco de negro para a mídia e o conhecimento: todas as imagens e textos do mundo comprimidos em uma bola super densa da qual nenhuma informação sobre seus dados de treinamento consegue escapar (exceto em processos judiciais).

— Devin Coldewey, repórter do TechCrunch.

Devin comenta o novo logo (ou símbolo? Sei lá) do ChatGPT, um círculo preto que se transforma em ondas sonoras estilizadas quando ativo. Ainda tenho mais coisas a dizer sobre a apresentação bizarra da OpenAI na segunda (13) e do Google, no dia seguinte — ambas cheias de novidades que impressionam pela técnica e decepcionam pela falta de criatividade. Inscreva-se na newsletter gratuita para receber meus pitacos em primeira mão.

Celular Seguro e Click to Pay vencem o Prêmio Seleção Mobile Time 2024

A convite do Fernando Paiva, tive a honra de compor o júri de 12 especialistas em tecnologia do Prêmio Seleção Mobile Time 2024.

O resultado foi divulgado nesta terça (14). O grande vencedor do júri foi o Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. (Posso contar que foi o “case” a que atribuí a maior nota? Espero que sim!)

Na premiação aberta ao público, o Click to Pay, da Abecs, levou a melhor.

Apple e Google lançam especificação que alerta a presença de AirTags indesejados

Três anos após lançar as AirTags, pequenos rastreadores que podem ser desvirtuados para perseguir pessoas, Apple e Google lançaram uma especificação que alerta alguém que estiver carregando um desses sem saber. Os alertas também valem para rastreadores de outras marcas que aderirem à especificação.

No iPhone, o alerta veio com o iOS 17.5, lançado nesta segunda (13). No Android, o Google liberará a funcionalidade a todos os dispositivos rodando Android 6 ou superior.

No comunicado à imprensa, a Apple diz que “projetou desde o princípio [as AirTags] com proteções de privacidade e segurança”. A proteção para quem usa Android consistia em exigir o download de um app que só servia para emitir alertas de AirTags de perseguidores. Não deu certo, evidentemente. Via Apple.

DONOTREPLY.CARDS

Cartões para usar em redes sociais como defesa contra “reply guys”. Amo o conceito, mas não tenho certeza de que sejam eficazes na vida real. Cria do Dan e do Florian.

A mesa de trabalho do André Kittler da Costa

Nota do editor: Nesta seção, leitores do Manual mostram suas mesas (e o que tem em cima delas), explicam o que usam e como, e nessa todo mundo aprende alguma coisa nova. Veja outras mesas e, se puder, envie a sua. O texto abaixo é de autoria do André.

Trabalho em TI dando suporte para pequenas e médias empresas, três dias por semana em casa e os outros dois na empresa. (Pois… é.)

Continue lendo “A mesa de trabalho do André Kittler da Costa”

Professor alemão compartilha apreensões absurdas das polícias brasileiras

Não sei o motivo nem quando isso começou, mas Christoph Harig, professor do Royal Danish Defence College, publica fotos de apreensões absurdas das polícias brasileiras com comentários hilários em seu perfil no Bluesky. Brisadeiros, dominó de cocaína e mudas de cannabis são alguns exemplos.

Não está no Bluesky? Dá para seguir perfis de lá via RSS.