Logo do WhatsApp contra um fundo verde.

WhatsApp excluirá backup de conversas no Android, mas não se preocupe com isso

Por
8/11/18, 9h10 4 min Comente

Você já deve ter lido em algum lugar que, em smartphones Android, o WhatsApp excluirá o backup das conversas salvo no Google Drive no dia 12 de novembro. É verdade, mas isso está longe de ser motivo de preocupação exceto em casos muito específicos.

Em agosto, o WhatsApp e o Google anunciaram que a partir da referida data o backup de conversas do WhatsApp na nuvem não será mais contabilizado no espaço do usuário no Google Drive, o serviço de armazenamento na nuvem padrão do Android. Em contas gratuitas, esse espaço é de 15 GB.

Diz um aviso na documentação do WhatsApp:

Importante: a partir de 12 de novembro de 2018, os arquivos de backup do WhatsApp passarão a não ser contabilizados pelo armazenamento em nuvem do Google Drive. Ou seja, independentemente do tamanho do backup, o arquivo não “ocupa espaço” na sua conta do Google Drive. Outra mudança é que arquivos de backup mais antigos que um ano passarão a ser apagados automaticamente. Se você tem backups antigos que deseja preservar, recomendamos que você faça backup do WhatsApp antes de 12 de novembro de 2018.

Outra mudança, como se lê no texto acima, é que a partir da mesma data backups antigos passarão a ser apagados automaticamente. O que é “antigo”? Aqueles que não são atualizados há mais de um ano.

São esses que serão apagados no próximo dia 12/11. Se você já configurou o backup e deixou ele no automático, as chances de que ele seja apagado são praticamente nulas. E se você não se importou em atualizar o backup em tanto tempo, essas conversas provavelmente não farão falta quando forem excluídas.

Print da tela de configuração do backup automático do WhatsApp no Google Drive.
Imagem: LeoLeonardo85/Twitter.

O WhatsApp oferece opções de backup automático diária, semanal e mensalmente, além da manual (vide imagem acima). Essa última pode gerar um dos dois cenários em que a exclusão compulsória do próximo dia 12 te afetará, afinal, confiar apenas na memória para manter backups atualizados é correr o risco de esquecê-lo por completo.

Por via das dúvidas, verifique como o seu WhatsApp está configurado. O próprio app explica como fazer isso:

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Toque no Botão Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas.
  3. Toque em “Fazer backup para o Google Drive”.
  4. Selecione a frequência [de backup] desejada.

O outro cenário em que o alerta faz sentido é aquele em que o usuário trocou o sistema operacional, ou seja, saiu de um Android para um iPhone, há mais de um ano.

No iOS, sistema da Apple, o WhatsApp faz backup no iCloud. Os dois backups, o do iCloud e o do Google Drive, são incompatíveis, o que significa que ao migrar de um Android para o iPhone, o backup do WhatsApp no Google Drive permanece lá e deixa de ser atualizado. Se você fez essa migração há mais de um ano, é provável que tenha conversas antigas salvas na sua conta do Google Drive. Elas serão apagadas no próximo dia 12.

Se você não se encaixa em nenhum dos dois cenários acima, não é preciso fazer nada. O bom backup é aquele que se atualiza sozinho e está acessível quando necessário. A partir do dia 12/11, não será mais preciso sequer preocupar-se com espaço na nuvem, já que esse backup não será mais contabilizado no que o usuário do Google Drive tem à disposição.

Para usuários do iPhone, nada muda: o backup continua sendo enviado ao iCloud e descontando espaço dali — o que é um problema para quem ainda está no plano gratuito, de apenas 5 GB.

Compartilhe: