• Carregando...
A crise na Venezuela atingiu a saúde das crianças, com um aumento de 30,12% em crianças mortalidade infantil | FEDERICO PARRA/AFP
A crise na Venezuela atingiu a saúde das crianças, com um aumento de 30,12% em crianças mortalidade infantil| Foto: FEDERICO PARRA/AFP

Na reta final da campanha presidencial para o primeiro turno, a Venezuela tem se tornado assunto cada vez mais recorrente no discurso dos políticos e de seus seguidores. 

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que vai fazer “o possível para aquele governo lá [de Nicolás Maduro] ser destituído” e defende a ideia de que, se o PT vencer as eleições, haverá uma “venezuelização” do Brasil, referindo-se à grave crise humanitária e econômica instalada no país vizinho. Geraldo Alckmin, candidato do PSDB, tenta ligar a figura autoritária de Hugo Chávez e Maduro aos seus principais rivais: Bolsonaro e Fernando Haddad (PT).

Mas o outro lado do espectro político ainda resiste a criticar o regime Maduro. Ciro Gomes (PDT) defende que a Venezuela é uma democracia, comparando-a com a brasileira e a americana – apesar de ter dito que não apoia o regime. O PT se mostra dividido: Haddad não reconhece que o país vizinho esteja vivendo em uma democracia, mas líderes do partido, em especial a presidente Gleisi Hoffmann, tem reiterado apoio ao ditador. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu se distanciar.

Independentemente das táticas de campanha dos candidatos, o fato é que a Venezuela tem se distanciado das bases democráticas, especialmente nos últimos dois anos. A instituição da Assembleia Nacional Constituinte (totalmente dominada por aliados de Maduro), a repressão violenta de protestos civis, uso de instrumentos sociais para influenciar as eleiçõesprisão de opositores políticos, destruição da propriedade privada e a restrição da liberdade de imprensa são alguns dos fatores que transformaram a democracia venezuelana em uma ditadura bolivariana. Selecionamos 13 textos que explicam como isso ocorreu e as suas consequências na saúde, educação e segurança do país.

Como Chávez e Maduro destruíram o setor privado na Venezuela

Não bastasse a forte hiperinflação, projetada em 1.000.000% para este ano, a economia da Venezuela irá encolher pelo quinto ano seguido. Um dos principais fatores que contribuiu para que o país chegasse a essa situação foi a desestruturação do setor produtivo, que sofreu sucessivos golpes nos últimos 18 anos. A expropriação como modelo de aquisição de empresas pelo estado fez com que se criassem monopólios em áreas estratégicas. Leia mais.

Regime de Maduro já matou 18 vezes mais do que a ditadura militar brasileira

Relatório da Anistia Internacional publicado no mês passado afirma que forças de segurança do Estado venezuelano usam força letal com intenção de matar os setores da população mais vulneráveis e excluídos, criminalizando a pobreza. O resultado foi mais de 8.200 execuções extrajudiciais entre 2015 e junho de 2017 – número 18 vezes maior do que o de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar no Brasil, de acordo relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Leia o texto na íntegra.

Quem são os endinheirados da Venezuela

Enquanto a maioria dos 31,5 milhões de venezuelanos passa fome, um seleto grupo vive em um universo à parte. Conheça os boliburgueses, a classe que enriqueceu ao manter íntimas relações com o chavismo – primeiro, com o governo Hugo Chávez, entre 1999 e 2013; depois, sob o comando de Maduro. Saiba mais.

Carnê da Pátria e o voto de cabresto na Venezuela

Há fartas evidências de fraude nas eleições de 20 de Maio, que deram a Maduro mais quatro anos na presidência do país. Milícias levaram votantes até as urnas, o que é proibido pela lei eleitoral, locais de votação ficaram abertos além do horário previsto, chavistas instalaram “pontos vermelhos” para checar o comparecimento dos eleitores, que votavam sob ameaça de terem seus benefícios sociais cortados pelo governo. Leia mais.

A derrocada da PDVSA, a estatal de petróleo da Venezuela

Milhares de trabalhadores estão largando a empresa estatal de petróleo da Venezuela, abandonando postos que já foram cobiçados, mas que hoje estão desvalorizados pela pior inflação do mundo. Trabalhadores desesperados e criminosos estão levando equipamentos vitais da empresa, além de veículos, bombas e fiação de cobre, carregando o que podem para ganhar algum dinheiro. Essa diminuição de pessoal e equipamentos incapacita ainda mais uma estatal que oscila há anos, mas que ainda é a fonte de renda mais importante do país. Leia mais.

Mortalidade infantil retrocede 40 anos

A mortalidade infantil na Venezuela retrocedeu 40 anos e já é duas vezes maior que a média da América Latina. Um levantamento realizado a partir de banco de dados do Unicef e do Banco Mundial revela que as taxas registradas em 2017 são equivalentes aos índices do país em 1977. Leia a reportagem na íntegra.

Caos na saúde da Venezuela: AIDS e tuberculose crescem e 16 crianças morrem em hospital sem higiene

A crise econômica na Venezuela causou o colapso do sistema de saúde. A constatação é da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) que, em documentos internos, alerta para a fuga de um a cada três médicos venezuelanos e para a explosão de novos casos de aids, malária, tuberculose, sarampo e difteria. Crianças também estão morrendo em hospitais devido às más condições de higiene. Leia o texto na íntegra.

Professor universitário na Venezuela recebe salário de R$18

Com pagamento mensal que não chega a 5 dólares para docentes, instituições de ensino venezuelanas enfrentam evasão de alunos e ameaçam fechar as portas. Leia a reportagem completa.

América Latina pode nunca mais ser a mesma após êxodo venezuelano

Diariamente, cerca de 5 mil venezuelanos fogem da fome e da repressão em seu estado socialista em colapso. Eles estão reformulando cidades e vilas em todo o hemisfério ocidental. No Brasil os efeitos estão bem visíveis em Roraima, na região de fronteira e na capital, Boa Vista. Saiba quais são os impactos da onda de refugiados venezuelanos na América Latina.

Número de presos políticos aumenta após eleições na Venezuela

Após a eleição internacionalmente contestada de 20 de maio, que deu à Maduro mais seis anos à frente da Venezuela, as prisões políticas se intensificaram no país, segundo a ONG local de direitos humanos Foro Penal Venezuelano. Leia a reportagem completa.

Após suposto atentado, Maduro intensifica repressão 

Prisão e “confissão” de deputado oposicionista após “atentado” mal explicado mostra que o bolivarianismo não tem o menor escrúpulo em suas estratégias para se manter no poder. Leia o texto na íntegra.

Regime Maduro ameaça funcionários públicos e ataca imprensa após as eleições

Poucos dias após a reeleição de Maduro, funcionários públicos relatam ameaças por não terem votado e meio de comunicação sofre censura por “disseminar mensagens que ignoram as autoridades legitimamente constituídas” e por “incitar o ódio”. Leia a reportagem na íntegra.

ONU pressiona Venezuela a aceitar ajuda humanitária. Entenda a posição do país no cenário mundial

Pela primeira vez na história a ONU aprovou uma resolução sobre a Venezuela, na qual pede que o governo do ditador Nicolás Maduro "aceite a ajuda humanitária" para solucionar os problemas de "escassez" de alimentos e medicamentos. Saiba mais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]