• Carregando...
Fila com mais de 20 mil pessoas para ver Mandela, cujo corpo está sendo velado no prédio do governo, em Pretória | GCIS/Reuters
Fila com mais de 20 mil pessoas para ver Mandela, cujo corpo está sendo velado no prédio do governo, em Pretória| Foto: GCIS/Reuters

Uma semana

Mandela morreu no dia 5 de dezembro, uma quinta-feira. Desde então, várias cerimônias estão sendo realizadas na África do Sul. Algumas foram oficiais, como o evento no Soccer City do qual participaram mais de 90 chefes de Estado e dezenas de celebridades. Outras foram espontâneas e tomaram as ruas das cidades sul-africanas na última semana.

40 mil

A porta-voz Selby Bokaba, do governo da Pretória, onde fica o Union Buildings, prédio público em que o corpo de Mandela é velado, disse que mais de 20 mil pessoas compareceram ao funeral na quarta-feira. Ontem pela manhã, outras 20 mil estavam na fila.

No segundo dia do velório de Nelson Mandela (1918-2013), dezenas de milhares de pessoas passaram pelo velório do líder negro, realizado em Pretória, capital administrativa do país. O caixão está no anfiteatro da Union Buildings, residência oficial e sede do gabinete do governo sul-africano, mesmo local em que Mandela foi empossado como o primeiro presidente negro e democraticamente eleito do país, em 1994.

Diante do caixão, algumas pessoas se comoveram a ponto de precisarem da ajuda dos homens responsáveis pela segurança. "Agora que vi seu rosto, estou bem", afirmou Freda Mamemena. "Vi que ele descansou finalmente. Ele está em paz."

Já Siya Mionzi estava perturbada ao ver o corpo de Mandela, após ter se acostumado com as antigas imagens nas quais ele aparecia robusto e sorridente. Mandela morreu em sua casa, em Johannesburgo, no dia 5 de dezembro, aos 95 anos. "Ele não era o Madiba que eu sempre conheci", disse Mionzi, chamando o líder por seu nome de clã.

Milhares de pessoas se dirigiram aos locais determinados para pegar os ônibus que levam até o velório, mas muitas não conseguiram chegar ao local. Ontem à tarde, o governo anunciou que os locais onde as pessoas podiam estacionar seus carros e pegar os ônibus até a Union Buildings estavam lotados e foram fechados. Segundo informações oficiais, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes ao velório no primeiro dia, na quarta-feira. E outras 20 mil, aproximadamente, estavam a fila na manhã de ontem.

O serviço oficial em memória de Mandela foi realizado na terça-feira no FNB Stadium, também conhecido como Soccer City, em Johannesburgo.

Hoje é o último dia do velório. O líder sul-africano será enterrado no domingo na vila de Qunu, na província do Cabo Oriental, onde viveu a infância.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]