• Carregando...

Pelo menos 27 pessoas morreram em diversos episódios violentos ocorridos nesta sexta-feira (18) em diferentes regiões do Iraque, informaram autoridades locais. Os ataques são um lembrete de que a violência persiste no país árabe, apesar de ter diminuído consideravelmente nos últimos anos.

Em Al-Qaim, na fronteira com a Síria, sete soldados iraquianos morreram em uma emboscada contra um posto militar. De acordo com autoridades locais, os autores do ataque abriram fogo quando se aproximavam do posto militar.

Segundo os relatos, um oitavo soldado foi baleado diversas vezes, mas foi deixado vivo por seus agressores "para passar uma mensagem ao exército iraquiano".

Em um episódio ocorrido em Samarra, 95 quilômetros ao norte de Bagdá, um intérprete iraquiano a serviço do exército dos Estados Unidos foi assassinado por seu filho e por um sobrinho depois de não atender à pressão deles para que largasse o trabalho, disse um oficial de polícia.

Em Tuz Khormato, um carro-bomba cujo alvo era um legislador provincial matou oito pessoas e feriu 69 nesta sexta-feira, muitas delas mulheres e crianças, informou a polícia. Havia um segundo carro-bomba a cerca de cem metros de distância do primeiro, mas ele não chegou a explodir.

O alvo do atentado era a casa de Niazi Mohammed, um legislador turcomano xiita da província de Salaheddin, de maioria árabe sunita, disse o coronel da polícia Hussein al-Bayati.

Há mulheres e crianças entre os feridos na explosão ocorrida às 15h45 (horário local, 9h45 em Brasília), que provocou sérios danos nas casas próximas bem como à casa de Nomaroglu, disse Bayati.

Mohammed não estava em casa no momento do ataque. Ele denunciou a explosão, salientando que todas as vítimas eram civis inocentes.

O governo da província de Salaheddin está sediado em Tikrit, cidade de maioria sunita e cidade natal do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Mas a província também abriga minorias curdas e turcomanas, particularmente no leste de seu território.

Mais cedo, a explosão de um carro-bomba, cujo alvo era a casa do capitão de polícia Mustafa Mohammed, na cidade de Baquba, matou duas pessoas e feriu 27, inclusive cerca de 20 mulheres e crianças, disse um porta-voz do comando de operações da cidade. Familiares do capitão de polícia figuravam entre os feridos.

Em outro ponto de Baquba, uma bomba explodiu no portão de uma casa, matando três moradores (um homem e duas mulheres), que vendiam chá e água a soldados posicionados em um posto militar próximo, informaram policiais e fontes hospitalares.

Baquba é a capital etnicamente dividida da província de Diyala, que se tornou um dos bastiões da Al-Qaeda no Iraque.

Mais seis pessoas morreram em episódios separados de violência ocorridos em outras partes do Iraque nesta sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]