• Carregando...
Aiatolá Khamenei, o presidente Hassan Rouhani e o novo chefe das Forças Quds Esmail Gaani em cerimônia em homenagem ao general Qasem Suleimani em Teerã, Irã, 9 de janeiro de 2020
Aiatolá Khamenei, o presidente Hassan Rouhani e o novo chefe das Forças Quds Esmail Gaani em cerimônia em homenagem ao general Qasem Suleimani em Teerã, Irã, 9 de janeiro de 2020| Foto: Khamenei / AFP

As tensões entre os Estados Unidos e o Irã parecem estar diminuindo novamente, mas os países claramente ainda estão em desacordo.

Muita atenção tem sido dada pela imprensa nos últimos dias ao presidente americano Donald Trump e sua equipe de segurança nacional, incluindo o secretário de Defesa Mark Esper e o secretário de Estado Mike Pompeo.

Trump ordenou o ataque de drones dos EUA no Iraque na sexta-feira passada que matou o major-general iraniano Qasem Suleimani, 62 anos, que segundo especialistas era o segundo oficial mais poderoso do Irã.

Aqui estão cinco das principais figuras do regime islâmico do Irã que são importantes de conhecer para acompanhar os próximos acontecimentos.

1 - O líder Supremo Ali Khamenei

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei| Website do líder supremo do Irã / AFP

O aiatolá Ali Khamenei, como líder supremo, é o principal líder religioso e político da ditadura teocrática do Irã.

Khamenei ocupa o principal posto desde 1989 e a morte do primeiro líder supremo do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, desafiando as políticas de cinco presidentes americanos.

Os Estados Unidos impuseram sanções a Khamenei e seus assessores no ano passado, depois que o Irã derrubou um drone dos EUA.

O segundo líder supremo desde a Revolução Iraniana em 1979, que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi, foi presidente do Irã de 1981 a 1989.

Khamenei, 80 anos, atuou por breves períodos como ministro da Defesa e supervisor da Guarda Revolucionária Iraniana antes de se tornar o terceiro presidente do país nos primeiros e caóticos anos após a revolução.

2 - O presidente Hassan Rouhani

Presidente do Irã, Hassan Rouhani
O presidente do Irã, Hassan Rouhani| Divulgação/ Presidência do Irã/ AFP

O presidente Hassan Rouhani fez parte do movimento revolucionário na década de 1970 contra o xá. Ele foi membro do parlamento do Irã por cerca de duas décadas.

Rouhani, 71 anos, foi eleito presidente pela primeira vez em 2013 e depois reeleito em 2017. Ele se apresentou como moderado, mas presidiu grande parte da violência no Irã.

O presidente do país é em grande parte um testa-de-ferro, enquanto o governo religioso - os mulás - tomam as decisões.

Rouhani atuou como secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional durante as presidências de Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohammad Khatami.

Ele renunciou quando o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad assumiu o poder de agosto de 2005 a agosto de 2013. Rouhani se tornaria o sucessor de Ahmadinejad naquele mês.

Ao anunciar sua candidatura à presidência em março de 2013, Rouhani fez campanha como um reformador moderado com o objetivo de ter um relacionamento mais pacífico com o Ocidente.

Seu governo avançou com o acordo nuclear de 2015 no Irã, liderado pelo governo Obama e seguido por aliados europeus, Rússia e China. O governo Trump retirou os EUA do acordo em 2017.

Apesar de sua imagem de reformista, Rouhani presidiu o aumento da agressão do Irã na região, realizada pela Guarda Revolucionária Islâmica.

3 - O ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif

O chanceler iraniano, Javad Zarif
O chanceler iraniano, Javad Zarif| Kena Betancur / AFP

O ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif é o equivalente de seu país ao secretário de Estado dos EUA, conduzindo a política externa e a diplomacia para o Irã. Ele foi nomeado para o cargo em 2013.

Zarif, 60 anos, negociou o acordo nuclear com os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia, também conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto.

Ele renunciou no início deste ano, mas Rouhani não aceitou sua renúncia.

Ele era um diplomata de carreira antes de assumir o mais alto cargo diplomático do Irã e ocupou vários cargos, inclusive representante na Organização das Nações Unidas.

Zarif não só fala inglês, como também possui um sotaque americano, observou o Instituto Brookings.

4 - O major-general Hossein Salami

O comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami (à direita), ao lado do recém nomeado comandante das Forças Quds, Esmail Gaani
O comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami (à direita), ao lado do recém nomeado comandante das Forças Quds, Esmail Gaani| Leader.ir / AFP

O major-general Hossein Salami se tornou no ano passado comandante em chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, que os EUA consideram um grupo terrorista. Ele teria se juntado à Guarda Revolucionária em 1980, quando a Guerra Irã-Iraque começou.

A Guarda Revolucionária, separada das forças armadas do país, tem a missão de proteger os mulás e espalhar a revolução islâmica. Possui 100 mil soldados e estabelece milícias por procuração e outras organizações.

Apesar do nome semelhante, Salami não deve ser confundido com Suleimani, que chefiou a Força Quds da Guarda Revolucionária, que realiza operações terroristas e de espionagem fora do Irã.

Os EUA no ano passado impuseram sanções contra Salami entre outras figuras iranianas e a ONU impôs sanções contra ele em 2007. Acredita-se que ele tenha 60 anos.

Durante os elaboradas cerimônias funerárias de Suleimani, Salami disse que o Irã exigiria "o tipo de vingança que causa remorso" nos Estados Unidos.

5 - O ministro da Defesa Amir Hatami

O ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami
O ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami| Presidência do Irã

O general Amir Hatami é o ministro da defesa do Irã. Rouhani nomeou Hatami para o cargo em agosto de 2017.

Hatami, 54 anos, era oficial da Guarda Revolucionária desde 1989 e anteriormente era oficial do Exército designado para relações internacionais.

©2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]