• Carregando...
Apoiadores de Donald Trump tentam bloquear um cartaz que pede pelo “desfinanciamento” da polícia durante protestos no capitólio do estado do Michigan, 8 de novembro, em Lansing
Apoiadores de Donald Trump tentam bloquear um cartaz que pede pelo “desfinanciamento” da polícia durante protestos no capitólio do estado do Michigan, 8 de novembro, em Lansing| Foto: John Moore/ Getty Images/ AFP

Joe Biden e Kamala Harris foram inequívocos durante sua campanha presidencial: eles acreditam que o racismo permeia o policiamento e todos os outros aspectos do sistema de justiça criminal. Um dia antes de as redes declararem Biden o presidente eleito, ele reivindicou um "mandato" para eliminar o "racismo sistêmico". Ele reafirmou essa fala no dia seguinte, em seu primeiro discurso como presumível presidente eleito. Durante a campanha, Biden rotineiramente declarou que os pais negros estavam certos em temer que seus filhos fossem baleados pela polícia, uma afirmação formalizada em seu plano de campanha para o "fortalecimento. . . da justiça."

O plano de Biden para "fortalecer o compromisso da América com a justiça" parece uma lista de desejos do Black Lives Matter; não há razão para pensar que um Departamento de Justiça (DOJ) de Biden-Harris não irá implementá-lo. Entre suas propostas mais importantes, o plano pede um retorno à prática de impor decretos de consentimento, fracamente justificados, aos departamentos de polícia. Durante os anos Obama, os advogados de carreira do Departamento de Justiça regularmente abriam investigações de direitos civis sobre os departamentos de polícia (chamadas de investigações de "padrão ou prática") sem evidências credíveis de que uma agência estava sistematicamente violando os direitos constitucionais dos cidadãos. Essas investigações quase invariavelmente resultaram em acordos (chamados de decretos de consentimento) que colocavam os departamentos de polícia sob o controle de um monitor federal não eleito e um juiz federal; monitores arrecadaram milhões de dólares em taxas pagas pelos contribuintes enquanto mantinham os departamentos de polícia cumprindo prazos draconianos e mandatos impensados ​​de papelada por anos a fio.

O primeiro procurador-geral do presidente Trump, Jeff Sessions, reformou essa prática. No mesmo dia em que Trump vingativamente demitiu Sessions em novembro de 2018, Sessions havia assinado uma diretiva exigindo que um oficial do DOJ de alto nível aprovasse cada decreto de consentimento, que esses decretos tivessem uma data de expiração – geralmente não mais do que três anos – e que especificasse o que um departamento deve fazer para rescindir o decreto. A diretriz estipulou que as supostas violações constitucionais da agência policial devem ser verdadeiramente sistemáticas e improváveis ​​de serem corrigidas na ausência de uma tomada federal de fato do departamento. Os advogados do Departamento de Justiça devem pesar quaisquer benefícios esperados do decreto de consentimento com seus custos. Monitores bem pagos devem ser o último recurso; Os advogados do Departamento de Justiça devem normalmente supervisionar as medidas que impuseram.

Este conjunto sensato de diretrizes agora será rasgado, se a vitória estreita de Biden se mantiver. O plano de justiça criminal de Biden promete "reverter" as "limitações" de Trump e "priorizar" o uso de decretos de consentimento. Os departamentos de polícia agora estão sob aviso: eles podem esperar uma batida na porta a qualquer momento de um advogado de Washington, exigindo caminhões de documentos como o prelúdio de anos de interferência federal, regras de conformidade e taxas que estouram o orçamento. Surpreendentemente, o projeto de justiça vai além da política da era Obama ao exigir investigações de padrão ou prática de promotores, com base no fato de que eles também se envolvem em "má conduta sistêmica".

O governo Biden criará uma força-tarefa federal para combater a suposta discriminação em decisões de prisão e acusação. Mas, embora o plano de Biden iria privar os policiais e promotores de seu arbítrio quanto a quem prender e quem e como acusar, ele devolveria uma discricionariedade irrestrita a juízes federais sobre condenação. Um governo Biden pressionaria por uma legislação que eliminasse todas as sentenças federais mínimas obrigatórias para crimes violentos de rua e tráfico de drogas; vai fornecer aos estados incentivos para eliminar as regras de sentença obrigatória dos próprios estados.

Além disso, o Departamento de Justiça de Biden pressionará os estados a começar a coletar dados étnicos, bem como raciais, sobre abordagens e prisões, para aumentar a base para ações judiciais de discriminação racial. Isso condicionará certos subsídios federais à corrida de recrutação de novos agentes. Isso encerrará a fiança em dinheiro e eliminará até mesmo a ameaça de prisão por falha recorrente no pagamento das multas de aplicação da lei.

O próximo governo restaurará as políticas do presidente Obama sobre disciplina escolar. Os departamentos de Justiça e Educação de Obama trataram as disparidades raciais na disciplina estudantil como prova de discriminação. Distritos escolares que suspenderam estudantes negros em taxas mais altas do que estudantes brancos ou asiáticos correram o risco de ser processados ​​pelo governo federal e perder fundos federais.

Os chefes de polícia têm dois caminhos diante deles. Eles podem lutar contra as especificidades dessas iniciativas futuras. Eles podem apontar, por exemplo, que os decretos federais de consentimento sobre os departamentos de polícia levaram a um aumento acentuado nos homicídios de negros contra negros, quando esses decretos foram acompanhados por alegações amplamente divulgadas de parcialidade policial. Os policiais diminuíram as atividades proativas essenciais, como abordagens de pedestres ou o desmantelamento de mercados de drogas ao ar livre. Quando os policiais recuam, os criminosos preenchem o vácuo. Mais vidas, principalmente vidas negras, são perdidas.

Chefes de polícia podem apontar para o aumento da violência escolar sob o regime de disciplina anti-escolar da era Obama. Eles podem trazer promotores para explicar o papel essencial que as sentenças mínimas obrigatórias têm em induzir infratores em série a cooperar na identificação de seus colaboradores e em confessar seus crimes mais recentes. Os líderes da polícia podem invocar pesquisas do próprio governo Obama, mostrando que oficiais negros e hispânicos atiram em homens negros desarmados em taxas mais altas do que oficiais brancos. Os chefes podem defender contratações "sem ver a cor" que não reduzam os padrões relativos aos registros criminais ou níveis de alfabetização.

Porém, mais importante do que refutar qualquer política específica é desafiar a filosofia que orienta toda a agenda de justiça de Biden. Quase todas as etapas desse plano são movidas pela ideia de que as disparidades raciais no sistema criminal resultam de preconceitos, e não de diferenças no comportamento criminoso. Biden é agora o porta-estandarte da narrativa progressista de que todos os grupos raciais e étnicos têm índices comparáveis ​​de delitos. De acordo com essa narrativa, apenas policiais, promotores, juízes e júris se comportam de maneira diferente com base na raça – a  raça dos infratores.

Essa narrativa é um mito, e os chefes de polícia têm na ponta dos dedos os dados necessários para dissipá-la. Eles têm os dados sobre quem está cometendo tiroteios, roubos e assaltos em suas jurisdições. Esses dados indicam que os afro-americanos são desproporcionalmente representados como criminosos – e como vítimas. Sabemos dessas disparidades graças às identificações feitas por vítimas e testemunhas; essas vítimas e testemunhas são, em sua maioria, também pertencentes a minorias.

Em Los Angeles, por exemplo, embora os negros representem apenas 9% da população, eles cometeram 44% de todos os crimes violentos em 2019. Os brancos são 28% da população da cidade, mas cometeram 8% dos crimes violentos em 2019 (a maioria incidentes domésticos, e não crimes de rua). Na cidade de Nova York, os negros cometeram mais de 72% de todos os tiroteios em 2018, embora sejam 23% da população da cidade. Os brancos cometeram 3% de todos os tiroteios em 2018, embora sejam 34% da população da cidade. Em St. Louis, os negros cometem até 100% de todos os homicídios, embora sejam menos da metade da população.

Essas disparidades são replicadas em praticamente todas as cidades americanas. Suas implicações para o policiamento são enormes. Elas significam que a polícia não pode responder ao comportamento criminoso sem ter um impacto diferente sobre os negros, já que eles cometem a maior parte dos crimes violentos nas ruas. A polícia não deseja que essas disparidades existam; a realidade do crime as força à polícia. O plano de Biden visa "eliminar as disparidades raciais" no sistema de justiça criminal; a única maneira de fazer isso é eliminar o próprio direito penal.

Os chefes de polícia mantiveram as informações sobre os criminosos em segredo porque sabem que os departamentos de polícia serão acusados ​​de racismo se divulgarem os fatos sobre o crime de rua. O melhor, então, é manter os americanos no escuro e deixar os policiais nas ruas levarem o peso da agitação anti-policial, parece ser a lógica. Mas a próxima onda de intrusão federal impulsionada ideologicamente torna essa reticência irresponsável. Milhares de vidas estão em jogo. O plano de justiça de Biden resultará em um retrocesso ainda maior do policiamento pró-ativo do que o que vimos desde os tumultos causados pela morte de George Floyd. Os homicídios aumentaram 53% no verão em uma amostra de mais de duas dúzias de grandes cidades; as vítimas, incluindo dezenas de crianças, são quase todas negras.

Os comissários de polícia deveriam realizar coletivas de imprensa regulares expondo a realidade do crime em suas cidades. Eles devem mostrar mapas com as origens das chamadas aos serviços de emergência. Esses mapas revelam um número desproporcional de pedidos de policiamento vindos de bairros de minorias. Os milhares de residentes cumpridores da lei em áreas de alta criminalidade imploram por mais proteção policial; eles querem os traficantes fora das ruas e os jovens problemáticos fora das esquinas. A polícia não pode responder a esses pedidos sinceros de assistência, também, sem gerar os dados de policiamento racialmente desproporcionais que um governo Biden usará contra eles em investigações sobre preconceitos raciais e decretos de consentimento.

A comunidade policial deve sair na frente desta questão antes que a onda de escrutínio federal estoure sobre eles. Eles devem reunir os residentes locais, trabalhadores e idosos que podem testemunhar sobre a opressão do crime de rua e que irão expressar sua necessidade de policiamento e apoio aos policiais. Eles incluem a irmã de um policial assassinado em Chicago, que escreveu no início deste ano: "Nunca, nunca tive um vizinho me perguntando como podemos reduzir a presença da polícia em nosso bairro. No entanto, sou constantemente questionada sobre como podemos aumentar nossa alocação de recursos policiais". Esta irmã enlutada também testemunhou a eficácia do policiamento baseado na "teoria das janelas quebradas": "Se não houver controle, reuniões para beber e fumar em ruas residenciais a qualquer hora da noite podem escalar para a venda de drogas e outros comportamentos ilegais durante o dia, porque eles acham que ninguém se importa. Quando esse comportamento é deixado de lado e combinado com a posse de armas ilegais, as pessoas morrem".

Muitas pesquisas mostram que a opinião dessa boa mulher representa o pensamento de muitos. O governo Biden ignoraria essas pesquisas, mas os chefes de polícia deveriam contra-atacar com histórias individuais como essa. A menos que eles comecem a defender o policiamento proativo agora, a anarquia dos últimos cinco meses vai piorar e se tornar a nova norma nacional.

©2020 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]