• Carregando...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chega à conferência da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), na Cidade do México, México, 18 de setembro
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chega à conferência da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), na Cidade do México, México, 18 de setembro| Foto: EFE/Carlos Ramírez

O regime ilegítimo de Maduro e a coalizão de oposição iniciaram negociações no México para tentar aliviar o sofrimento humano e trazer a democracia de volta à Venezuela. Porém, após a primeira rodada de negociações, Maduro está tendo sucesso em sua busca por legitimidade e dinheiro.

O presidente americano John F. Kennedy disse uma vez: "Não podemos negociar com pessoas que dizem que 'o que é meu é meu e o que é seu é negociável'".

Com isso em mente, Maduro está usando indivíduos dos partidos políticos que ele cooptou nas próximas eleições regionais e locais em novembro para tentar legitimar seu regime e seu corrupto Conselho Nacional de Eleições (CNE).

Durante anos, a comunidade internacional não reconheceu as eleições fraudulentas anteriores na Venezuela, em parte porque a CNE não podia realizar eleições livres e justas. Ela não tem credibilidade, e os funcionários do regime enfrentaram sanções por minar o processo eleitoral.

Em dezembro de 2020, os Estados Unidos, a União Europeia e quase 60 países rejeitaram as eleições legislativas de Maduro. Então, Maduro nomeou novos membros da CNE para continuar a minar os princípios democráticos. Surpreendentemente, a União Europeia e a Espanha apoiaram essa farsa, enquanto os EUA adotaram uma abordagem neutra.

No entanto, os senadores americanos Bob Menendez e Dick Durbin opuseram-se, de maneira correta, à ação de Maduro porque a nova CNE "impediria eleições livres e justas ao instalar uma maioria de partidários do regime em uma comissão eleitoral que carece da credibilidade necessária desde o início".

É desconcertante que a oposição esteja exigindo condições eleitorais, mas tenha concordado em participar das eleições locais de novembro sem quaisquer pré-condições antes do início das negociações no México.

Em seguida, a oposição anunciou progresso em relação às vacinas da Covid-19 em um comunicado que, surpreendentemente, não mencionou as eleições. O povo da Venezuela precisa de acesso urgente às vacinas, mas o acordo é omisso quanto à implementação. Os venezuelanos precisam do fluxo irrestrito de toda a assistência humanitária, incluindo vacinas, mas apenas por canais neutros.

A oposição também manifestou vontade de discutir com Maduro o acesso a fundos em organizações multilaterais. Isso é simplesmente perigoso e irresponsável. O objetivo das sanções internacionais contra Maduro e seus comparsas é negar fundos ao regime, e não fornecer-lhes acesso.

A ditadura de Maduro usa dinheiro para minar e corromper as instituições venezuelanas, e alguns membros da oposição, potencialmente, não são exceção. Maduro dividiu a oposição ameaçando, prendendo, subornando e perseguindo, com o objetivo de eliminar Juan Guaidó ou qualquer outro futuro líder da oposição.

Alguns indivíduos da oposição podem ser culpados de má conduta, mas eles não estão sozinhos. A comunidade internacional, que geralmente manteve uma linha dura com a Venezuela, negligenciou suas responsabilidades ao deixar de pressionar Maduro nos últimos meses, o que enfraquece a oposição na mesa de negociações.

Enquanto isso, os venezuelanos continuam sofrendo. Embora a crise migratória tenha começado por volta de 2013-2014, foi apenas em 2018, quando o embaixador Mark Green se tornou administrador da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que a assistência chegou aos venezuelanos e às comunidades que os hospedam. Ao final do governo anterior, os EUA haviam fornecido mais de US$ 1,2 bilhão em ajuda humanitária e de desenvolvimento. Esta assistência deve continuar. Os EUA também devem convocar uma conferência de doadores para a maior crise humanitária do mundo para ajudar os que estão dentro da Venezuela e seus aliados, como a Colômbia, que estão arcando com o peso dos que fogem da tirania de Maduro.

Com a ajuda da Rússia, China, Turquia, Bolívia, Cuba e Nicarágua, Maduro mantém centenas de presos políticos e comanda uma empreitada criminosa e que trafica drogas. Para conquistar a liberdade na Venezuela, a comunidade internacional deve aumentar a pressão contra esses regimes para que paguem o preço por apoiar Maduro.

A participação dos partidos da oposição nas eleições de novembro terá graves consequências e prevejo que, em janeiro de 2022, os Estados Unidos não reconhecerão mais Juan Guaidó ou qualquer outro líder da oposição como presidente interino.

A comunidade internacional não pode ficar parada e iludida por essas negociações irresponsáveis ​​que enviarão um sinal negativo a outros líderes autoritários, como os da Nicarágua e de Cuba.

Independentemente dos resultados das eleições de novembro, Maduro ainda é ilegítimo e não deve ser reconhecido pelos EUA ou por seus aliados. Uma eleição por si só não constitui uma democracia. Para que os venezuelanos prosperem, é necessário alcançar uma democracia que atenda aos cidadãos e ao mesmo tempo respeite os direitos humanos, o Estado de Direito, a transparência e o respeito pelas instituições.

Os EUA não devem suspender quaisquer sanções, devem se opor aos planos de troca de diesel de Maduro e devem insistir para que todos os presos políticos sejam libertados. Os venezuelanos desejam um acordo para eleições presidenciais, reformas eleitorais e uma CNE neutra e imparcial para realmente realizar eleições livres, justas e transparentes verificáveis ​​com observadores internacionais.

Embora os diálogos possam ser bem intencionados, eles não devem encorajar indiretamente o opressor, como evidenciado pela recente demanda absurda do regime para adicionar Alex Saab, que enfrenta acusações americanas de lavagem de dinheiro, às negociações no México. A oposição corre o risco de perder o apoio do povo venezuelano se continuar a capitular a Maduro. Se esse nível de imprudência continuar, devemos parar de fingir que a oposição está unida e abandonar esse falso acordo de unidade com aqueles indivíduos dentro dos partidos políticos de oposição que foram comprometidos pelo bem de todos os venezuelanos.

O fim da ditadura não pode esperar até 2024. Os venezuelanos desejam que a oposição mude a situação nas próximas rodadas de negociações e encontre um caminho para resolver a causa raiz do problema: a tirania de Maduro.

*Eddy Acevedo é chefe de gabinete e conselheiro sênior do embaixador Mark Green, presidente e CEO do Woodrow Wilson International Center for Scholars. Anteriormente, ele foi conselheiro de Segurança Nacional na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e conselheiro sênior de Política Externa da ex-deputada Ileana Ros-Lehtinen (republicana da Flórida) no Comitê de Relações Exteriores da Câmara. As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem uma posição oficial do Wilson Center.

© 2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]