• Carregando...

PERVEZ MUSHARRAF

No poder desde o golpe de 1999, acumula Presidência e chefia das Forças Armadas e tem apoio dos EUA; duplo papel fez sua reeleição em outubro de 2007 ser questionada pelo Judiciário, mas antes da decisão final ele decretou estado de emergência e suspendeu a Constituição.

EX-PREMIER BENAZIR BHUTO

Líder do Partido do Povo do Paquistão, o laico PPP, a popular Benazir voltou ao país em 18 de outubro após anos de exílio e foi anistiada de processos por corrupção; tentou acordo de divisão de poder com Musharraf sob estímulo dos EUA, mas foi colocada de lado com estado de emergência.

EX-PREMIER NAWAZ SHARIF

Lidera o terceiro maior partido do país, o PML-N, oriundo da Liga Muçulmana, e já serviu como premiê duas vezes, tendo sido deposto com o golpe de 1999; tentou pôr fim a sete anos de exílio em 10 de setembro, mas foi deportado para Arábia Saudita para evitar ser processado por corrupção.

JUDICIÁRIO

Suprema Corte decidia sobre elegibilidade de Musharraf para Presidência quando foi suspensa pelo estado de emergência; chefe de Justiça Iftikhar Chaudhry é importante adversário do presidente e já foi destituído por decisões antigoverno no passado.

FACÇÕES ISLÂMICAS

Tanto Musharraf quanto Bhutto querem impedir a ascensão de radicais islâmicos – que buscam um regime religioso à guisa do que foi o afegão Taleban – ao poder; principal facção da Liga Muçulmana, PML-Q, é contra acordo de poder entre os dois líderes e tradicionalmente apóia Musharraf; são mais fortes no norte do país.

EUA

Têm no Paquistão e em Musharraf um dos principais aliados na luta contra o terrorismo, mas se tornam cada vez mais insatisfeitos com a lenta abertura democrática e pouca ação contra radicais na fronteira com o Afeganistão;agora pressionam para que o general deixe a farda e convoque eleições parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]